quarta-feira, 30 de maio de 2012


A televisão invade a casa

Instalados em varandas, banheiros e adegas, os televisores são incluídos na decoração como itens indispensáveis

Bruna Bessi , iG São Paulo 
Foi-se o tempo em que o televisor ficava restrito à estante da sala. Com imóveis de estruturas cada vez mais versáteis, já não é incomum encontrar o aparelho no meio da varanda, sobre a banheira ou inserido no espelho ou na porta do armário.
Sem pudores, arquitetos adaptam a decoração dos ambientes para tornar harmônica a presença dos indispensáveis televisores. Uma das soluções mais requisitadas é a colocação do aparelho atrás de espelhos. A solução libera espaço no ambiente e minimiza a constante presença da televisão, já que permite o reflexo natural quando ela estiver desligada.
Divulgação
Na suite feita por Glaucya, o painel de vidro recebeu projeções de imagens e foi usado como divisória
“Na suíte que montei para a Casa Cor São Paulo deste ano usei televisores em painéis e recorri a espelhos com o objetivo de não deixar os aparelhos muito expostos”, diz Glaucya Taraskevicius, arquiteta. “O importante é que a televisão seja colocada em locais discretos da casa, sem prejudicar a harmonia da decoração”, afirma.
A alternativa também foi usada pelo arquiteto Leonardo Junqueira no estúdio projetado para a Casa Cor SP. “Os imóveis estão cada dia menores e, muitas vezes, não é possível abusar de itens do mobiliário”, afirma. “Desse modo, nada melhor do que fixar o televisor no próprio armário, em uma estrutura prática que sirva como espelho quando o aparelho estiver desligado”, completa.
Alguns projetos chegam a usar painéis de vidro (com projeções de imagens) como divisórias de ambientes. Mas a invasão dos televisores também alcança eletrodomésticos e outros equipamentos. Em 2006, a marca LG lançou no exterior um protótipo de geladeira com uma televisão de 15 polegadas e tela de cristal líquido. Um ano depois, a empresa Jacuzzi colocou no mercado a banheira La Scala Whirlpool que vem com um televisor HDTV de 43 polegadas, DVD e som surround.
Segundo o relatório da Forrester Research (empresa de análise de mercado), divulgado em março deste ano, os brasileiros gastam aproximadamente 6,2 horas por semana assistindo televisão. Diante dessa realidade, nada melhor do que analisar os 25 projetos da galeria abaixo antes de escolher o melhor lugar para a sua televisão:
Sala de almoço sem televisão? Nem pensar. O arquiteto Rogério Perez deu posição de destaque ao aparelho. Foto: Divulgação
1/26

Leia também: 

Siga o iG Delas pelo  Twitter e assine  nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.
 
Leia tudo sobre: televisão • televisor • aparelho • decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário