quinta-feira, 17 de maio de 2012


Vendas no varejo crescem 0,2% em 



março, mostra IBGE



No ano, o indicador tem alta de 10,3% e, em 12 meses, de 7,5%. 
Apesar da alta, volume de vendas caiu em 6 das 10 atividades pesquisadas.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Depois de terem recuado em fevereiro, as vendas no comércio varejista brasileiro voltaram a subir em março, registrando leve alta de 0,2%, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (17). No ano, o indicador tem alta de 10,3% e, em 12 meses, de 7,5%. Na comparação com março do ano passado, o varejo cresceu 12,5%. 
Em março, a receita nominal de vendas cresceu 0,3% em relação ao mês anterior. Sobre o mesmo período do ano anterior, a alta é de 15,4%. Já no ano, o indicador acumula avanço de 13,9% e, em 12 meses, de 12,1%.
Quanto ao desempenho dos ramos do comércio em março, o volume de vendas caiu em seis das dez atividades pesquisadas: combustíveis e lubrificantes (-0,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%); veículos e motos, partes e peças (-1,4%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (–7,1%).
Na outra ponta, tiveram aumento no volume de vendas: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%); móveis e eletrodomésticos (1,2%); tecidos, vestuário e calçados (0,8%) e material de construção (0,3%);
Sobre o ano anteriorNa comparação anual, todos os ramos do varejo tiveram aumento no volume de vendas. Os maiores destaques partiram de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (12,2%); móveis e eletrodomésticos (21,2%) para; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (14,1%) ; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (30,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,8%);  combustíveis e lubrificantes (5,0%); tecidos, vestuário e calçados (4,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,4%).
Análise regionalAs 27 unidades da federação registraram aumento no volume de vendas no varejo em relação a março de 2011, com destaque para Roraima (24,8%); Tocantins (22,4%); Amapá (21,9%); Mato Grosso do Sul (19,1%) e Paraná (18,3%).
tópicos:
veja também




Choque de aviões no ar durante 


treinamento mata 4 no Paquistão




Acidente ocorreu na cidade de Rashkai.
Uma das aeronaves caiu sobre casa, ferindo menina e idosa.

Do G1, com agências internacionais
Comente agora
Dois aviões de pequeno porte chocaram-se no ar durante um treinamento de rotina nesta quinta-feira (17) em Rashkai, no Paquistão, matando quatro pessoas.
Um deles caiu sobre uma casa, ferindo uma menina e uma idosa.
O outro avião, também um Mushshak, caiu sobre um campo próximo, segundo as autoridades.
Moradores observam destroços de avião que caiu sobre casa em Rashkai, no Paquistão, nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP)Moradores observam destroços de avião que caiu sobre casa em Rashkai, no Paquistão, nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP)
Moradores observam destroços de avião que caiu sobre casa em Rashkai, no Paquistão, nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP)Moradores observam destroços de avião que caiu sobre casa em Rashkai, no Paquistão, nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP)
tópicos:
veja também



MEC amplia currículo alternativo para 


tirar ensino médio público da crise



Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou Inep nesta semana.
Projeto propõe adoção de disciplinas regionais e aumento de carga horária.

Vanessa Fajardo*Do G1, em São Paulo
39 comentários
Ensino médio arte (Foto: Editoria de Arte/G1)
Neste ano, 1.660 escolas da rede pública aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), criado em 2009 pelo Ministério da Educação com o objetivo de reformular uma das mais problemáticas etapas do ensino. No total, segundo o Ministério da Educação, o programa passou a atender 10% das escolas públicas com ensino médio, o que representa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados.
Em 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a taxa de reprovação no ensino médio foi de 13,1%, o maior índice desde 1999. Além disso, 9,6% dos estudantes neste ciclo abandonaram a escola - no primeiro ano do ensino médio, a taxa de abandono foi de 11,8%. As taxas de reprovação e abandono no ensino fundamental foram de 9,6% e 2,8% no mesmo período, respectivamente.
O Proemi é uma tentativa do governo de desatar o grande “nó” da educação pública do país. Os problemas encontrados desde as primeiras séries do ensino fundamental vão se acumulando ao longo dos anos e transformam o ensino médio em um grande 'gargalo'. Com um extenso conteúdo espremido em três anos letivos, o ensino médio apresenta alto índice de evasão escolar, alunos acima da idade adequada na série e baixos índices de proficiência em matérias básicas como português e matemática (veja ao lado).
A reportagem do G1 visitou escolas no Distrito Federal e em Pernambuco que aderiram ao ensino médio inovador, se destacam por seus trabalhos e se tornaram uma exceção entre as escolas públicas.
Sala de ginástica da escola Setor Leste, melhor pública do DF no Enem (Foto: Jamila Tavares/G1)Sala de ginástica da escola Setor Leste, melhor
pública do DF no Enem (Foto: Jamila Tavares/G1)
Na cidade de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco, a Escola Estadual Monsenhor Landelino Barreto Linse, localizada na Vila Asa Branca, transformou a realidade da comunidade. Os estudantes passaram a ter aulas de práticas teatrais e sustentáveis; linguagem e cultura; educação e saúde; atualidades e cultura digital; e comunicação e uso de mídias.
No Distrito Federal, a escola Setor Leste possui ensino integral e oferece aulas para que os alunos tirem dúvidas no contraturno. Os alunos têm aulas de circo, dança, ginástica olímpica, natação, inglês, francês e espanhol. No programa desde 2010, a Setor obteve o melhor desempenho no Enem de 2011 entre as escolas públicas do DF.
A escola rural Centro de Ensino Fundamental (CEF) Agroubano do Caub I se focou em discussões sobre os 50 anos de Brasília e no resgate da trajetória da Missão Cruls, responsável pela demarcação da área do futuro Distrito Federal.
O Programa Ensino Médio Inovador prevê oferecer disciplinas alternativas e aumentar a carga horária para tornar a escola mais atraente. Para fazer parte do programa, as unidades têm de fazer uma proposta de oferecer disciplinas que variam de acordo com as especificidades da região e estejam dentro de quatro campos de conhecimento: trabalho, ciência, cultura e tecnologia.
As matérias obrigatórias previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação também devem estar no currículo. E é necessário ampliar a jornada escolar para, no mínimo, 3.000 horas para os três anos do ensino médio, ou seja, o mínimo de 5 horas de atividades diárias. Atualmente, pelo currículo tradicional, a lei prevê 4 horas de aulas por dia, sendo pelo menos 2.400 durante todo o ensino médio.
A previsão do ministério é atender mais 4 mil escolas no próximo ano e alcançar 100% delas até 2015. A estimativa de investimento para este ano é de R$ 140 milhões.
Em Uberaba e Ituiutaba, quase 2.500 alunos farão a prova (Foto: Reprodução/ TV Integração)Apenas 11% aprendem o esperado em matemática
no ensino médio (Foto: Reprodução)
Evasão e baixo rendimento
Problemas de evasão e baixo aproveitamento no aprendizado são detectados desde o início da educação básica, mas é no ensino médio que a situação atinge níveis alarmantes. A avalanche de conteúdo dos 3 anos do ensino médio perdeu o sentido e não se sabe se o objetivo do ensino médio é preparar para o vestibular ou para o mercado de trabalho. Sem a expectativa de cursar uma universidade e longe de encontrar especialização profissional na escola, muitos adolescentes abandonam os estudos para trabalhar e reforçar a renda familiar.
Segundo dados do Movimento Todos pela Educação coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só metade dos jovens brasileiros conclui essa etapa do ensino na idade esperada (até os 19 anos). Desses, apenas 11% aprendem o considerado ideal em matemática.
Todos os anos, os rankings de desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelam o fracasso do ensino médio na rede pública. Em 2010, nenhuma escola estadual ou municipal apareceu entre as 100 primeiras com as melhores notas. As 13 escolas públicas que aparecem no universo das 100 melhores são colégios de aplicação de universidades, militares, escolas federais e técnicas.
Marinalva de França e Deize Lopes, alunas da Escola Estadual Monsenhor Landelino Barreto Linse, em Paudalho (PE) (Foto: Luna Markman/G1)Marinalva de França e Deize Lopes, alunas da
Escola Monsenhor Landelino Barreto Linse,
em Paudalho (PE) (Foto: Luna Markman/G1)
MudançasCelso João Ferretti, doutor em história e filosofia da educação, do Centro de Estudos de Educação e Sociedade, diz que é favorável à proposta, mas colocá-la em prática não é simples porque não se trata apenas de uma reforma curricular. “É uma mudança da ‘forma de ser’ da escola. Tem de haver uma mudança na formação dos professores, criar possibilidade de mantê-lo na mesma escola, condições que não se encontram na rede pública. Por isso é uma proposta a ser realizada”, afirma.
Para Ferretti, o projeto é interessante pois leva o estudante a ter uma visão mais clara da vida que tem. “A proposta é que os diferentes campos de saberes se articulem para desenvolver uma visão a respeito do mundo, da política, da tecnologia e da economia, entre outros.”
Veja ao lado especial "Globo Educação" sobre ensino médio inovador 
Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação, concorda que a mudança vai além do currículo escolar. “É importante resolver o nó do ensino médio. Os resultados de proficiência são muito pequenos e há dez anos não há melhora. Se não houver outro modelo, não será possível aproveitar os avanços dos ciclos anteriores. O ensino médio empaca qualquer outro avanço.”
Priscila aprova o modelo do ensino médio inovador, pois sinaliza para maior flexibilidade, sai do ‘modelo enciclopédico’ com 14 disciplinas obrigatórias que não aprofundam em nenhum tema, mas diz que é necessário ampliá-lo.
“Não dá para fazer mudança sem passar por questões complicadas. Tem de mudar estruturamente, fazer o aluno passar mais tempo aluno na escola, pensar na formação do professor, no currículo. Assim como uma orquestra onde todos os instrumentos tocam bem e harmonicamente, um fortalece e outro, senão a música fica ruim", diz Priscila.
* Colaboraram Jamila Tavares, do G1 DF, e Luna Markman, do G1 PE
veja também




Maio está favorável para compra de 


carro novo, dizem especialistas


Com estoques em alta, concessionárias e montadoras facilitam negócio.
Compras à vista ganham vantagem neste momento de retração do crédito.

Priscila Dal PoggettoDo G1, em São Paulo
29 comentários
Está sobrando carro nos pátios das concessionárias e montadoras, e começam a pipocar algumas promoções aqui e ali. É o momento de aproveitar as ofertas e facilidades de pagamento? Especialistas dizem que sim. Mas como aproveitar?
Algumas dicas dadas pelos especialistas entrevistados pelo G1 são:
- tente pagar à vista;
- busque lojas nas periferias (elas tendem a ter estoques mais altos);
- e negocie juros menores.
De acordo com os consultores, quem tem dinheiro para pagar à vista tem mais poder de barganha. “O consumidor que se preveniu e tem dinheiro na mão vai sorrir à toa. Está todo mundo desesperado pra cumprir metas”, afirma o consultor financeiro Alexandre Lignos. "Quem tem como pagar à vista consegue uma margem de desconto maior."
Segundo ele, é importante ir à concessionária ver preço e buscar concorrentes da mesma marca em locais fora de regiões centrais. “É uma dica importante procurar concessionárias em bairros mais distantes, mais simples. A chance de fazer um bom negócio assim é maior, porque a tendência é que esse tipo de loja tenha mais produto em estoque e preços mais vantajosos”, aconselha Lignos.
O economista e professor da escola de Economia da FGV-SP, Samy Dana, ressalta também que o consumidor precisa ter em mente, na hora de barganhar, que o preço de tabela não é o preço final. “Se você tiver dinheiro à vista consegue desconto maior, mas isso vai depender do carro e da montadora. O problema é que o consumidor não sabe a margem de lucro, mas o vendedor sabe. Então, consultar três lojas diferentes ajuda a chegar a um preço mais baixo”, alerta Dana. “As margens de lucro no Brasil são altíssimas”, ressalta.
Embora muitas promoções pareçam ser "tentadoras", o economista aconselha o interessado a colocar todas as vantagens em um papel, para a tomada de decisão ser melhor. Perdas como desvalorização do modelo, seguro e manutenção devem entrar nesse cálculo.
Promoções e vantagens
A pressa para reduzir estoques já pode ser vista nas promoções ofertadas por concessionárias em “parceria” com montadoras. Nos dois primeiros fins de semana do mês, por exemplo, a General Motors ofereceu, para alguns modelos, entrada de 50% com o benefício do saldo restante para ser parcelado em 36 meses sem juros. A GM não divulga o resultado da promoção, mas afirma que o resultado foi positivo e mais promoções deste tipo pode acontecer nas próximas semanas.
A rede Citroën, que está com estoque médio para 30 dias de vendas, de acordo com a Associação Brasileira dos Concessionários Citroën (Abracit), também adota ações comerciais desde o começo do mês para forçar as vendas. Toda a linha da marca francesa está com taxas de juros subsidiadas, o que dá ao consumidor um vantagem real na negociação.
Fora as ações pontuais. Segundo o gerente executivo da Abracit, Marcelo Jesus Carvalho, “ajudas” como entrada de 30% e saldo em até 36 meses com taxa de 0,99% ao mês e pintura metálica e rodas de liga leve grátis são estratégias já adotadas pela rede Citroën para o C3, modelo de entrada. “Com essa estratégia, a rede Citroën espera aumentar em 20% o seu volume de vendas em relação ao mês de abril”, ressalta Carvalho.
A Ford também optou por uma estratégia agressiva e, a partir desta quinta-feira (10), iniciará uma nova campanha do Ford Focus. "O veículo sairá com freios ABS e airbag duplo por R$ 53.900", confirma o gerente de marketing de varejo, Ivan Nakano. Segundo ele, a monradora oferece ainda taxa de juros de 0,99% em parcelas de 12 vezes, com entrada de 50%, em toda a linha de carros e picapes.
"Mantivemos também em nossos distribuidores ações de sucesso como o Fiesta Upgrade, em que o cliente, por exemplo, ao comprar um Fiesta 1.0 completo leva um Fiesta 1.6 completo no lugar", destaca Nakano, que ressalta ainda a oferta do modelo de entrada Ford Ka por a partir de R$ 23.600.
Preços mudam pouco
Para aqueles que não têm dinheiro para pagar à vista, desconto significativo no preço em si pode ser mais difícil. O presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Chevrolet (Abrac), João Batista Simão, destaca que os valores praticados hoje estão mais em conta do que os de três anos atrás.
“Não tem como fazer muita mudança neste sentido de reduzir preços. Estamos no limite”, ressalta Simão, que destaca que a margem de lucro dos concessionários não tem folga para descontos agressivos.
“A saída está com os bancos. Contamos com a desaceleração da inadimplência para a oferta de crédito voltar ao normal. Acreditamos que isso vá acontecer”, ressalta Simão.
Inadimplência fez estoques aumentarem
A alta da inadimplência no segmento de carros novos - e consequente aperto por parte dos bancos na liberação de crédito - fez com que concessionárias e montadoras chegassem ao fim de abril com estoques correspondentes a 43 dias de vendas. De acordo com a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 366.500 unidades ficaram em estoques no fim de abril. “Precisamos melhorar o ritmo das vendas para reduzir os estoques", ressaltou o presidente da entidade, Cledorvino Belini.




Montadoras tentam desovar 


estoques; veja guia de promoções


Com liberação de crédito mais restrita, sobraram carros de abril.
Taxas vão de 0% a 0,99% ao mês; entradas variam de 30% a 60%.

Do G1, em São Paulo
10 comentários
Montadoras e concessionárias precisam reduzir estoques em maio e, para isso, oferecem até o fim do mês promoções especiais. A estratégia, agora, com a maior restrição dos bancos, é compensar os valores mais altos na entrada com taxas de juros menores – ou até mesmo zeradas — no saldo financiado. Fora isso, itens de conforto entram no pacote dos preços promocionais.
As taxas vão de 0% a 0,99% ao mês e as entradas variam de 30% a 60%. Já o saldo financiado fica entre 12 e 60 meses.
A alta da inadimplência no segmento de carros novos - e consequente aperto por parte dos bancos na liberação de crédito - fez com que concessionárias e montadoras chegassem ao fim de abril com estoques correspondentes a 43 dias de vendas. De acordo com a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 366.500 unidades ficaram em estoques no fim do mês passado.
Confira abaixo as principais promoções anunciadas até agora pelas montadoras.

VEJA AS PRINCIPAIS AÇÕES PROMOCIONAIS DE MONTADORAS PARA MAIO
ModelosTaxa de juros (ao mês)EntradaParcelasExtras
CITROËN
AirCross0%-24 meses-
C30,99%30%36 mesesPintura metálica e rodas de liga leve grátis
C3 Picasso0%-24 meses-
C4 (Hatch e Pallas)0%-24 mesesCâmbio automático grátis
FIAT
Idea Attractive 1.4---Versão com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, airbag duplo e freios ABS sai por R$ 44.500 (bônus de R$ 2.593).
Punto Attractive 1.4---Versão com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricos sai por R$ 38.900 (bônus de R$ 2.240).
Uno Economy 1.4 Flex---Versão com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas sai por R$ 32.990.
FORD
Toda a linha de carros e picapes0,99%50%12 meses-
Fiesta0,99%50%12 mesesLeva 1.6 pelo preço de 1.0
Focus0,99%50%12 mesesVersão com ABS e airbag duplo sai por R$ 53.900
Ford Ka0,99%50%12 mesesA partir de R$ 23.600
GENERAL MOTORS (CHEVROLET)
Toda a linha---Cada concessionária está com uma estratégia promocional específica, mas não está relacionada a uma ação da montadora.
HONDA
Toda a linha---Cada concessionária pode apresentar uma estratégia promocional específica, mas não está relacionada a uma ação da montadora.
NISSAN
March 1.0 e 1.0 Pack Plus0,69%-48 vezes de R$ 399 
Frontier0%   
Livina (algumas versões)0%   
Livina X-Gear0%   
Sentra0%   
Tiida Hatch0%   
PEUGEOT
2070,49%50%Parcelas a partir de R$ 499-
0,99%30%36 meses-
207 HB XR0,49%55%Parcelas a partir de R$ 499-
207 SW---Preços a partir de R$ 36.990
207 Sedan---Preços a partir de R$ 36.990
408---Câmbio automático grátis
Toda a linha---Um ano de acesso ilimitado ao catálogo da Universalpara quem comprar um carro novo até o dia 15 de julho.
RENAULT
Clio0,99%50%24 meses-
1,19%40%60 meses-
Duster0%60%36 meses-
Fluence0%60%36 meses-
Logan0%50%36 meses-
Mégane Grand Tour0%60%12 meses-
Sandero0%60%36 meses-
Sandero Stepway0%60%18 meses-
Symbol0%60%24 meses-
TOYOTA
Toda a linha
A Toyota adotou promoções específicas por cidade, mas em todo o Brasil
Belo Horizonte0%--Ou bônus de R$ 4.000
Porto Alegre0,99%--Mais IPVA grátis.
Somente em Porto Alegre, a Hilux Cabine Dupla SR Flex sai por R$ 88 mil.
Rio de Janeiro0%---
São Paulo0%--Ou bônus de R$ 4.000
veja também




Concurso premia os melhores 


casamentos do país em 2011


Premiação do 'Oscar dos Casamentos' foi entregue na Zona Oeste de SP.
Vencedores terão fotos expostas no Shopping Iguatemi até dia 31 de maio.

Do G1 SP
8 comentários
Entrada de pajem foi uma das fotos vencedoras do Wedding Awards de 2011 (Foto: Divulgação/ Renata Xavier)Entrada de pajem foi uma das fotos vencedoras do Wedding Awards de 2011 (Foto: Divulgação/ Renata Xavier)
Uma cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (16) no Shopping Iguatemi, na Zona Oeste de São Paulo, premiou os melhores casamentos do país em 2011, divididos em 15 categorias. Os trabalhos vencedores do “Oscar dos Casamentos”, como foi apelidado o evento, ficarão expostos no Espaço Fashion do shopping entre quinta-feira (17) e 31 de maio.
Segundo a organização do Wedding Awards, milhares de pessoas se inscreveram no concurso, que foi realizado pela primeira vez no país neste ano. Os vencedores receberam um troféu, hospedagens para duas pessoas em hotel de luxo e uma garrafa de champagne folhada a ouro.
As categorias premiadas foram: daminha e/ou pajem, decoração, emoção, fine art, making of, noiva, noivos, o beijo, o casamento, wedding creative idea, responsabilidade social, vídeo, wedding web, história de amor – bem casados e história de amor – do namoro ao casamento. O campeão desta última categoria participará ainda de um curta-metragem produzido pela Michel Dubret Filmmes.
De acordo com a organização, o concurso tem como objetivo valorizar os profissionais que trabalham com casamentos. A edição 2012 do concurso será aberta no dia 1° de junho. Os interessados poderão se inscrever pelo site da Wedding Awards.
Foto de saída de noivos com bolinhas de sabão também foi premiada (Foto: Divulgação/ Tulio Thomé)Foto de saída de noivos com bolinhas de sabão também foi premiada (Foto: Divulgação/ Tulio Thomé)
tópicos:
veja também





Nasa estima que 4.700 asteroides 


podem ser perigosos para a Terra



Calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
Asteroides podem resistir à passagem pela atmosfera terrestre.

Da EFE
64 comentários
Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (16) que 4.700 asteroides podem ser potencialmente perigosos para a Terra, segundo dados da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que analisa o cosmos com luz infravermelha.
Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra (Foto: Nasa)Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra (Foto: Nasa)
A agência informou que as observações da WISE permitiram a melhor avaliação da população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar. Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta.
Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, um total de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE, para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.
Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que têm diâmetros maiores que 100 metros. Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse o responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, Lindley Johnson.
"Temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro", disse Johnson.
tópicos:
veja também

Os 5 vídeos mais assustadores do YouTube

O site BuzzFeed preparou uma lista aterrorizante – a qual fizemos pequenas adaptações – com alguns vídeos que bombaram na web, desde ataques de animais a eventos sobrenaturais. Confira abaixo e dê sua opinião (mas cuidado, caso você tenha um coração fraco):
Érika Kokay
Bookmark and Share


Um Comentáriopara “Os 5 vídeos mais assustadores do YouTube”

  1. Ghost:
    PAREM DE ASSISTIR MEUS VIDEOS ” HA HA HA” Vou LEVAR VOCês PARA o INFERno!!!
    I’m evil

Deixe seu comentário




Aceleração cardíaca é preocupante 


quando ocorre sem o corpo precisar



Taquicardia é normal em exercícios e situações de estresse ou nervosismo.
Ritmo dos batimentos é medido com dedo no pulso ou eletrocardiograma.

Do G1, em São Paulo
84 comentários
Sentir o coração acelerado é normal em situações que exigem mais bombeamento de sangue, como numa atividade física ou numa situação de nervosismo e estresse.
Essa taquicardia, porém, às vezes surge em momentos de repouso ou até durante o sono – e aí precisa ser investigada.
É possível reconhecer o ritmo dos batimentos ao colocar o dedo no pulso, mas o diagnóstico médico deve ser feito por um eletrocardiograma, já que o paciente pode não apresentar nenhum outro sintoma.
Quem tem hipotireoidismo às vezes manifesta mais episódios de taquicardia. Para evitá-la, é recomendado praticar uma atividade física, que contribui para o coração voltar mais rápido à frequência normal.
Taquicardia (Foto: Arte/G1)
Segundo os cardiologistas Maurício Scanavacca e Roberto Kalil, quando o músculo cardíaco ultrapassa os 100 batimentos por minuto sem que o corpo necessite, é sinal de arritmia, ou seja, uma desregulação no ritmo do coração.
A falta de organização dos batimentos cardíacos diminui a velocidade do sangue, que permanece mais tempo dentro dos átrios. Essa situação favorece a formação de coágulos, que se desprendem e podem entupir os vasos de qualquer região do organismo. Se esses coágulos obstruírem os vasos cerebrais, ocorre um derrame ou acidente vascular cerebral (AVC).
Para identificar se a aceleração do seu coração está dentro dos padrões normais, preste atenção em que situação ele dispara. A taquicardia se torna uma preocupação quando vem de forma súbita e é acompanhada de um sinal como dor no peito, falta de ar, desmaio ou durante o sono.
Também exige mais atenção quando ocorre em uma hora de relaxamento, sem nenhuma forte emoção, susto, medo, paixão, competição ou evento público.
Algumas taquicardias são graves e podem levar à morte. Essas são normalmente desencadeadas nos ventrículos e estão relacionadas a doenças pré-existentes, em corações dilatados, pessoas que já sofreram infarto ou têm doenças cardíacas genéticas.
A duração de uma taquicardia é variável e imprevisível, pois depende da causa e das características de cada coração. O primeiro passo para socorrer alguém é acalmá-lo e buscar ajuda médica.
Se o indivíduo estiver consciente e sem muito mal-estar, leve-o a um hospital próximo para fazer imediatamente um eletrocardiograma. O ideal é realizar o exame enquanto o batimento ainda está acelerado, para que seja possível identificar com exatidão o tipo de taquicardia.
Tratamentos
- Medicamentos antiarrítmicos
- Implante de marcapasso
- Desfibrilador
- Cauterização dos focos de origem
Como bate o coração?
O coração é um músculo formado por dois átrios e dois ventrículos. Tem um circuito elétrico que gera impulsos constantes e determinam a frequência e a regularidade dos batimentos.
O primeiro estímulo começa no átrio direito (câmara menor localizada na parte superior do músculo), que passa para o átrio esquerdo e vai descendo até chegar aos ventrículos. É como uma rede de fios condutores que levam a energia de um cômodo da casa até o outro. São esses estímulos que fazem o músculo do coração bater.
Os átrios contraem-se primeiro, bombeando sangue para os ventrículos. Em seguida, os ventrículos se contraem. As válvulas entre os átrios e ventrículos se fecham. O sangue localizado no ventrículo direito vai para os pulmões para ser oxigenado, segue para o ventrículo esquerdo e é bombeado para o restante do organismo, inclusive para o cérebro. Esse mecanismo provoca a "batida dupla" característica do coração: tum-tá, tum-tá, tum-tá.
Aprendi com o Bem Estar
A instrutora de manicure e depilação Fátima Berti, de Santo André (SP), aprendeu com o programa a identificar alergia a bijuterias, tema do programa exibido no dia 6 de março.
Na ocasião, a dermatologista Márcia Purceli e a alergista Fanny de Lima explicaram que o níquel é um dos metais que mais causam reações alérgicas nas pessoas.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:
Enquete taquicardia (Foto: Arte/G1)
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário