domingo, 13 de maio de 2012


Pré-Olímpico tem musas, recordistas e atletas fora dos padrões

Torneio disputado em São Carlos reúne seleções de vôlei da América do Sul e dá uma vaga para Londres

iG São Paulo 
Que a seleção feminina de vôlei é a favorita a ficar com a vaga no Pré-Olímpico Sul-Americano, todos sabem. Que o time nacional conta com musas e campeãs olímpicas também. Mas quem são os outros personagens do torneio em São Carlos? 
iG reuniu algumas atletas que estão chamando a atenção nas quadras na galeria abaixo. Tem gente que atrai olhares bela beleza ou pela juventude e outras que estão fora dos padrões do voleibol mundial. 
A Argentina chegou e causou tumulto. Ao entrar no ginásio para treinar às vésperas do torneio, a bela Yael Castiglione atraiu olhares e posou para fotos com torcedores. Foto: Divulgação/CBV
1/9
Leia tudo sobre: londres • pré-olímpico sul-americano • vôlei

Brasil bate Venezuela e vai à final do Pré-Olímpico de Vôlei

Seleção faz partida tranquila e encara o Peru na decisão por uma vaga nos jogos de Londres

Gazeta  - Atualizada às 
Foto: Divulgação/CBVJaqueline enfrenta bloqueio venezuelano
A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu vaga na decisão do Pré-Olímpico Sul-Americano neste sábado, após a vitória por 3 sets a 0 (25/14, 25/15 e 25/23) diante da Venezuela, em São Carlos. Neste domingo, a equipe do técnico José Roberto Guimarães enfrentará o Peru na briga pelo título e pela única vaga em disputa para os Jogos Olímpicos de Londres.
Atual campeão olímpico e principal favorito à conquista, o Brasil venceu suas três partidas até aqui com certa facilidade. Mesmo com pouco mais de trabalho do que nas duas primeiras rodadas, a seleção impôs seu ritmo neste sábado e conseguiu a vitória em 1h10.
Diferentemente das outras partidas, José Roberto Guimarães não fez muitas alterações, talvez preocupado com a maior qualidade técnica das adversárias. Apenas três jogadoras saíram do banco e entraram em quadra neste sábado: Paulo Pequeno, Fabiana e a líbero Camila Brait, que cada vez mais vem revezando com Fabi.
Depois de dois sets relativamente tranquilos, vencidos por 25/14 e 25/15, o time brasileiro relaxou e permitiu que a Venezuela tornasse o terceiro set disputado, chegando a estar em vantagem em alguns momentos. Somente com uma boa sequência de Sheilla no saque a seleção conseguiu passar à frente e fechar em 25/23.
Na decisão as adversárias serão as peruanas, que suaram muito para vencer na semifinal diante da Colômbia, que chegou a ter três match points, mas acabou perdendo por 3 sets a 2 (25/19, 15/25, 25/22, 25/11 e 17/15). A decisão acontecerá neste domingo, às 18h30, em São Carlos.
Foto: Divulgação/CBVVenezuelana Maria José tenta passar pelo bloqueio duplo
Leia tudo sobre: vôlei • brasil

Adolescente do tênis de mesa adia estudos de olho em Londres 2012

Com somente 16 anos, Caroline Kumahara será uma das representantes da equipe brasileira da modalidade nas Olimpíadas

Henrique Munhos, especial para o iG 
Os estudos estão em segundo plano na vida da paulista Caroline Kumahara. Ao menos até asOlimpíadas de Londres 2012, onde ela será uma das representantes da equipe brasileira do tênis de mesa. Aos 16 anos, a mais jovem integrante da seleção brasileira interrompeu sua rotina escolar ainda na preparação para o Pan-Americano de Guadalajara (Mex) e decidiu seguir longe dos livros até os Jogos Olímpicos.
“Estava muito cansada e senti que precisava desse tempo para que eu pudesse fazer um bom Pan-Americano, ser convocada para o Pré-Olímpico e obter a vaga nos Jogos de Londres. Felizmente, valeu a pena,” afirmou. Caroline será, ao lado de Lígia Silva, a representante do Brasil no torneio individual feminino de tênis de mesa e também disputará a competição por equipes.
A ideia de interromper estudos chegou primeiro ao pai de atleta, Massami Kumahara, que é quem acompanha mais de perto os treinamentos e competições da atleta. Depois, foram conversar com a mãe, Enico Kumahara, que confessa ter ficado surpresa. “No primeiro momento, cheguei até a ficar um pouco triste. Porém, essa tristeza durou apenas alguns minutos. Percebi que era melhor para a carreira dela e sei que, mais tarde, ela pode recuperar esse tempo perdido de estudo,” afirmou a mãe.
Foto: DivulgaçãoA adolescente Caroline Kumahara será a mais jovem atleta da equipe brasileira de tênis de mesa em Londres
Depois de ter acertado com a família, Caroline foi pedir a opinião da comissão técnica do seu clube, o São Caetano, e da seleção brasileira, que também concordaram com a atitude. “Não é muito comum casos como o da Caroline. Normalmente, os atletas terminam o ensino médio e depois se dedicam exclusivamente à carreira. Porém, refletimos junto ao clube dela e percebemos que ela estava com um calendário muito puxado, com muitas viagens. Devido a isso, a decisão era viável,” afirmou o coordenador técnico da seleção, Lincon Yasuda.
Atualmente, Caroline treina seis horas por dia, divididas entre os períodos da manhã e da tarde. À noite, ela faz um trabalho de preparação física na academia ou realiza treinamentos específicos da modalidade. “Tenho o objetivo de terminar os estudos sim, mas não sei quando isso irá ocorrer. Tudo depende da evolução da minha carreira no tênis de mesa também,” declarou.
Preparação para 2016
Caroline Kumahara é uma das principais apostas do tênis de mesa brasileiro para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Tanto a atleta como a comissão técnica da seleção assumem que os jogos de Londres servirão de experiência para a próxima edição. “Participar de uma competição tão importante, conviver com os melhores atletas do mundo na Vila Olímpica e ver uma cerimônia de abertura de perto é muita coisa para a cabeça de uma jovem. Passando por isso nesse ano, com certeza ela estará mais madura em 2016,” disse Yasuda.
A mesa-tenista também se mostra consciente e não pensa em grandes conquistas nos Jogos de 2012. “Sei que ainda tenho que evoluir em muitos pontos. Pensar em medalha em Londres é muito difícil. Portanto, vou brigar para vencer jogo a jogo.”
Caroline poderá aproveitar muito da experiência dos outros integrantes da equipe brasileira, já que, além da idade, Hugo Hoyama (42), Ligia Silva (31) e Gustavo Tsuboi (26) já disputaram outras edições das Olimpíadas. “Tenho uma relação muito boa com eles. A Ligia é mais calada e não conversa tanto. Com o Tsuboi, tenho uma amizade mais próxima, já que treinamos juntos no São Caetano. Já o Hugo Hoyama me passa muitos ensinamentos, já que ele é muito experiente e já atua também como treinador. Além disso, ele é muito divertido e brinca bastante, parece um menino,” finalizou.
Leia tudo sobre: tênis de mesa • brasil • caroline kumahara • londres 2012

Fábio Gomes da Silva confirma índice olímpico no salto com vara

Paulista saltou 5,70, superando a marca mínima de 5,62m, e conquistou o ouro na modalidade no GP Internacional de Fortaleza

Gazeta  - Atualizada às 
Foto: AEFábio Gomes da Silva bateu índice olímpico do salto com vara com marca de 5,70m
Fábio Gomes da Silva conquistou na última quarta-feira uma medalha de ouro no GP Internacional Caixa/Unifor, em Fortaleza, e confirmou índice para participação nas Olimpíadas ao bater a marca estipulada para os Jogos, apesar de já estar pré-convocado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). O atleta terminou o dia com 5,70m, enquanto o índice exigido para sua participação nas provas de Londres é de 5,62m.
Além de conquistar o índice olímpico, o atleta tentou bater o seu próprio recorde sul-americano, saltando a uma altura de 5,80m. Entretanto, o brasileiro não obteve sucesso na tentativa. Alheio ao seu desempenho pessoal, o português Edi Maia deixou a competição com a medalha de prata na prova, enquanto o norte-americano Mark Hollis ficou com o bronze.
"O Fábio estava devendo um bom resultado e acabou saindo aqui. Ele foi bem na prova. Passou 5,50 m, 5,60 m e 5,70 m de primeira, e passou bem alto, sobr ando. Dá para fazer o recorde, ele tem condições de fazer. Já fez três competições este ano, agora vai saltar na Europa", destacou o técnico Elson Miranda, que assim como o seu comandado, faz parte da equipe do Clube de Atletismo BM&FBovespa.
Os próximos compromissos de Fábio Gomes serão no dia 31 deste mês, em Roma, e em 6 de junho, em Oslo. O atleta ainda passará por um período de preparação com o técnico ucraniano Vitaly Petrov, que trabalha como consultou de salto com vara da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Leia tudo sobre: fábio gomes da silva • brasil • salto com vara • londres 2012

Brasileiros perdem feio de companheiros em classificatório na Espanha

Massa e Senna largam em 16º e 17º, enquanto Alonso e Maldonado conseguem melhor grid dos times no ano e saem na primeira fila

iG São Paulo  - Atualizada às 
Foto: Getty Images
Felipe Massa e Fernando Alonso, companheiros na Ferrari
classificatório para o Grande Prêmio da Espanha deste sábado (12) não foi nada bom para os pilotos brasileiros. Felipe Massa ainda não conseguiu alcançar o Q3 em 2012 e larga na 16ª posição. Bruno Senna sai uma posição atrás do compatriota. Foi a pior classificação de Senna nas duas últimas temporadas. Os dois pilotos ganharam uma posição no grid após punição a Lewis Hamilton, que havia conqusitado o tempo mais rápido do treino.
Se as posições de largada já mostram um péssimo desempenho dos brasileiros, a situação piora, e muito, quando seus resultados são comparados aos de seus companheiros de equipe.
A situação mais crítica é a de Massa. Enquanto ele ainda não conseguiu colocar seu carro entre os 10 melhores do grid em classificatórios, Fernando Alonso já fez isso em quatro oportunidades na temporada. E neste sábado a diferença foi ainda maior – o espanhol conquistou a melhor posição de largada da Ferrari em 2012 e sai na segunda posição. Na comparação geral,Alonso foi melhor do que Massa em todos os treinos e corridas do ano até agora.
Pastor Maldonado também alcançou o melhor resultado da Williams em classificatórios em 2012 – depois de fazer o segundo melhor tempo do dia, herdou a pole após punição a Hamilton. Foi sua primeira pole na carreira. A favor de Bruno Senna, conta que ele conseguiu largar à frente do venezuelano uma vez na temporada, no Bahrein. Além disso, o brasileiro leva boa vantagem naclassificação do Mundial em relação ao seu companheiro. Senna tem 14 pontos, contra 4 de Maldonado.
Num circuito como o da Catalunha, em que boas posições no grid normalmente contam muito para um bom desempenho na corrida, Massa e Senna terão dificuldade para conseguir bons resultados neste domingo (13). O Grande Prêmio da Espanha começa às 9h (horário de Brasília), e o iG mostra todos os detalhes em tempo real.
Depois de Lewis Hamilton ser punido, Pastor Maldonado ficou com a pole position parao GP da Espanha. Foto: AP
1/27

 
Leia tudo sobre: felipe massa • fernando alonso • pastor maldonado • bruno senna • williams • ferrari •fórmula 1 • f1 • catalunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário