quinta-feira, 10 de maio de 2012


Escritor de obras juvenis é destaque no Salão do Livro

Júlio Emílio Bráz tem mais de 160 livros publicados (Foto: Fábio Nunes Teixeira)
A 3ª edição do Salão do Livro de Guarulhos traz a cada dia novos convidados e proporciona ao público momentos de descontração e conhecimento. Nesta quarta-feira (9) não foi diferente. Desde cedo os visitantes puderam assistir a espetáculos teatrais gratuitos e também participar palestras em vários pontos da feira. À tarde, diversas personalidades comentaram seus trabalhos em encontros intimistas.

O destaque do sexto dia de evento foi o escritor Júlio Emílio Bráz, autor de 169 livros infanto-juvenis. Numa conversa descontraída, com o interlocutor Mário Silva, Bráz falou sobre temas como preconceito, política e a educação. “Um país que não investe em educação não pode ser considerado a 6ª economia do mundo”, disse.
Outras duas presenças de peso foram o cantor e poeta Kledir Ramil e o artista plástico e escritor Nuno Ramos. Kledir falou sobre sua carreira ao lado do irmão Kleiton e também sobre literatura. A dupla gaúcha Kleiton e Kledir fez sucesso nas rádios do Brasil inteiro com dezenas de hits como “Deu pra ti”, “Fonte da saudade”, “Navega coração”, “Nem pensar”, “Paixão”, “Tô que to” e “Vira Virou”.
No Ponto de Encontro, a palestrante Sonia Rodrigues apresentou “Nelson Rodrigues por ele mesmo”. Logo após, o espaço recebeu Tábata Contri para falar sobre acessibilidade. À noite, o Sarau de Cordel teve a participação de Bosco Maciel com “A poesia popular e a musicalidade da rima”.

Prefeitura lança academia para curso gratuito de software de gestão empresarial

Sebastião Almeida destacou a importância da academia para realização do curso de software/fotos: Nicollas Ornela
Sebastião Almeida destacou a importância da academia para realização do curso de software/fotos: Nicollas Ornela
Lançada nesta terça-feira (8), no Paço Municipal, a primeira academia com acessibilidade em Guarulhos para curso gratuito de Venda e Distribuição do software Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), da multinacional SAP. A capacitação será iniciada no dia 4 de julho, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta feira.  As inscrições já estão abertas pelo site www.esperansap.org.br e vão até o dia 24 de maio. São 24 vagas, das quais 50% são destinadas, prioritariamente, aos deficientes físicos.

  A iniciativa é da Prefeitura de Guarulhos,por meio da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade e do Departamento de Informática e Telecomunicações, em parceria com o Instituto Esperansap,que é um programa de formação das empresas ASUG Brasil e da SAP, sem fins lucrativos. Desde sua fundação em 2010, a entidade prepara novos profissionais para o mercado de trabalho nos módulos SAP SD, FI, HR, ABAP, PP e MM.
O espaço será inaugurado em junho, na sala 2, do Teatro Adamastor Centro, que fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. Conforme as normas de acessibilidade, o acesso à edificação será feito por rampas. A Prefeitura cedeu o espaço e os computadores para o curso que será ministrado pelo Instituto, que será responsável pelos materiais e certificações.
Lourdes Almeida elogiou o projeto que vai proporcionar a inclusão social
Lourdes Almeida elogiou o projeto que vai proporcionar a inclusão social
  Na solenidade, o prefeito Sebastião Almeida, destacou a importância do curso para a cidade. “A demanda por profissionais neste segmento no município é alta. Estamos proporcionando meios de capacitar diversas pessoas, entre elas deficientes físicos para atender esse contingente. Essa administração se preocupa em oferecer aos munícipes oportunidades para se inserir e atender a demanda exigida pelo mercado de trabalho local”, afirmou.
Marcos Pasin, presidente do Esperansap, apresentou o projeto aos presentes e os benefícios de ter a academia na cidade. Além disso, ressaltou o objetivo de realizar a inclusão social por meio do curso que custa cerca de R$ 15 mil. “A entidade tem como missão treinar e formar pessoas, iniciantes de carreira e financeiramente incapacitadas em investir na sua própria educação profissional, por meio do acesso às academias SAP”, concluiu. 
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Lourdes Almeida, que é madrinha da ação em Guarulhos, ressaltou que o realização do projeto é um sonho antigo. “Fiquei encantada quando o conheci. Nós vamos criar mão de obra especializada em gestão empresarial. Muitos profissionais não poderiam pagar este curso”, disse.
O coordenador de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (PCD) Firmino Manoel da Silva, elogiou a iniciativa. “Guarulhos avança nas questões que se referem à acessibilidade para os deficientes físicos. Entendemos que há ainda muito para se fazer, mas temos muitas conquistas, entre elas a academia”, concluiu. 
No fim do evento, a deficiente física Silvia Vieira Cabral, moradora do bairro Picanço, fez a inscrição on-line para o curso.

Fundo Social lança Campanha do Agasalho 2012

Prefeito Sebastião Almeida lança Campanha do Agasalho 2012/ fotos: José Luiz
Prefeito Sebastião Almeida lança Campanha do Agasalho 2012/ fotos: José Luiz
  A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade lançou, na manhã desta terça-feira (8), no Paço Municipal, a Campanha do Agasalho 2012, cujo tema é Doando um agasalho, você doa amor.
 A iniciativa traz a dupla sertaneja Edson e Hudson como garoto-propaganda e, além de recolher as tradicionais peças, será concentrada na arrecadação de enxovais de bebês, roupas em tamanho extragrande, fraldas geriátricas, cobertores e colchões. No ano passado, foram recolhidas 350 mil peças. O órgão superou, com folga, a meta de arrecadação, que era de 250 mil peças. Para este ano, a expectativa é angariar 270 mil agasalhos.
Lourdes Almeida, Sebastião Almeida e Andréa Grucci com as primeiras doações recebidas
Lourdes Almeida, Sebastião Almeida e Andréa Grucci com as primeiras doações recebidas
  Na solenidade, prestigiada por diversas autoridades municipais, a presidente do Fundo Social, Lourdes Almeida, recebeu doação de 3 mil peças da Polícia Civil, unidade da Vila Zanardi, e de pessoas físicas, e explicou os motivos de concentrar as ações na arrecadação de enxovais de bebês, roupas em tamanho grande, fraldas geriátricas, cobertores e colchões. “Há muita procura por esses itens e eles estão em falta. Roupas para crianças e para recém-nascidos, nós praticamente não temos. E a necessidade é muito grande, por ano nascem cerca de 24 mil bebês no município. Por isso, peço que doem essas peças”, concluiu.

Lourdes Almeida pede doação de enxovais de bebês, colchões e fraldas geriátricas e agasalhos
Lourdes Almeida pede doação de enxovais de bebês, colchões e fraldas geriátricas e agasalhos
 O prefeito Sebastião Almeida agradeceu a todos os parceiros e equipes de trabalho responsáveis pela campanha e elogiou o empenho dos profissionais ao tentar amenizar o sofrimento de pessoas que não têm condições de se vestir de maneira mais adequada no inverno.
A coordenadora do Fundo Social, Andrea Grucci, destacou o êxito da ação nos anos anteriores. “A ação é um sucesso porque nossos munícipes entendem as necessidades emergenciais daqueles que nada têm para se aquecer no inverno”, concluiu.
A coleta será feita nos bairros e em mais de 300 postos distribuídos entre comércio, redes de supermercados, escolas, faculdades, universidades, condomínios, bancos e em todos os órgãos da Prefeitura identificados com cartazes ou caixas coletoras.
Serão atendidas 140 entidades beneficentes, envolvendo asilos, associações de moradores e igrejas, além de pessoas assistidas pelos programas sociais da Prefeitura. Além disso, serão distribuídos neste inverno, durante plantões noturnos, agasalhos nas atividades de distribuição de sopas aos desabrigados. 
A Campanha do Agasalho, que conta com a parceria da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público, será encerrada no dia 31 de julho. Para participar basta ir até os postos de coleta, cuja lista com endereços estará disponível na próxima semana no site www.guarulhos.sp.gov.br ou ligar para 2408-3153 e solicitar a retirada da doação em casa.

14º Jogos Adaptados confirma 26 instituições inscritas

Expectativa é receber 2 mil pessoas durante semana de jogos. / Foto: Fernando Minoru
Expectativa é receber 2 mil pessoas durante semana de jogos. / Foto: Fernando Minoru
A 14ª edição dos Jogos Adaptados de Guarulhos (JAG) terá a participação de 26 instituições entre escolas públicas municipais e estaduais, particular, e estabelecimentos que atendem pessoas com deficiência.
O número foi divulgado pela Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer na tarde desta quarta-feira (09), data limite para realização de inscrições.
Uma novidade deste ano é o aumento significativo do número de escolas municipais que participarão dos jogos. Enquanto em 2011, três escolas enviaram representantes, neste ano são oito inscritas.  Outra boa notícia é a inscrição do Lar Mãe do Divino Amor - LEMDA, de São Paulo, que volta a participar da competição nesta edição.
O 14ª JAG acontece entre os próximos dias 19 e 25, em diversas praças esportivas da cidade. As modalidades em disputa serão: natação, futebol, basquete, futsal, voleibol, handebol e atletismo, além do festival que inclui programação esportiva e lúdica.  As atividades são adaptadas para atender às necessidades e limitações dos participantes.
Apesar de haver contagem de pontos como nas demais competições esportivas, o JAG tem como principal objetivo promover a inclusão, a qualidade de vida e o desenvolvimento geral das pessoas com deficiência, através da prática esportiva adaptada. Por este motivo, independente do resultado alcançado, todas as instituições receberão troféus e todos os alunos receberão medalhas pela participação. A expectativa da organização é que cerca de 2 mil pessoas participem dos jogos.


Confira a programação do 14º Jogos Adaptados de Guarulhos:

Terça-feira,15 - 14h
Congresso técnico - Paço Municipal (av. Bom Clima, 90 - Bom Clima)

Sábado,19 - 8h às 13h
Abertura - Thomeozão (r. João Bernardo de Medeiros, 508 - Bom Clima)

Domingo, 20 - 8h às 14h
Natação - João do Pulo (r. Maria Cerri, 7ª - Jd. Divinolândia)

Segunda-feira, 21 - 8h às 13h
Festival Adaptado - CEU Cumbica

Terça-feira, 22 - 8h às 14h
Futebol e basquete adaptados e basquete - CEU Rosa de França

Quarta-feira, 23 - 8h às 16h
Futsal - Ginásio Ponte Grande (r. Domingos Fanganiello, 315 - Ponte Grande)

Quinta-feira,24 - 8h às 15h
Volei e handebol - SESI (r. Benedito Caetano da Cruz, 566 - Jardim Adriana)

Sexta-feira (25/05) - 8h às 16h
Atletismo e encerramento - Ginásio Ponte Grande

Alunos da rede municipal invadem o Salão do Livro de Guarulhos

Crianças escolhem livros durante passeio no salão (Foto: Fábio Nunes Teixeira)
O quinto dia do Salão do Livro de Guarulhos contou mais uma vez com a presença de crianças da rede municipal de ensino. Até sexta-feira (11), cerca de 24 mil estudantes com idades entre 4 e 11 anos devem visitar o evento. Nesta terça-feira (8), o Espaço Infantil exibiu em diversos horários o espetáculo O Circo do seu Lé, do Grupo Furunfunfum. O espaço também teve narração de histórias no período da tarde. No auditório, o Grupo Pia Fraus apresentou a peça Gigantes do Ar.

No período da manhã, o Ponto de Encontro, reuniu cerca de 40 estudantes do Programa Jovem Aprendiz da Escola Natasha Franco Vieira para ouvir a convidada do Palavra em Prisma, Adilia Juratti Morosini. Ela é autora do conto premiado e publicado na última edição do livro do Certame Palavra em Prisma "Canção do Ontem". Adilia contou que morava na roça e que desde a infância escrevia nas paredes de casa e levava broncas por isso. Em seus contos há temas sobre a vida, o cotidiano e suas emoções.
Durante a tarde, o jornalista Leandro Narloch falou sobre História do Brasil no Espaço Cultural Fique Ligado. Em seu debate, conversou com o
Jornalista Leandro Narloch falou sobre seus livros (Foto: Fábio Nunes Teixeira)
 interlocutor Mário Silva sobre dois de seus livros: “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” e “Guia Politicamente Incorreto da História da América Latina”. Entre as polêmicas recorrentes nessas obras, Leandro aponta semelhanças entre o nazismo e o comunismo, cujas ideologias não mediram forças para impor e alcançar seus objetivos.
No Ponto de Encontro, os membros da Academia Guarulhense de Letras, Bismael Moraes e Antonia Conceição Vaz Duarte realizaram um jogo interativo com o público, em que promoveram a leitura de poesias com temas polêmicos, propiciando um grande debate e socialização de experiências. À noite, ainda aconteceram o lançamento da publicação da Secretaria de Educação “Violências contra crianças e adolescentes: o papel da escola diante da violação de direitos”, o Café Literário com Elisa Lucinda e o Sarau de Cordel com o poeta cordelista João Gomes de Sá.

Inscrições para Festival de Hip-Hop se encerram na próxima sexta-feira

O rapper Thaíde é o padrinho do evento de hip-hop
Guarulhos terá pela primeira vez um evento destinado ao movimento que nasceu nas periferias. O Festival de Hip-Hop de Guarulhos vai premiar MC, DJ e dançarinos de break. Os interessados em participar do concurso devem se inscrever pessoalmente na Secretaria de Cultura, na avenida Monteiro Lobato, 734, 1º andar, no Macedo. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (11).

No portal da Prefeitura na internet (www.guarulhos.sp.gov.br) está disponível o edital com mais informações sobre o festival e os requisitos para participação. No link, que está da área de Destaques da página principal da Prefeitura, também estão as fichas de inscrição que devem ser impressas, preenchidas e entregues na Secretaria de Cultura.
O objetivo do festival, que será realizado pela Prefeitura de Guarulhos e que terá o rapper Thaíde como padrinho, é valorizar a produção do movimento hip-hop na cidade e contribuir para o reconhecimento e estímulo de artistas e grupos do município. As eliminatórias acontecem nos dias 26 e 27 de maio e 3 de junho no Teatro Adamastor Pimentas.
Em cada seletiva serão escolhidos 12 concorrentes, sendo quatro em cada categoria (solo, duo e grupo). Eles participarão da final que acontece no dia 17 de junho. Os vencedores se apresentam no Show de Premiação no dia 1º de julho.
Para concorrer como MC (Mestre de Cerimônia), o candidato deve, através de articulações de rimas, não só descrever, mas também lançar mensagens de alerta e orientação. Já o DJ (Operador de Discos) deve fazer bases e colações rítmicas sobre as quais se articulem os elementos do hip-hop. Os dançarinos (B.Boy ou B.Girl) devem apresentar o breakdance, dança de rua.  
Para o vencedor da categoria MC, o prêmio será a gravação de um CD com 10 faixas e produção do DJ Max nos Beats. O melhor DJ leva para casa um equipamento profissional completo com um mixer, um fone de ouvido e um par de toca-discos. Os melhores dançarinos ganham duas máquinas fotográficas, um boombox e um linóleo (tapete de dança).

Prefeitura promove eventos para celebrar o Dia das Mães

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria de Política para as Mulheres (CPM), preparou uma série de eventos durante o  mês de maio para celebrar o Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 13. Em todas as Casas das Mulheres Clara Maria acontecerão palestras e festas comemorativas.  As celebrações começaram nesta segunda-feira (7) com festa para as usuárias das Casas da Mulher Clara Maria I. 

Nesta quarta-feira (9), aconteceu na Casa da Mulher Clara Maria V, no  Recreio São Jorge, uma oficina de ecologia e reciclagem,  com o palestrante em gestão ambiental, Usias Batista da Silva, pós-graduando em sistema de gestão ambiental integrada de qualidade, que levou às participantes noções de reaproveitamento e de como utilizar no dia a dia cinco noções básicas de sustentalidade: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e  reciclar. 
Na quinta-feira (10), às 10 horas, na Casa da Mulher Clara Maria I, uma representante da Secretaria do Trabalho fará uma palestra especial sobre questões como empregabilidade feminina, geração de renda, entre outros assuntos ligados à área do trabalho.
Nas demais Casas acontecerão festas para as mães nos  dias e horários indicados abaixo. Nestes encontros as usuárias participarão também  de apresentações sobre questão de gênero e combate à violência contra a mulher. Além disso, também participarão de sorteios de brindes. 
Dia 11 de maio, sexta-feira, às 14 horas
Casa da Mulher Clara Maria II 
Endereço: Rua Alberto de Mello Seabra, 292, Jd. Angélica
Telefone: 2480-1060
           
Dia 14, segunda-feira, às 14 horas
Casa da Mulher Clara Maria III 
Endereço: Rua Agostinho dos Santos, 20, Conjunto Habitacional Haroldo Veloso
Telefone: 2467-6445

Dia 18, sexta-feira, às 14 horas
Casa da Mulher Clara Maria IV 
Endereço: Rua Brigadeiro Lima e Silva, 565, Vila São Rafael
Telefone: 2086-2374

Dia 21, segunda-feira, às 14 horas
Casa da Mulher Clara Maria V
Endereço: Rua  Margarida, 58, Praça da Lua, Recreio São Jorge 
Telefone:  2446-1756

Dia 25, sexta-feira, às 14 horas
Casa da Mulher Clara Maria VI
Endereço: Rua Dr. Mário Luiz Macca, 781, Ponte Alta
Telefone: 2087-2788

Músicos do Conservatório Municipal fazem duas apresentações gratuitas

alt
O violonista Rodrigo Soares se apresenta na próxima sexta-feira (Foto: Nicollas Ornelas / PMG)
O auditório Antonio Geraldo Delorenzo, localizado no Conservatório Municipal de Guarulhos, tem duas apresentações musicais nesta semana. A entrada para ambas é gratuita. As apresentações acontecem nesta quarta (9) e sexta-feira (11) às 20 horas.
Sob a coordenação e regência do maestro Celso Franchini, a Camerata, formada por alunos da instituição e membros da comunidade, faz um concerto nesta quarta-feira (9), a partir das 20 horas.
Na próxima sexta-feira (11), o violonista Rodrigo Soares apresenta o “Violão na Era do Rádio: Recital”, a partir das 20 horas.
O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura) e vem percorrendo vários palcos da cidade desde outubro de 2011.
O “Violão na Era do Rádio” tem como objetivo reviver os grandes violonistas que marcaram época na era de ouro do rádio brasileiro. Rodrigo Soares, idealizador do projeto e intérprete, traz no quinto recital da série obras de artistas como Dilermando Reis, Américo Jacomino (Canhoto), João Pernambuco, Garoto, Ernesto Nazareth, entre outros.

Serviço: O auditório Antonio Geraldo Delorenzo fica na avenida Tiradentes, 2.529, Vila São Jorge.

Campanha do Agasalho tem Edson e Hudson e meta de 270 mil agasalhos

Lourdes Almeida, presidente do Fundo Social, lança nesta terça-feira(8) Campanha do Agasalho 2012/foto Sidnei Barros
Lourdes Almeida lança nesta terça a Campanha do Agasalho 2012 (foto: Sidnei Barros/PMG)
  Com o tema “Doando um agasalho, você doa amor”, a Campanha do Agasalho 2012 contará como garoto-propaganda a dupla sertaneja Edson e Hudson, e será lançada no Paço Municipal nesta terça-feira (8), às 10 horas. Nesta edição, além de recolher as tradicionais peças, a Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade pretende focar sua ação na arrecadação de enxovais de bebês, roupas em tamanho extragrande, fraldas geriátricas, cobertores e colchões.
 No ano passado, o órgão superou, com folga, a meta de arrecadação que era de 250 mil peças, chegando ao total de 350 mil. Para este ano, a expectativa é angariar 270 mil agasalhos.
A coleta será feita nos bairros e em mais de 300 postos distribuídos entre comércio, redes de supermercados, escolas, faculdades, universidades, condomínios, bancos e em todos os órgãos da Prefeitura identificados com cartazes ou caixas coletoras.
Serão atendidas 140 entidades beneficentes, envolvendo asilos, associações de moradores e igrejas, além de pessoas assistidas pelos programas sociais da Prefeitura. A Campanha do Agasalho, que conta com a parceria da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público, será encerrada no dia 31 de julho.
Para participar, basta ir até os postos de coleta, cuja lista estará disponível na próxima semana no sitewww.guarulhos.sp.gov.br ou ligar para 2408-3153 e solicitar a retirada da doação em casa.

Trabalho entrega certificados para alunas do curso de corte e costura

Formandos do curso de corte e costura recebem certificado de conclusão (fotos: Sidnei Barros/PMG)
A Secretaria do Trabalho realizou nesta segunda-feira, dia 7, a entrega de certificados para 23 bolsistas do programa Bolsa-Auxílio ao Desempregado (BAD) que participaram do curso de corte e costura básico e industrial promovido pela pasta. Com início em 2011 e carga horária de 804 horas, as aulas, além da formação específica, também abordaram aspectos da informática, da língua portuguesa, da matemática, de conhecimentos gerais, de empreendedorismo e cooperativismo.

Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria, Isabel Bonome, o projeto teve início em 2009, certificando 16 bolsistas, com carga horária de 744 horas. Neste projeto-piloto, as bolsistas confeccionaram os uniformes para o programa Bolsa-Auxílio ao Desempregado, o mesmo ocorrendo agora na segunda edição. “As bolsistas contaram com o acompanhamento da equipe de geração de renda da Secretaria do Trabalho, na orientação e organização de alternativas solidárias de produção, com vistas a futura inclusão no mundo do trabalho”, revelou.

Para o secretário do Trabalho, José João de Macedo, a entrega dos certificados representa o fim de uma etapa e o começo de outra, cercada de mais dificuldades e mais desafios se comparados aos superados até aqui. “O mercado lá fora é muito exigente, por isso vocês terão de ter muita coragem e determinação para vencer os obstáculos. E também por esse motivo é importante que vocês continuem estudando e se aperfeiçoando”, afirmou.
Maria José da Silva, uma das formandas, revelou que aprendeu muito com o curso e agradeceu em especial ao prefeito. “Agora teremos de ter bastante garra para trilhar o caminho do sucesso”, disse.    

Guarulhense é vice-campeão do 48º Aberto de Tênis Clube de Regatas Tietê

Aos 17 anos, Cerântula conquistou lugar na 2a. classe do tênis paulista / Foto: Fernando Minoru
Aos 17 anos, Cerântula conquistou lugar na 2a. classe do tênis paulista / Foto: Fernando Minoru
Paulo Victor Cerântula, 17 anos, atleta da equipe principal do tênis Esporte Guarulhos, faturou neste domingo (06), o vice-campeonato do 48º Torneio Aberto de Tênis do Clube de Regatas Tietê, em São Paulo.

Cerântula chegou à final após vencer Guilherme Malavasi e Alex Machado, ambos por 2 sets a zero, com  parciais de 6x4/6x1 e 6x3/6x2, respectivamente. Na final, Cerântula conseguiu se recuperar após perder a primeira etapa por 4x6, e fechou o 2º set por 6x4. Mas apesar da reação, o adversário Asdrúbal Neto fechou o set decisivo em 6x1 e garantiu o título de campeão.
Na próxima terça-feira (15), Cerântula e seu colega de equipe, Caio da Rocha Martins, viajam para Bauru, interior de São Paulo, para disputar o Torneio CNIP (Campeonato Nacional de Incentivo ao Profissional) direcionado aos tenistas brasileiros que atualmente não fazem parte do ranking mundial. Cenrântula agora joga pela 2ª classe, direito conquistado após ocupar o primeiro lugar no ranking da 3ª classe da Federação Paulista de Tênis,

Nenhum comentário:

Postar um comentário