domingo, 13 de maio de 2012


8 maneiras de economizar quando se tem filhos

Especialistas em educação financeira ensinam como gastar menos sem comprometer o estilo de vida da família

Danielle Nordi - iG São Paulo

Getty Images
Sessão de cinema em casa: economia de até 80% no custo do programa
Pode acreditar: filhos e economia combinam. Se os pais tiverem disciplina e comprometimento com o orçamento doméstico, não é difícil conseguir poupar um pouco de dinheiro no fim do mês, mesmo com crianças em casa. O Delas consultou especialistas em educação financeira para saber como gastar menos sem comprometer o estilo de vida da família. Confira as dicas.

Leia também 
Cinco coisas que você e seu filho precisam saber sobre dinheiro 

Teste: seu filho sabe lidar com dinheiro? 
1. Aprenda (e ensine) a fazer escolhas
Comprar um brinquedo novo ou economizar para fazer uma viagem em família no fim do ano? Alguns pais não conseguem fazer escolhas quando se trata dos filhos e acabam dando tudo o que eles desejam. Além de comprometer o orçamento, esse tipo de atitude não ensina as crianças a lidarem com frustrações, o que deve ser feito desde cedo. 
“Uma das chaves da educação financeira é justamente a palavra ‘escolha’. Toda escolha implica em uma renúncia. Os pais e as crianças precisam aprender a renunciar com naturalidade”, comenta o especialista em educação financeira Álvaro Modernell. 
Definir planos a médio e longo prazo pode ser a solução para ajudar os pais a controlarem melhor o orçamento. Sempre que for comprar algo fora da sua rotina, discuta com sua família se realmente vale a pena gastar esse dinheiro e lembre dos planos já estabelecidos. Com o tempo, as escolhas serão menos dolorosas e farão parte da rotina de pais e filhos.
2. Não tenha medo da reciclagem
O vestido ficou pequeno? Que tal reformá-lo e fazer uma saia? Reaproveitar roupas e brinquedos representa uma grande economia para quem tem filhos. E não são apenas famílias com dois ou mais filhos que podem fazer isso: converse com primos e amigos e veja se alguém se interessa em trocar itens que não usam mais. 
“A rotatividade de roupas e brinquedos para as crianças é muito grande. Algumas peças de roupa, por exemplo, custam verdadeiras fortunas e são usadas duas ou três vezes. Para valer seu dinheiro, aprenda a reaproveitar. Se alguém na casa tiver habilidades manuais vai sair mais barato ainda”, ensina Bernadette Vilhena, pedagoga empresarial e coautora do livro “Dinheirama” (Blogbooks Ediouro). 
3. Desfrute de cultura gratuitamente
Programas culturais gratuitos são uma boa opção de diversão para as crianças. “Em algumas cidades, estes programas são bem comuns. Tem que pesquisar na internet ou nos jornais”, recomenda Reinaldo Domingos, educador financeiro. 
Se não tiver nada de graça, os pais podem também procurar por horários alternativos e mais baratos de peças de teatro ou sessões de cinema, por exemplo.
Getty Images
A ida ao supermercado pode ser mais tranquila com pequenos truques como fazer uma lista para as crianças
4. Aprenda o quanto sua família come
Qualquer desperdício é prejuízo. “As famílias brasileiras gastam, em média, 20% a mais do que o necessário”, afirma Reinaldo. Para não desperdiçar dinheiro com comida a regra é saber a quantidade correta de alimentos que sua família consome. “Olhe na geladeira e no armário e veja o que estraga todos os dias. Faça um relatório. Se um pão francês estragou, na próxima compra diminua esse número. O mesmo pode ser feito com legumes e outros alimentos perecíveis”, ensina. 
Leia também
Entreter os filhos dentro da própria casa pode representar uma grande ajuda no controle do orçamento mensal. Para se convencer disso, basta fazer uma conta simples: leve cinco crianças ao cinema e compre pipoca para todas. Depois de chegar ao total desta conta, pense quanto custa um pacote de pipoca no mercado e o aluguel de um filme. Pronto! A economia de uma sessão caseira de cinema pode superar 80%. 
“A gente ouve muito falar de programas caseiros na época das férias escolares e esquecemos que isso pode ser feito o ano inteiro. Cada um tem que descobrir maneiras de estar com os filhos e aproveitar esses momentos. A criança adora ver a família e os amigos unidos”, afirma Bernadette Vilhena.
6. Em viagens, prefira acomodações com cozinha
“Comer fora é sempre mais caro do que preparar sua comida. Ao viajar, ficar em acomodação com cozinha vai dar mais trabalho, mas esse dinheiro economizado pode pagar por passeios extras”, ensina Álvaro Modernell.
Se o período fora de casa for longo, procure levar a base de sua alimentação. Em algumas cidades os supermercados praticam preços mais altos justamente por serem locais turísticos.
7. Drible os problemas do temido supermercado
Pior do que ir ao supermercado com fome é levar uma criança com fome junto. Mas não é só a fome que é inimiga do bolso nesta ocasião. “Não saia de casa sem comer e sem alimentar seu filho. Além disso, não basta fazer uma lista de compras. Precisa colocar as quantidades corretas de cada produto. Vá ao mercado com tempo para poder comparar preços”, aconselha o especialista em educação financeira Reinaldo Domingos. 
Mas o que fazer quando seu filho pede para comprar bolachas, salgadinhos, chocolates e até mesmo brinquedos? “Oriente seu filho e diga que é preciso respeitar o orçamento. Também não dá para dizer ‘não’ para tudo. Você pode deixá-lo escolher alguns produtos por conta própria”, afirma Álvaro. 
“Antes de tudo, veja se seu filho está apto a ir ao mercado. Se ele não sabe receber um ‘não’, deixe-o em casa. As crianças que acompanham os pais podem ir com sua própria lista, feita pelos pais em casa. Dessa maneira podem ajudar e se sentir úteis”, diz Reinaldo.
Guilherme Lara Campos/Fotoarena
Gabriela em meio a seus brinquedos: a mãe, Flávia Spielkamp, resolveu só permitir presentes em datas comemorativas, como Natal e aniversário
8. Programe os presentes
Ter disciplina ao presentear crianças é fundamental. Procure não acostumá-las com presentes toda semana, por exemplo, mesmo que de valores baixos. “Faça uma agenda anual e coloque tanto as datas comemorativas nas quais você presenteia os membros da família ou amigos e parentes. Estabeleça uma verba para esses presentes e os compre com antecedência para não correr o risco de pagar a mais na última hora”, ensina Reinaldo.
O educador financeiro Álvaro Modernell explica que precisamos acabar com preconceitos. “O valor do presente não deve estar no preço. Às vezes, conseguimos comprar coisas com alto valor que não são caras.” Álvaro também propõe um exercício ao presentear: ao comprar algo, coloque o mesmo valor pago na poupança. “Se não tiver dinheiro para fazer as duas coisas, certamente está dando presentes acima do seu poder aquisitivo.”
 
Veja também: Especiais de Filhos
Leia tudo sobre: economizar • criar filhos • criação de filhos • dicas • diadasmaes

Silvio Santos prestigia neto no teatro

O dono do SBT rouba a cena no espetáculo “Tim Maia - Vale Tudo, o Musical”, protagonizado por Tiago Abravanel

Carol Martins, especial para iG Gente  - Atualizada às 
Foto: Rio NewsO apresentador Silvio Santos comemora o sucesso do neto, o ator Tiago Abravanel, no espetáculo, "Tim Maia - Vale Tudo, o Musical", em São Paulo
Um convidado inusitado roubou a cena na peça “Tim Maia - Vale Tudo, O Musical”, na noite desse sábado, (12). Silvio Santos conferiu a performance do neto, Tiago Abravanel, no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. “Foi especialíssimo, pelo visto ele gostou”, falou Tiago após o espetáculo.
Durante a encenação Silvio Santos esteve na companhia da mulher, Íris Abravanel, e da filha,Cinthia, mãe de Tiago, localizado na parte superior e separada da plateia. Ao término da apresentação, o casal aplaudiu, ficou de pé e gargalhou com algumas brincadeiras de Tiago em cima do palco. Ao sair de cena, Tiago grito um “vô, eu te amo”, despertando a atenção, e o alvoroço, do público para o dono do SBT.
Foto: Rio NewsO casal Silvio Santos e Íris Abravanel, e a filha, Cinthia, mãe de Tiago, vibram com a performance do ator.
Assim que o teatro “esvaziou” Silvio apareceu com Tiago e posou para os fotógrafos de plantão. Das perguntas feitas a ele, enquanto caminhava até o estacionamento, Silvio só respondeu um não ao ser questionado se havia demorado muito tempo para prestigiar o neto. Tiago vem se apresentando com “Tim”, desde o ano passado, onde estreou no Rio de Janeiro.
Antes de deixar o local, Tiago falou com a imprensa da presença tão esperada do avô. “Foi uma noite emblemática porque aconteceu algo que não só eu como todo público esperava, o meu avô vir me assistir. Pelo visto ele gostou”, contou ele que horas antes da apresentação recebeu uma ligação do avô confirmando a presença. “Mas como eu já esperei tanto, eu já não estava mais ansioso assim, já estava virando lenda”, contou.
Foto: Manuela Scarpa/Photo Rio NewsSilvio Santos, Iris, e Cinthia divertem-se com encenação de Tiago no palco...
Prestes a estrear na TV Globo, concorrente do SBT, Tiago revelou que não conversou com o avô sobre o assunto. “Eu nem conversei nada com ele sobre isso pois a única vez em que nos vimos depois que eu fechei com a novela (Salve, Jorge!), estava de repouso vocal”, falou.
Tiago viajará para a Turquia no final do mês de junho para dar início as gravações da nova trama deGlória Perez, que estreia dia 22 de outubro. O ator contou qual será o paradeiro de seu personagem no musical. “O standing já foi escolhido mas ainda vamos soltar uma nota oficial na imprensa”, disse. “O espetáculo merece continuar mas obviamente dá um apertinho no coração ter que me afastar esse período. Mas, eu não estou saindo do espetáculo, ele vai me substituir quando eu estiver viajando e depois quando eu voltar (da Turquia) o espetáculo provavelmente vai voltar em cartaz no Rio para eu poder fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, finalizou.
Foto: Rio NewsCinthia, Tiago e Silvio Santos se despedem no teatro

 
Leia tudo sobre: Silvio Santos • Tiago Abravanel • SBT • Globo

Mães famosas e seus filhos

Estilosas, zelosas ou práticas. Mas sempre carinhosas com seus pequenos. iG Gente homenageia as mamães-celebridade

iG Gente 
Beyoncé deu à luz no dia 7 de janeiro de 2012, em Nova York. A filha da cantora com o rapper Jay-Z recebeu o nome de Blue Ivy Carter. Foto: Divulgação
1/49
Leia tudo sobre: diadasmaes • beyoncé • adriane galisteu • juliana paes • carolina dieckmann

Antes e depois: acompanhada do filho, mãe ganha novo visual

Evandro Ângelo transforma o look da nutricionista Taiane; veja o ensaio!

Andrea Giusti - iG São Paulo 
É comum encontrar mulheres que descuidam do visual após a gravidez. A rotina de beleza deixa de ser prioridade com a correria do dia a dia e a chegada do bebê.  Com a leitora Taiane Massaferro, de 32 anos, não foi diferente. A nutricionista parou de colorir os cabelos na gravidez e ficou com os fios manchados após o nascimento de Gabriel, de dois anos.
Edu Cesar/Fotoarena
Taiane exibe o novo visual ao lado do filho Gabriel, de dois anos
No salão C.Kamura, em São Paulo, ela conta detalhes: “Era o resto de uma ‘californiana’ mal feita. Fui cortando para sair e meu cabelo ficou virgem”. Para o novo visual, o hair stylist Evandro Ângelo escolhe a mudança. “Vou valorizar o corte em camadas para dar leveza e ser prático para ela. Já na cor, vou fazer luzes espanholas, que vem do alto da cabeça, em tom ocre”.
O pequeno dorme durante parte da produção da mãe, mas não demora muito para estar disposto e curioso com a movimentação. Gabriel acompanha cada etapa do corte, da coloração e no lavatório até brinca com a água. “Ele fica bastante tempo comigo, mas gosta de brincar sozinho também. Por isso trouxe brinquedos, filmes, bala, papinha, mamadeira. É só ver uma palavra que ele lê todas as letras”, conta, orgulhosa.
A maquiagem é a última etapa do dia de beleza. Após uma longa tarde, Taiane esta pronta para exibir o novo “look de mãe” ao lado do filho. Confira o ensaio! 
Evandro retira as pontas descuidadas e faz o corte em camadas. Foto: Edu Cesar / Fotoarena
1/12
Agradecimentos 
Evandro Ângelo (cabelo e maquiagem)
Salão C.Kamura São Paulo (11) 3061 - 5500
Leia tudo sobre: Antes e depois • diadasmaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário