sexta-feira, 18 de maio de 2012


Polícia investiga furto de sinalização de 



trânsito


Três bonecos de sinalização foram levados de obra viária em Belém. Companhia de Transportes registrou ocorrência na polícia para apurar caso.

Do G1 PA
3 comentários
Sinalização das obras do BRT, em Belém (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Sinalização das obras do BRT, em Belém (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)
A Polícia Civil do Pará está investigando o furto de três bonecos sinalização de trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel). Eles foram retirados da Avenida Almirante Barroso na última quarta-feira (15). O material, que representa um guarda de trânsito fardado, orientava os motoristas a prestarem atenção para as obras na pista, que fazem parte do projeto Bus Rapid Transit (BRT).
Após o furto, restou apenas um dos quatro bonecos originais, que ainda está guardado no depósito da companhia. Outros quatro já foram encomendados ao fabricante. Segundo a superintendente da Ctbel, Hellen Margareth, os novos bonecos iriam ser colocados em outros trechos da obra, como na Rodovia Augusto Montenegro, mas agora eles devem substituir o material que estava na Almirante Barroso.
A Ctbel acredita que o material foi retirado do local para ser reaproveitado por terceiros em uma finalidade diferente da original, da mesma forma que muitas pessoas furtam cones de trânsito e objetos de sinalização para utilizar de maneira decorativa.
PolêmicaA sinalização vertical com a figura do guarda de trânsito dividiu opiniões em Belém. A Ctbel informou que importou a idéia do Piauí, mas adaptou o modelo paraense para retratar o guarda de trânsito. O objetivo em utilizar a figura do agente seria imprimir respeito e inibir as infrações dos condutores.
"Tivemos a intenção de substituir as placas indicativas por algo que chamasse a atenção dos motoristas. Houve uma polêmica muito grande, algumas pessoas encararam a sinalização com seriedade, outras como brincadeira, mas o boneco estava cumprindo seu papel e tinha muito apelo com as crianças, que paravam até para tirar fotos", informou Margareth.
Porém, embora tenha conseguido chamar a atenção, alguns motoristas discordam sobre a função da sinalização. Nas redes sociais, muitas pessoas comparam a figura do guarda com a do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O engenheiro mecânico Tiago Paolelli, que administra um perfil com informações do trânsito de Belém no Twitter, acredita que, por conta desta semelhança, a iniciativa virou piada. "É mais uma descontração do que uma sinalização. O boneco do Obama é o único agente de trânsito que trabalha sob sol e chuva, nos horários de pico, e não cobra hora extra", avalia.
De acordo com a Ctbel, a comparação não é intencional. "O uniforme é da Companhia, mas a foto foi feita pelo fabricante, só que todo mundo está fazendo uma associação ao Obama, que eu particularmente discordo. Esta é uma maneira carinhosa das pessoas se expressarem, mas qualquer semelhança é mera coincidência", afirma Hellen Margareth.
Para Patrícia Bittencourt, especialista em trânsito e transporte público da Universidade Federal do Pará, a sinalização com a figura bidimensional do guarda é fora do comum. "Sinalização de trânsito geralmente usa cones e faixas que refletem a luz, então o boneco é realmente inusitado. Apesar de ser algo mais utilizado na publicidade, não existe nenhum impedimento em se utilizar esta sinalização no trânsito", relata Bittencourt. "Se a sinalização estiver cumprindo o seu papel, não tem nada que impossibilite a sua utilização", completa.
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário