terça-feira, 15 de maio de 2012

"Não haverá aumento no preço da gasolina", diz Mantega


Comissão da Verdade já tem lista de 119 crimes da esquerda

Primeira reunião que será realizada em Brasília, nesta quarta-feira, debaterá quais destas ações podem ser investigadas

Wilson Lima, iG Brasília 
A Comissão da Verdade já tem uma lista com 119 crimes cometidos pela esquerda que devem ser alvo de investigação. Nessa lista, estão apontados os crimes, as vítimas, protocolo do processo, entre outras informações sobre cada um destes casos.
Segundo integrantes do órgão ouvidos pelo iG, nem todos os crimes serão apurados. Será dada prioridade ao mais emblemáticos. A lista dos casos que serão investigados começará a ser discutida nesta quarta-feira (16), a partir das 16h, durante a primeira reunião da Comissão da Verdade.
A escolha pela investigação dos crimes mais emblemáticos, entretanto, não será algo exclusivo dos crimes cometidos pela esquerda. As atrocidades contra os direitos humanos resultado de ações do Estado também serão alvo de um crivo da comissão. A ideia é igualmente direcionar as investigações para os crimes mais graves. No primeiro momento, o trabalho da Comissão da Verdade vai recair contra crimes como assassinatos, sequestros e atos de tortura durante o regime militar.
A expectativa de foco das investigações já causou uma certa polêmica estar entre dois membros da Comissão: o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias e a ex-advogada da presidente Dilma Rousseff (PT), Rosa Maria Cardoso da Cunha. Dias defende uma investigação ampla; Cunha defende que a Comissão foque na apuração dos crimes dos agentes do Estado.
Nesta terça-feira, por exemplo Dias evitou conversar com a imprensa sobre a Comissão da Verdade para evitar novas polêmicas. Outros membros como o ex-procurador Cláudio Fonteles afirmaram que ainda é cedo de falar em divisão do grupo. Afinal, segundo eles, as divergências de opinião em casos como esses são absolutamente normais. “Você diverge até mesmo com o seu chefe”, disse Fonteles. “Acho que precisamos nos ater a discussões maiores”, complementou.
“Não sei como a comissão pode dar certo. Mas sei como ela pode dar errado: é cada um impondo o seu ponto de vista”, anotou o escritor e advogado José Paulo Cavalcanti. Pela lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011, a Comissão terá como objetivo “examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos” praticadas entre 1946 e 1988, “a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. A lei não especifica se a investigação recairá sobre os crimes da esquerda ou os crimes estatais.
 

"Não haverá aumento no preço da gasolina", diz Mantega

Ministro participa de reunião do Conselho de Administração da Petrobras, que divulgará balanço nesta terça-feira

Valor Online 
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira, antes de entrar no prédio do ministério, que não haverá reajuste de preço da gasolina. Mantega participa de reunião do Conselho de Administração da Petrobras. A empresa divulga hoje, depois do fechamento do mercado, os seus resultados referentes ao primeiro trimestre.
(Thiago Resende | Valor)
Leia tudo sobre: Mantega • Petrobras • gasolina • inflação

Raio atinge avião de novo presidente da França

Aeronave foi atingida 4 minutos após decolar para Berlim e teve de retornar a aeroporto; incidente atrasou em uma hora e meia encontro com Merkel

iG São Paulo  - Atualizada às 
O avião no qual o novo presidente francês, François Hollande, viajava nesta terça-feira rumo a Berlim para se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, teve de retornar a Paris após ser alcançado por um raio em pleno voo. Ninguém ficou ferido.
Foto: APChanceler alemã, Angela Merkel (E), recebe o novo presidente francês, François Hollande, com honras militares em Berlim
O avião, um Falcon 7X da presidência francesa, aterrissou no aeroporto em que havia decolado minutos antes, e Hollande sua equipe foram transferidos para outra aeronave, um Falcon 900, para poder seguir para a Alemanha. O incidente causou uma hora e meia de atraso para o encontro com Merkel, o primeiro compromisso internacional do presidente francês após assumir o cargo.
De acordo com a BFMTV, o avião foi atingido por um raio quatro minutos depois da decolagem do aeroporto de Villacoublay, nos arredores de Paris. Dessa forma o comandante decidiu retornar para proceder com as verificações técnicas.
O avião atingido pelo raio decolou por volta das 17h locais (12h de Brasília). Hollande viajou para Berlim poucas horas depois de tomar posse na presidência nesta manhã durante uma rápida cerimônia no Palácio do Eliseu, em Paris, onde foi recebido pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, que derrotou na eleição presidencial.
Em discurso para 400 convidados, Hollande disse que tentará alterar o pacto europeu para incluir medidas de incentivo ao crescimento às políticas de redução de déficit que, segundo críticos, estão piorando as expectativas de expansão do bloco. "Para sair da crise a Europa precisa de projetos de solidariedade e crescimento", afirmou. A chanceler alemã se opõe a qualquer mudança no pacote de austeridade.
Após a posse, Hollande nomeou Jean-Marc Ayrault, líder dos socialistas na Câmara baixa do Parlamento, ao cargo de primeiro-ministro. Ayrault, 62 anos e ex-prefeito de Nantes, substituirá o conservador François Fillon.
O premiê ficará encarregado de formar o novo governo da França, que deve ser anunciado na quarta-feira. Ayrault é fluente em alemão, o que é visto já como vantagem para Hollande, que busca um bom relacionamento com Merkel.
A previsão é que Hollande participe de um jantar com a chanceler alemã. "Será uma maneira de nos conhecermos. E também para dizermos com franqueza o que pensamos sobre o futuro da Europa", disse Hollande na segunda-feira. “A França e a Alemanha precisam trabalhar juntas, mas não pensamos da mesma forma sobre determinados assuntos. E falaremos a respeito para encontrarmos compromissos.”
Foto: APSarkozy cumprimenta o novo presidente da França, François Hollande, em cerimônia de posse
A chanceler declarou que receberia Hollande "de braços abertos", mas, por trás das declarações diplomáticas, Merkel não tem dado sinais de que pretende mudar sua posição em relação à necessidade de controlar os gastos públicos na Europa para superar a crise. A previsão é de que os dois líderes mantenham discussões em busca de posições comuns para levá-las à reunião extraordinária de líderes da União Europeia (UE) no próximo dia 23 e depois à próxima Cúpula do bloco, nos dias 28 e 29 de junho.
*Com EFE, Reuters e BBC
Leia tudo sobre: eleição na frança • sarkozy • holland • merkel • alemanha • frança

Parte de sobrado do Cordão da Bola Preta desaba no Rio

Prédio estava desativado e não há vítimas, de acordo com bombeiros

iG Rio de Janeiro  - Atualizada às 
O segundo andar do prédio de número 90 localizado na esquina das Ruas do Lavradio e da Relação, no Centro do Rio, desabou no início da manhã desta terça-feira (15). Não há vítimas, de acordo com os bombeiros.
Ainda de acordo com os bombeiros, o edifício pertence ao bloco carnavalesco Cordão da Bola Pretae estava desativado. A parte administrativa do bloco funciona em um prédio vizinho, que será vistoriado pela Defesa Civil para saber se houve danos estruturais com o abalo do desabamento.
No momento, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Rua do Lavradio está totalmente interditada. O trânsito está sendo desviado para a Avenida República do Chile. A Rua da Relação também está interditada no trecho entre a Avenida Gomes Freire e a Rua do Lavradio. Neste caso, o fluxo de veículos está sendo desviado pela própria Gomes Freire.
O desabamento ocorreu a cerca de 1 km dos três prédios que desabaram  no dia 25 de janeirodeste ano, na Avenida Treze de Maio, também no Centro do Rio de Janeiro. Vinte e duas pessoas morreram na tragédia.
Leia tudo sobre: desabamento • prédio • centro

Batalhão de Choque dá 15 folgas e fim de semana em Angra por prisão de traficante

"Promoção" inventada por comandante pretende estimular soldados a prender líderes da Rocinha. Unidade deteve Nem em novembro

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro 
Foto: Raphael GomideCartaz com a "promoção": folgas e fim de semana em Angra por prisão na Rocinha
O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio, tenente-coronel Fábio Souza, inovou no marketing e na forma de estimular sua equipe a obter resultados, criando uma “promoção” como forma de recompensa inusitada e talvez inédita na corporação.
Um cartaz no mural de avisos do Choque se assemelha a um anúncio do Velho Oeste e avisa:
“Grande Promoção do Batalhão de Choque: Na prisão de ‘Canelão’ ou ‘Neto’ ganhe 15 dias de folga + um fim de semana em Ilha Grande”.
Embaixo do texto, no cartaz, há imagens dos dois criminosos, como “procurados” pelo Disque-Denúncia. A recompensa oferecida por Canelão é R$ 2 mil, e R$ 1 mil por Neto.
Inácio de Castro Silva, o Canelão, e Amaro Pereira da Silva, o Neto, são apontados como os dois principais traficantes remanescentes na Rocinha, após a tomada e ocupação da PM na maior favela do Brasil. Eles seriam ainda os responsáveis por alguns dos 11 assassinatos ocorridos na Rocinha desde a ocupação, entre os quais o de Feijão - supostamente morto a mando de Canelão. 
Foi uma equipe de policiais do Batalhão de Choque que prendeu o chefão do tráfico na Rocinha,Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, em novembro.
Foto: Agência O GloboNem foi preso pelo Batalhão de Choque da PM
A unidade era responsável pelo cerco tático à favela e prendeu Nem quando ele tentava fugir no porta-malas de um carro.
Para o comandante, Fábio Souza, a medida tem o objetivo de estimular os policiais. Em vez de prêmio em dinheiro, o soldado receberia valorizadas folgas e o descanso em uma pousada na parasidíaca ilha em Angra dos Reis.
"O batalhão dá o fim de semana em Ilha Grande", disse ao iG, rindo, o tenente-coronel Fábio.
O Choque continua a atuar na favela de São Conrado, junto com o CPP (Comando de Polícia Pacificadora), sob o comando do major Édson, ex-Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Atualmente, três equipes da unidade continuam a patrulhar a comunidade.
Em grupamentos de oito PMs, os soldados do Choque circulam de 8h às 20 e de 20h às 8h.
Um desses grupos pode ter a sorte de ganhar a recompensa.
Foto: Raphael GomideO comandante do Choque inovou para estimular prisão de criminosos
Desde a troca do comando da PM, em setembro, o Batalhão de Choque passou a ter um novo papel operacional, tornando-se cada vez mais uma tropa de elite operacional da PM, ao lado do Bope, com atuação tática importante.
Para isso, foram designados para o comando da unidade dois ex-integrantes do Bope, o tenente-coronel Fábio Souza ("caveira" 90) e o subcomandante, major Vinícius ("caveira" 93).
Na opinião do comandante, a prisão de Nem pela unidade aconteceu em um momento importante de mudança de perfil da unidade e ajudou os soldados a ganhar reconhecimento e aumentar a auto-estima.
O Choque recebeu, em abril, o prêmio do Sistema Integrado de Metas da Secretaria de Segurança, por ter se destacado entre as unidades especiais por cumprimento de metas e inovação.
Leia tudo sobre: Batalhão de Choque • PM • segurança • Rocinha • UPP

Cuidado com as calorias líquidas

Cortar líquidos pode ser mais eficiente do que reduzir a alimentação

Chris Bertelli, iG São Paulo 
Foto: Getty ImagesTomar suco de laranja mais de uma vez ao dia e todos os dias pode engordar
Quem gosta de controlar a alimentação, precisa tomar cuidado com o que os especialistas chamam de calorias invisíveis. Concentradas naquilo que você bebe, ganharam esse nome porque são frequentemente ignoradas por quem está fazendo dieta.
“As pessoas se preocupam com aquilo que comem e não atentam ao que estão colocando no copo. Daí a dieta não dá certo e elas não sabem por quê”, diz a nutricionista funcional Maria Angelina Souza, de Santa Catarina.
Uma lata de refrigerante contém, em média, 150 calorias. Se uma pessoa tomar uma por dia, na hora do almoço, por exemplo, terá acrescido 1050 calorias à semana, o equivalente a quatro hambúrgueres.
“Dependendo do que a pessoa consome, a bebida pode representar até 50% do valor calórico de toda a refeição”, alerta a nutricionista Denise da Motta, de São Paulo.
E os refrigerantes não são os únicos vilões. Suco de frutas em excesso, principalmente os de caixinha, além de serem ricos em conservantes, têm muitas calorias. Um copo de suco de laranja de caixinha, por exemplo, tem em média 140 calorias.
“No entanto, o natural têm fibras, que reduzem o valor calórico e são benéficas ao organismo”, afirma Angelina. “O melhor mesmo é comer uma laranja. Assim é possível aproveitar todas as fibras e reduzir a ingestão calórica”, recomenda Denise.
A opção totalmente saudável e light e indicada pelas especialistas é a água, que pode até ser com gás. Para quem acha a escolha sem graça, Denise dá outras duas opções: suco de limão ou de maracujá.
“As duas frutas contêm pouca frutose e, por isso, poucas calorias”, diz. Mas não vale colocar açúcar, frisa.
Mais eficiente
Quando o assunto é perda de peso, cortar os líquidos pode ser mais eficaz do que diminuir a quantidade de alimento. É o que diz um estudo realizado pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que reduzir apenas uma porção do consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante ou sucos artificiais, pode emagrecer meio quilo em seis meses. Ao reduzirem as mesmas calorias em alimentos, o emagrecimento foi cinco vezes menor no mesmo período.
Veja a tabela e confira quantas calorias você está ingerindo a mais por dia, sem perceber.

Bebidas não-alcoólicas: 

Água de coco verde - 1 copo de 240 ml - 62 kcal
Café com açúcar - 1 xícara de 50 ml - 33 kcal
Café sem açúcar 1 xícara de 40 ml - 3 kcal
Caldo de cana - 1 copo de 240 ml - 202 kcal
Energético - 1 frasco de 473 ml - 109 kcal
Refrigerante - 1 lata de 350 ml - 137 kcal
Refrigerante Light - 1 lata de 350 ml - 1,5 kcal
Suco de abacaxi natural - 1 copo de 240 ml - 100 kcal
Suco de acerola natural - 1 copo de 240 ml - 36 kcal
Suco de maçã natural - 1 copo de 240 ml - 154 kcal
Suco de manga natural - 1 copo de 240 ml - 109 kcal
Suco de morango natural - 1 copo de 240 ml - 39 kcal

Bebidas alcóolicas:

Aguardente - ½ copo - 120 ml - 277 kcal
Cerveja - 1 lata de 350 ml - 147 kcal
Champanhe - 1 taça de 125 ml - 85 kcal
Chope - 1 tulipa de 300 ml - 180 kcal
Vinho branco doce - 1 taça de 125 ml - 178 kcal
Vinho branco seco - 1 taça de 125 ml - 107 kcal
Vinho Rosé - 1 taça de 125 ml - 93 kcal
Vinho tinto seco - 1 taça de 125 ml - 107 kcal
Vodka - 1 cálice de 20 ml - 48 kcal
Uísque - 1 dose de 100 ml - 240 kcal
 
Fonte: Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
 
Leia tudo sobre: saúde • bebida • refrigerante • suco

Morre o escritor mexicano Carlos Fuentes

Autor tinha 83 anos e havia ganhado prêmios como o Cervantes e o Príncipe das Astúrias

iG São Paulo com agências 
Foto: Getty ImagesO escritor Carlos Fuentes
O escritor mexicano Carlos Fuentes, 83, morreu nesta terça-feira (dia 15) na Cidade do México. A informação foi confirmada à agência Efe por fontes do hospital Angeles Pedregal, onde estava internado.
Nascido na Cidade do Panamá em 11 de novmebro de 1928, Fuentes vivia no México desde a sua adolescência.
Escreveu romances como "A Região mais Transparente" (1958) e " A morte de Artemio Cruz" (1962). Ganhour os prêmios Cervantes (em 1987) e Príncipe de Astúrias (em 1994) e era um dos mais famosos autores mexicanos.
Leia tudo sobre: Carlos Fuentes • literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário