sexta-feira, 11 de maio de 2012


Secretaria de Finanças adere à Campanha Guarulhense do Laço Branco

Guarda Civil adere à Campanha guarulhense homens pelo fim da violência contra a mulher/ Fotos: Fabio Nunes
Guarda Civil adere à Campanha guarulhense homens pelo fim da violência contra a mulher/ Fotos: Fabio Nunes
  A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM) promoverá nesta segunda-feira (14), na avenida Salgado Filho, 886, Centro, a partir das 9 horas, para os funcionários da Secretaria de Finanças, uma oficina da Campanha Guarulhense do Laço Branco – Homens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o psicólogo Flávio Urra, especialista em violência contra a mulher. 

A iniciativa faz parte do calendário de atividades da CPM, que durante este ano levará para as Secretarias e Coordenadorias da Prefeitura e também para outros setores da sociedade,  palestras  e oficinas que estimulem o debate e em torno da participação dos homens no combate à violência contra a mulher.  
Hedy Maselli apresenta campanha aos guardas municipais
Hedy Maselli apresenta campanha aos guardas municipais
  A Campanha do Laço Branco tem caráter internacional e o apoio da Organizações das Nações Unidas (ONU) e faz parte da agenda de prioridades  da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Suas atividades são desenvolvidas em conformidade com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero.
O início da campanha  
No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “você são todas feministas!”, esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se.
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país e um grupo de homens repudiou o massacre. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.     
Laço Branco em Guarulhos
A Campanha do Laço Branco chegou ao Brasil em 1999 e foi lançada em Guarulhos em   novembro de 2009, na Semana de Não Violência contra a Mulher. Na ocasião várias lideranças políticas da cidade participaram da atividade, sendo que o Prefeito Sebastião Almeida  não apenas aderiu à Campanha, mais deu total apoio à iniciativa.  
Atualmente, a Prefeitura de Guarulhos disponibiliza um link na sua página na internet para acessar o blog exclusivo desta campanha, cujo objetivo é angariar adesões via on-line de homens guarulhenses que queiram abraçar esta causa. Esta iniciativa também faz parte das ações que a CPM está desenvolvendo neste ano e norteou algumas das principais atividades realizadas ao longo do mês de março, quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher, durante as celebrações do 12º Mês Especial de Gênero de Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário