terça-feira, 15 de maio de 2012


Dilma é vaiada por prefeitos após falar 



sobre distribuição de royalties



Projeto sobre receitas do petróleo está em discussão na Câmara.
Presidente discursou na abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Priscilla MendesDo G1, em Brasília
132 comentários
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por prefeitos nesta terça-feira (15) ao comentar a distribuição de royalties do petróleo. Ela participou da abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, que reuniu cerca de 3,5 mil prefeitos na capital.
Ao final do seu discurso, alguns prefeitos pediram da plateia que a presidente comentasse sobre a distribuição dos royalties do petróleo.
Ela respondeu: “Petróleo, vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente”. Nesse momento, a presidente foi vaiada e encerrou o discurso.
Os royalties são tributos pagos pelas empresas aos estados de onde o petróleo é extraído, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A nova proposta já aprovada pelo Senado prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo. O projeto está agora na Câmara, onde foi criado um grupo de trabalho para analisar a matéria.
Antes da fala de Dilma, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) – órgão que organiza a Marcha dos Prefeitos – , Paulo Ziulkosky, já havia defendido a distribuição igualitária das receitas do petróleo.
“A imprensa dizendo que os municípios produtores têm direito. Não tem município produtor, nem estado, o que tem é confrontante. O que aquele município fez para ter aquele petróleo? Ninguém está mexendo em contrato. Queremos honrar todos os contratos, o que estamos discutindo é a apropriação do produto do contrato”, declarou.
Enfrentamento federativo
Paulo Ziulkosky fez um discurso duro diante da plateia lotada de prefeitos – mais de 2500 estavam presentes. Ele afirmou que o país precisa fazer um “enfrentamento federativo”. “Nossa federação está incompleta, ainda tem que ser construída. Precisamos ter um novo pacto”, afirmou.
Presidente Dilma Rousseff durante 15ª Marcha dos Prefeitos em Brasília nesta terça-feira (15) (Foto: Roberto Stuckert Filho/ Presidência)Presidente Dilma Rousseff durante 15ª Marcha
dos Prefeitos em Brasília nesta terça-feira (15)
(Foto: Roberto Stuckert Filho/ Presidência)
Ziulkosky afirmou que cabe aos prefeitos sanar a “dívida social” que o país tem com sua população. “Essa dívida social cabe a nós basicamente. 75% das metas do milênio, para ser cumpridas, depende das prefeituras”. Apesar disso, declarou, os municípios estão "estrangulados”.
O presidente da CNM manifestou descontentamento com diversos pontos, como os restos a pagar, a criação de pisos salariais, a emenda 29 (que destina recursos à saúde), distribuição dos royalties do petróleo e a política de resíduos sólidos.
Ziulkosky afirmou que tem ocorrido uma “proliferação de pisos” salariais e reclamou em especial dos magistrados. “Nenhum prefeito é contra o piso, mas precisa ser um piso que possamos cumpri-lo”, disse.
'Gesto heroico'
O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Joao Coser, lembrou que apenas 36% dos municípios tem aterro sanitário, em referência à política de resíduos sólidos que foi aprovada no ano passado. Ele reclamou que os municípios não têm recursos para acabar com os lixões.
"Sabemos que é importante acabar com os lixões no Brasil, mas a lei é aprovada aqui em Brasília e a conta fica com nossa responsabilidade”, afirmou. “Ser prefeito hoje é quase um gesto heroico”, concluiu Coser.
Dilma afirmou que seu governo pretende firmar “parceria respeitosa e produtiva com os estados e municípios” e lembrou que começou sua vida pública como secretária de Fazenda da cidade de Porto Alegre. “É impossível transformar o Brasil do ponto de vista social se nós não contarmos com os governadores e prefeitos”, disse.
A presidente afirmou que o Bolsa Família não poderia existir não fosse a ajuda das prefeituras, que realiza trabalho “exitoso” no cadastramento dos beneficiários do programa.
"Sabemos que tem várias coisas que o governo federal tem poder de fazer no plano federal, mas sabemos também que essas coisas são incompletas. Por exemplo, nós temos condições de termos uma política absolutamente igualitária para todo o Brasil [...] como o Bolsa Família. É igual para todos os municípios”, declarou a presidente.
Reforma tributária
Em seu discurso, Dilma Rousseff disse que o Brasil tem uma carga tributária “inadequada” e que há tributos inclusive sobre insumos considerados fundamentais para o desenvolvimento do país. “Eu não conheço países que tributam energia elétrica, nós tributamos. Tem varias formas de tributação nossas que são regressivas”, afirmou.
Dilma comparou a economia brasileira com a dos países desenvolvidos que passam por crise.
“Nós temos no Brasil um nível de receita. Essa crise que os países desenvolvidos estão passando pode levar uns 5, 6, 7 anos ou até 10. Ela acaba passando. Nesse período, nós temos muito o que fazer porque não temos as mesmas estrutura, nos não passamos pelos mesmos problemas deles”, afirmou.
A presidente disse ainda que o governo decidiu fazer uma reforma tributária de forma “específica” em vez de discutir se “a reforma sai ou não sai”. “Sabemos as resistências que há no Brasil para se fazer reforma tributária. Nós já tentamos duas vezes fazer uma reforma de maior fôlego, e nós resolvemos agora atuar, em vez de ficar discutindo se a reforma sai ou não sai."
tópicos:
veja também




Remédio anti-Aids na gravidez é seguro 



para mãe e bebê, diz estudo



Mulheres usaram antirretroviral durante a gravidez e não tiveram problemas.
Bebês não nasceram com deformações ou problemas ósseos.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Uma pesquisa realizada com mulheres africanas portadoras do HIV, que usaram remédio anti-Aids durante a gestação, concluiu que a medicação se mostrou segura a gestante e ao bebê. O estudo foi publicado nesta terça-feira (15) na revista científica “PLoS Medicine”.
Foram dados às gestantes o antirretroviral Tenofovir, que age como um “freio” na multiplicação do vírus HIV, causador da Aids.
Os pesquisadores liderados por Diana Gibb, do Medical Research Council, em Londres, na Inglaterra, analisaram dados de grávidas com HIV positivo do Zimbabue e Uganda, que fizeram terapia antirretroviral durante a gravidez, e de seus filhos. Três mil adultos foram analisados e os bebês foram observados por mais de quatro anos.
A maioria das mulheres que ficaram grávidas tomou o antirretroviral antes e durante a gravidez, e, segundo os pesquisadores, não houve aumento da proporção de recém-nascidos que morreram assim que nasceram ou apresentaram deformações, comparados com os que não foram expostos ao antirretroviral no período.
Além disso, os pesquisadores observaram que nenhum dos recém-nascidos sobreviventes era HIV positivo e não tinham problemas nos rins ou fraturas ósseas após dois anos.
 




Cris Lopes deixa UTI no RS e hospital 



descarta perda de movimentos



Modelo foi transferida para quarto da Santa Casa no final da manhã.
Segundo boletim, ela passará por cirurgia na face até a próxima segunda.

Do G1 RS
7 comentários
Quadro de saúde da modelo Cris Lopes é estável (Foto: Divulgação/Site Cris Lopes Modelo)Quadro de saúde da modelo Cris Lopes é estável
(Foto: Divulgação/Site Cris Lopes Modelo)
A modelo Cris Lopes, a gaúcha participante do reality show Casa Bonita, do canal Multishow, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, do Complexo Santa Casa de Misericórdia, emPorto Alegre e foi transferida no final da manhã desta terça-feira (15) para um quarto, informa a assessoria de imprensa do hospital. Segundo a Santa Casa, ela não corre mais risco de perder movimentos dos membros e até a próxima segunda-feira, dia 21, passará por cirurgia crânio-maxilo-facial, para corrigir fraturas na face.
Cris sofreu um acidente no último sábado (12), quando trafegava de moto em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Ela foi internada no Hospital Santa Luzia, na mesma cidade. A pedido do pai, foi transferida em uma ambulância para Porto Alegre,chegando à capital gaúcha por volta das 18h30 de segunda-feira (14). A Santa Casa já havia informado que ela deixaria a UTI em boletim médico divulgado às 8h desta terça.
Segundo a Santa Casa, após a realização de avaliações médicas e exames de diagnóstico por imagem, foram constatadas fraturas na coluna cervical, coluna torácica e nos ossos da face. O quadro de saúde da modelo é estável.
Cris Lopes (Foto: Felipe Truda/G1)Cris Lopes chega à Santa Casa, em Porto Alegre
(Foto: Felipe Truda/G1)
O acidente
Na madrugada de sábado (12), Cris Lopes trafegava de moto pela Avenida Paraguassú, em Capão da Canoa, quando perdeu o controle da moto que pilotava e bateu em uma lixeira de concreto. Em seu perfil no Facebook, a modelo disse que teve a frente cortada por uma bicicleta. Ela mora no Rio de Janeiro, mas estava na cidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul para visitar a família.
Adeus à fama
Além de ser modelo, Cris Lopes ganhou notoriedade ao participar do reality show "Casa Bonita", do canal pago Multishow. Para o pai José Gilmar da Silva, a fama da filha, no entanto, já não importa mais. "Foi um acidente muito grave. Estamos olhando mais para esse lado, e precisamos esquecer o resto. Ela acabou ficando famosa, mas tudo isso ficou para trás agora", declarou Silva ainda antes da transferência à capital gaúcha.
veja também




Notas falsas com número 171 eram 



usadas no ES, diz Polícia Federal



Homem e uma menor de 15 anos executavam o golpe em Cachoeiro.
PF encontrou cédulas secando em cima de uma cama, na casa do suspeito.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta Sul
1 comentário
Notas falsas, com os números impressos nas cédulas iniciados em 171, foram apreendidas pela Polícia Federal emCachoeiro de Itapemirim, na região Centro Sul do Espírito Santo, nesta segunda-feira (14). No código penal esse número é conhecido por estelionato ou algo fraudulento. Ao todo, R$ 6,4 mil em dinheiro falsificado foram encontrados. Um homem de 27 anos foi preso, suspeito de tentar enganar comerciantes da cidade.
Segundo a polícia, o golpista ainda recebia ajuda de uma adolescente de 15 anos para repassar as cédulas. A Polícia Federal ainda investiga como o material foi feito e por esta razão o suspeito ainda não responderá por crime de falsificação. O golpista foi preso em flagrante e, de acordo com a polícia, pode pegar de três a 12 anos de prisão por ter e usar dinheiro falso. A menor foi entregue à família.
Todas as cédulas tinham o mesmo número impresso, iniciado com 171 (Foto: Reprodução/ TV Gazeta Sul)As cédulas tinham o mesmo número impresso,
iniciado com 171 (Foto: Reprodução/ TV Gazeta Sul)
De acordo com os federais, a garota usava notas falsas de R$ 100 para fazer compras no comércio do bairro Guandu, no município. Com ela, foram apreendidas 21 cédulas. Em depoimento, a adolescente disse que havia recebido o dinheiro de um homem e passou as informações que levaram a polícia até o suspeito.
Na carteira do homem, que é de Guarulhos, município de São Paulo, foram encontradas apenas duas notas falsificadas de R$ 10, mas na residência do rapaz foram apreendidos um total de R$ 4,3 mil, que ainda estavam secando em cima de uma cama.
A numeração impressa em todas as cédulas é igual e iniciada com número 171. Para os federais, essa é uma evidência suficiente para comprovar a ligação entre a menor e o homem.
PF encontrou cédulas secando em cima de uma cama, na casa do suspeito. (Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)PF encontrou cédulas secando em cima de uma cama, na casa do suspeito. (Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)
veja também




Após tiroteio ouvido em casa na 



Flórida, família de 5 é achada morta



Corpos de Tanya Thomas e jovens de 12 a 17 anos foram achados no local.
Polícia diz que mulher de 33 anos se matou após disparar contra os 4 filhos.

Do G1, com agências internacionais
82 comentários
Um tiroteio ocorrido no interior de uma casa situada em Port St. John, na costa leste da Flórida, deixou cinco pessoas mortas nesta terça-feira (15), informou o escritório do xerife do condado de Brevard.
Após serem alertados, soldados de uma equipe do corpo de elite Swat entraram na casa por volta das 7h locais (8h de Brasília). Policiais do condado de Brevard disseram que uma mulher chamada Tanya Thomas, de 33 anos, disparou contra seus quatro filhos, de idades entre 12 e 17 anos, logo antes de tirar a própria vida.
"A investigação está em andamento", informou em comunicado o xerife John Mellick. O oficial acrescentou que não foram detectadas outras ameaças para a comunidade.
Carros policiais são vistos em frente à casa onde ocorreu o tiroteio em Port St. John nesta terça (15) (Foto: AP/Tim Shortt/Florida Today)Carros policiais são vistos em frente à casa onde ocorreu o tiroteio em Port St. John nesta terça (15) (Foto: AP/Tim Shortt/Florida Today)





Tetraplégico recupera movimentos das 



mãos com cirurgia pioneira



Transferência nervosa só funciona em casos de lesões específicas.
Pesquisadores americanos dizem que a cirurgia não é complexa.

Do G1, com informações da AFP
2 comentários
Paciente recuperou o movimento de pinça dos dedos (Foto: Clark Bowen/Reprodução)Paciente recuperou o movimento de pinça dos
dedos (Foto: Clark Bowen/Reprodução)
Um tetraplégico americano recuperou os movimentos das mãos depois de uma cirurgia pioneira, apresentada nesta terça-feira (15) por um estudo publicado pela revista científica “Journal of Neurosurgery”. A técnica revolucionária, no entanto, só pode ser usada em casos específicos.
O homem de 71 anos ficou tetraplégico em 2008, após um acidente automobilístico. A lesão da coluna aconteceu na altura da última vértebra do pescoço, que recebe o nome “C7”, por ser a sétima vértebra. Como os sinais do cérebro para o corpo são transmitidos pela coluna, ele perdeu os movimentos abaixo dessa altura.
Ilustração explica a lógica da transferência de nervos (Foto: Eric Young/Divulgação)Ilustração explica a lógica da transferência nervosa
(Foto: Eric Young/Divulgação)
Para as pessoas que se machucaram mais acima, ao longo do pescoço, da vértebra C5 até a C1, uma cirurgia como essa provavelmente não serviria para restaurar a função da mão e do braço, disseram os médicos.
No entanto, alguns nervos que vão para os braços vêm da coluna acima da C7. Por isso, o paciente conseguia mover os ombros, os cotovelos e os punhos – com limites.
Os pesquisadores da Universidade Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, conseguiram ligar esses nervos que chegam até os braços a outros nervos, que vão até os dedos.
Essa cirurgia de ligação entre os nervos, chamada de transferência nervosa, levou os sinais do cérebro de volta à mão do paciente e, assim, fez com que ele recuperasse o movimento de pinça.
"Esta não é uma cirurgia particularmente cara ou complexa demais", disse a autora principal do estudo, Susan Mackinnon, que fez a cirurgia. "Não é um transplante de mão ou face, por exemplo. É algo que gostaríamos que outros cirurgiões no país fizessem”, completou.
Após a cirurgia, foram necessários oito meses de tratamento depois da cirurgia para que o paciente pudesse movimentar os dedos polegar, indicador e médio da mão esquerda. Dois meses depois, ele conseguiu mover também a mão direita.
veja também




Entenda as possíveis implicações do 



coma de Pedro Leonardo



Cantor continua em coma mesmo após suspensão de sedativos.
Ainda inconsciente, Pedro se recupera de cirurgia no abdome.

Camila NeumamDo G1, em São Paulo
23 comentários
O cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa permanece internado em coma no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mesmo dias depois de suspensa a sedação que o mantinha desacordado artificialmente em 29 de abril. Em casos menos graves, o esperado é que o paciente acorde após a retirada dos anestésicos. Mas Pedro não acordou.

G1 conversou com médicos a respeito da evolução do quadro do cantor.
  •  
Arte coma Pedro Leonardo (Foto: arte/G1)
Pedro sofreu um acidente de carro em 20 de abril próximo ao município de Tupaciguara, em Minas Gerais, quando voltava de um show. Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, em Goiás, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e foi transferido no mesmo dia para Goiânia. Depois, foi de avião ao hospital em São Paulo.
“Se o paciente voltar à consciência, significa que o coma induzido teve sucesso e o quadro do paciente não era grave. Mas se ele continua em coma, o caso se reverte a um coma clínico, considerado mais grave”, explica o neurologista Ademir Baptista Silva, chefe da disciplina de neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, que não faz parte da equipe que trata Pedro Leonardo.
Segundo o último boletim médico, divulgado neste domingo (13), Pedro foi submetido a uma cirurgia de emergência para fazer uma ressutura da parede do abdome (quando se refaz pontos abertos na região).
“A cirurgia foi bem sucedida, sem nenhuma intercorrência. O estado de saúde dele continua estável, ainda em coma, aguardamos que ele acorde”, afirmou Ede Cury, assessora do cantor Leonardo, pai de Pedro. Segundo ela, Leonardo continua indo vê-lo todos os dias.
Apesar da cirurgia, os médicos afirmam que o quadro clínico de Pedro  "está estável, com evolução favorável da função neurológica".
De acordo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe que cuida do cantor, arecuperação de Pedro pode demorar meses, sendo necessário esperar que ele "responda".
Tipos de coma
O coma é um estado de inconsciência que tem vários graus de resposta e pode acontecer por diferentes razões, como uma pancada na cabeça, uma inflamação, abuso de remédios e mesmo como consequência de um infarto ou derrame, explica Silva.
O paciente fica em coma induzido justamente para preservar o cérebro das alterações que estão acontecendo em seu organismo por causa das lesões adquiridas no acidente. Como o metabolismo fica mais lento, o paciente consegue resistir aos vários problemas por mais tempo, principalmente se manter o cérebro “quietinho”, explica Ademir Silva.
Já o coma clínico é uma resposta do próprio corpo a algum trauma ocorrido no cérebro. A pessoa pode ficar inconsciente mesmo se sofrer uma lesão mínima na região.
“A consciência é quando o cérebro consegue reconhecer e se relacionar com pessoas, mas mesmo inconsciente pode ter reflexos, como a um estimulo doloroso, abrir o olho, mas não consegue manter contato”, diz Silva. Por isso, os reflexos mostrados por Pedro não significam que ele esteja consciente.
Implicações 
O paciente em coma tende a ficar muito tempo deitado na cama de hospital, o que pode ainda causar outros problemas de saúde, como trombose ou atrofia nas pernas. O uso de meias especiais atreladas a um equipamento que aquece os pés do paciente, junto ao uso de remédios anticoagulantes e outros tipos de cuidados realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) evitam que isso aconteça.




Maquiagem pode ser aliada para cobrir 



ou disfarçar manchas de pele



Saiba amenizar doenças como rosácea, vitiligo, hemangioma e melasma.
Atriz Graziella Moretto tem hemangioma no rosto e mostra como o encobre.

Do G1, em São Paulo
20 comentários
Quem tem uma ou mais manchas de pele em local visível do corpo pode muitas vezes enfrentar problemas profissionais, pessoais e de autoestima. Por isso, a maquiagem é vista como uma aliada para ajudar a disfarçar essas imperfeições.
Doenças dermatológicas como rosácea, vitiligo, hemangioma, lúpus e melasma (ou cloasma) podem causar manchas. Já a alopécia areata provoca a queda de cabelos e pelos em tufos circulares.
Manchas (Foto: Arte/G1)
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, o hemangioma – também chamado de tumor vascular (benigno) ou anomalia vascular – pode aparecer em diversas regiões do corpo e envolver os sistemas venoso, arterial e linfático.
Pesquisas revelam que mais de 60% dos hemangiomas estão localizados na região da cabeça e do pescoço, comprometendo o desenvolvimento da área. Além disso, mais de 40% dessas manchas se proliferam. Elas podem ser planas ou cavernosas, que são mais salientes e podem comprimir alguma estrutura, como o globo ocular, a traqueia e as narinas.
A atriz Graziella Moretto também participou do programa e mostrou que tem um hemangioma plano no rosto desde o nascimento. Ela lida bem com o problema e não tem a preocupação de cobri-lo sempre, mas, quando sobre aos palcos ou aparece na TV, precisa deixar a pele mais homogênea.
Graziella aprendeu a se maquiar na faculdade de artes cênicas e, a partir daí, passou a testar vários produtos. A atriz passa maquiagem diariamente, mas não a retoca o tempo todo. Costuma usar no rosto uma mistura de três produtos: base com cobertura completa, base líquida e pó.
As dicas dela para quem quiser cobrir um hemangioma são:
- Antes de comprar um produto, teste-o numa região grande da pele para ter certeza de que ele vai cobrir a mancha
- Procure uma maquiagem com boa cobertura e textura mais natural possível
- Observe se o produto dura e se mantém firme em dias quentes
- Misture uma base sólida com uma líquida. Espalhe o produto com esponja, pincel ou os dedos, sempre com batidinhas, nunca esfregando
- Passe o pó compacto com uma esponja
A atriz não tem um hemangioma escuro porque já clareou a mancha com sessões de laser. Mas sabe que há casos bem mais graves, em que a lesão é bastante saliente e escura. Muitas não têm tratamento nem podem ser cobertas com maquiagem. Por essa razão, Graziella costuma dizer que a maquiagem é apenas um recurso, e o mais importante é aceitar o problema e fazer acompanhamento psicológico.
Para ajudar pacientes com o mesmo problema, Graziella é madrinha da Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas, e nesta terça-feira (15) é o Dia Internacional do Hemangioma.
O Bem Estar mostrou, ainda, no programa duas mulheres com rosácea e vitiligo. De acordo com o maquiador Márcio Costa de Mello, a técnica para esconder essa mancha é a mesma usada para disfarçar a acne. Olheiras e sardas também podem ser amenizadas com esse tipo de produto.
No caso do vitiligo, cubra a mancha branca com uma base um pouco mais escura que o seu tom de pele. Espere o produto agir por alguns instantes e aplique a base. O tipo líquido é mais indicado porque ajuda a espalhar melhor o produto.
Cores de corretivo
- Verde: é usado para camuflar imperfeições avermelhadas, como cicatrizes recentes, manchas de nascimento, pequenos vasos e acne.
- Amarelo: é indicado para cobrir imperfeições azuladas, como olheiras e varizes.
As maquiagens corretivas costumam ter filtro solar; portanto, não é preciso passar o produto novamente.
No caso de uma cicatriz, observe se ela é clara ou escura. Se for clara, passe uma base da cor da sua pele e, se for escura, use um corretivo amarelo para neutralizar a mancha e depois aplique uma base da cor da pele.
Para cobrir falhas nas sobrancelhas e nos cabelos provocadas pela alopécia areata, use rímel. Na sobrancelha, também pode ser aplicado lápis de olho.
Procure sempre aplicar um pó fixador na maquiagem. Ele ajuda a manter o produto por mais tempo e não mancha a roupa. Na hora de retirar a maquiagem corretiva, aplique um demaquilante comum.
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário