domingo, 13 de maio de 2012


Infográfico: a rota das cargas aéreas no Brasil

Veja como funciona o desembaraço aduaneiro de encomendas enviadas por avião ao país

iG São Paulo  - Atualizada às 
No ano passado, os quatro aeroportos brasileiros controlados pela Infraero que receberam mais cargas importadas, pelo critério de peso, foram respectivamente Campinas (SP), Guarulhos (SP), Manaus (AM) e Galeão (RJ). De um total de 493,7 mil toneladas, desembarcaram 416,9 mil toneladas. Segundo informações fornecidas pela Infraero, a liderança foi de Viracopos, com 183,2 mil toneladas, seguido de Guarulhos, com 141,2 mil toneladas; Manaus, com 50,1 mil toneladas e Galeão, com o restante.
Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) são um pouco diferentes (364,1 mil toneladas, em todos os aeroportos). Mas permitem comparar o volume com o total importado pelo país no mesmo período: apenas 0,33%, de 148,7 milhões de toneladas.
Em valor, porém, a representatividade do modal aéreo é bem maior, por causa do perfil das cargas. São, de modo geral, produtos caros, de alto valor agregado, como equipamentos eletrônicos, medicamentos, peças para automóveis, amostras de produtos, alimentos, periódicos e documentos de todo tipo. Dos US$ 266,2 bilhões importados pelo país em 2011, US$ 39,5 entraram por via aérea (14,8%).
Leia tudo sobre: transporte aéreo • aeroporto • infraero • infográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário