terça-feira, 15 de maio de 2012


Mercado financeiro aposta em Selic a 8% no fim do ano mas reduz estimativa do PIB de 2012
 
Na previsão do Focus, taxa básica de juros poderá ficar em 8,5% já na próxima reunião do Copom; ano terminará com expansão de 3,2% da economia
14/5/2012 - 08:56 - Redação
 
Os analistas de mercado e de instituições financeiras ouvidos semanalmente pelo Boletim Focus, do Banco Central, elevaram de 5,20% para 5,22% a projeção de inflação oficial (IPCA) de 2012. O valor está acima da meta fixada pelo governo para este ano (taxa de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos). Em 2011, a inflação oficial ficou em 6,50%, exatamente no teto da meta.

Juros – No dia 18 de abril, o Comitê de Política Monetária do Banco Central fez nova redução na taxa básica de juros, fixando-a em 9% ao ano. Foi o terceiro corte da Selic este ano. No dia 18 de janeiro, o Copom havia ajustado a taxa para 10,5% ao ano. Em 6 de março, um corte de 0,75 ponto percentual baixara a taxa para 9,75%.

Os sinais emitidos pelo governo em relação ao empenho para baixar os juros continua fazendo efeito: os analistas voltaram a diminuir a estimativa para a Selic que deverá vigorar no país no final do ano: a previsão de uma taxa de 8,5% foi baixada para 8%. Para a próxima reunião do Copom, nos dias 29 e 30 de maio, a aposta é de um corte de 0,5 ponto percentual, fixando a Selic e, 8,5% ao ano.

PIB - Os economistas do Focus baixaram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto em 2012, de 3,23% para 3,20%, mas elevaram de leve a estimativa de expansão da produção industrial de 1,92% para apenas 1,94%. A previsão dos investimentos externos na produção (IED) em 2012, por sua vez, foi ampliada de US$ 56,70 bilhões para US$ 56,74 bilhões. A aposta para o dólar no final de 2012 foi elevada para R$ 1,85.

Comércio exterior - Quanto à balança comercial de 2012, os analistas mantiveram a previsão da semana passada, de 19,22 bilhões. Em 2011 a balança comercial fechou em US$ 29,7 bilhões. A projeção do déficit em conta corrente este ano foi diminuída de US$ 68,54 bilhões para US$ 68,20 bilhões, e o prognóstico sobre a dívida líquida do setor público baixou de 36,1% para 36,0% do PIB.

Principais projeções do Focus:
Mediana - Agregado
Maio 2012
Junho 2012
Final 2012
Final 2013  
IPCA
0,48%
0,28%
5,22%
5,53%
IGP-M
0,80%
0,45%
5,42%
5,00%
Taxa de câmbio
R$ 1,89
R$ 1,88
R$ 1,85
R$ 1,85
Selic
8,50%
-
8,00%
9,75%
PIB
-
-
3,20%
4,30%
Produção industrial
-
-
1,94%
3,95%
Balança comercial
-
-
US$ 19,22 bilhões
US$ 14,9 bilhões
Investimento externo
-
-
US$ 55,74 bilhões
US$ 57,05 bilhões

    Balança comercial tem superávit de 1,6 bilhão na 2ª semana de maio, melhor resultado do ano
     
    Apesar do bom desempenho, saldo acumulado no ano ainda é 26% inferior ao do mesmo período de 2011
    14/5/2012 - 15:54 - Redação
     
    A balança comercial brasileira registrou superávit de 1,631 bilhão na segunda semana de maio, o melhor resultado semanal do ano. O valor reflete uma corrente de comércio de US$ 5,976 bilhões em exportações e US$ 4,345 bilhões em importações.

    Balança comercial 2012:
    (Parcial do ano até abril: superávit de US$ 3,878 bilhões)
    Janeiro
    • 1ª semana: US$ -105 milhões
    • 2ª semana: US$ -589 milhões
    • 3ª semana: US$ -579 milhões
    • 4ª semana: US$ 146 milhões
    • 5ª semana: US$ -164 milhões
    >> Total do mês: US$ -1,291 bilhão
    Fevereiro• 1ª semana: US$ 196 milhões
    • 2ª semana: US$ 1,155 bilhão
    • 3ª semana: US$ 370 milhões
    • 4ª semana: US$ -6 milhões
    >> Total do mês: US$ 1,715 bilhão
    Março
    • 1ª semana: US$ 316 milhões
    • 2ª semana: US$ -55 milhões
    • 3ª semana: US$ 468 milhões
    • 4ª semana: US$ 372 milhões
    • 5ª semana: US$ 919 milhões
    >> Total do mês: US$ 2,019 bilhões
    Abril
    • 1ª semana: US$ -292 milhões
    • 2ª semana: US$ -12 milhões
    • 3ª semana: US$ 103 milhões
    • 4ª semana: US$ 765 milhões
    • 5ª semana: US$ 293 milhões
    >> Total do mês: US$ 881 milhões
    Maio
    • 1ª semana: US$ 560 milhões
    • 2ª semana: US$ 1,631 bilhão
    >> Parcial do mês: US$ 2,191 bilhões
    Com o resultado, o saldo acumulado no ano vai a US$ 5,509 bilhões (US$ 84,371 bilhões em exportações e US$ 78,962 bilhões em importações). O montante é 26,2% inferior ao do mesmo período de 2011, quando o saldo positivo chegou a US$ 7,465 bilhões.

    Os analistas do sistema financeiro ouvidos semanalmente pelo Boletim Focus, do Banco Central, apostam num saldo positivo de US$ 19,22 bilhões para a balança comercial em 2012.
    Procon vê problemas nos anúncios dos bancos sobre redução de taxas de juros
     
    Segundo levantamento do órgão, informações conflitantes e insuficientes atrapalham o consumidor na hora de escolher as melhores opções oferecidas
    14/5/2012 - 11:35 - Redação
     
    Levantamento realizado pelo Procon-SP detectou diversos problemas na avalanche publicitária desencadeada pelos principais bancos em torno da redução de juros em seus serviços bancários. No estudo, feito com os anúncios do Bradesco, HSBC, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, o órgão percebeu informações conflitantes e insuficientes para que o consumidor escolha a melhor opção dentre as oferecidas.

    O diretor executivo do Procon, Paulo Arthur Góes, afirma que as instituições serão notificadas para provar a veracidade das informações colhidas nos sites e releases enviados para a imprensa. “A orientação para o consumidor é que ele pesquise para escolher melhor, mas é obrigação das instituições financeiras informarem de forma clara e didática tudo sobre o produto que está sendo adquirido, incluindo dados sobre possíveis riscos e perdas”.

    Paulo Góes diz ainda que as reduções, divulgadas amplamente na mídia, acabam beneficiando apenas o grupo de correntistas que optem por pacotes de serviços ou sejam privilegiados por receberem o salário no banco.

    Veja a análise completa do Procon aqui.

    Falhas e informações conflitantes - Dirigidos, principalmente, aos correntistas que pretendem renegociar dívidas ou contrair empréstimos, os anúncios dos bancos não informam a taxa máxima oferecida ao produto. Segundo as tabelas de taxas praticadas em 2 de maio solicitadas às instituições, para o cartão de crédito rotativo do Bradesco, por exemplo, a taxa mínima é de 2,10% ao mês e a taxa máxima pode chegar a 14,99%. ‘Diferença significativa”, observa o Procon,  No documento enviado pelo Itaú, a taxa mínima para o crédito direto ao consumidor (CDC) para financiamento de veículos é de 0% e a máxima, 2,82%.
    Veja a tabela completa com as taxas por produtos aqui.
    O conflito de informações, foi outro problema detectado pelo estudo. Um exemplo é o anúncio de redução de 87% na taxa de juros do “Cartão Azul”, da Caixal, apresentado ao consumidor com a taxa de 2,85% ao mês. Mas o produto é novo e, portanto, não há números anteriores para fazer qualquer comparação. Para chegar nessa diferença, a Caixa comparou com outro produto já existente e usado por seus clientes.

    O levantamento da divulgação feita nos sites dos bancos indica que há confusão também na nomenclatura dos produtos oferecidos, o que pode dificultar a comparação que o consumidor deve fazer. Um exemplo é a divulgação do Bradesco sobre a taxa que informa ser para crédito pessoal. Neste caso, o consumidor precisa de mais detalhes, pois o banco possui diversas linhas de crédito pessoal e com uma taxa de juros para cada uma. O limite de crédito pessoal, por exemplo, tem taxa de 6,91%, enquanto o crédito pessoal online fica em 5,59% ao mês.

    A portabilidade de crédito – quando o consumidor transfere sua dívida com o banco para outra instituição com taxas mais atrativas, mantendo o número de parcelas a pagar – também está sendo confundida com o refinanciamento, que amplia o número e reduz o valor da parcela, porém tem um custo total a pagar maior do que a dívida original.

    Veja o relatório da pesquisa aqui.

    Dicas para o consumidor - Para Paulo Arthur, as informações divulgadas pelos bancos ainda estão muito confusas, por isso o consumidor deve ter o máximo de cuidado para trocar a instituição e renegociar sua dívida. “É preciso muita pesquisa e cautela, pedindo sempre informações claras e precisas do banco, até que se tenha a total compreensão e certeza para o próximo passo”, aconselha.
    Mercado brasileiro de TI cresce 11% e ultrapassa US$ 100 bilhões em 2011
     
    Valor equivale a 4,4% do PIB do ano passado; para entidade, Brasil pode se tornar um dos 4 principais centros mundiais do setor até 2022
    14/5/2012 - 15:03 - Advillage
     
    O setor brasileiro de Tecnologia da Informação movimentou US$ 102,6 bilhões em 2011, um crescimento de 11,3% sobre 2010, segundo estudo encomendado à IDC pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). O valor representa 4,4% do Produto Interno Bruto do ano passado. Segundo a Brasscom, a estimativa para o setor de TI este ano é de uma expansão de 9%.

    Apesar dos números expressivos, o setor enfrenta desafios para seu pleno desenvolvimento no país, como custos competitivos, qualificação profissional, melhoria da infraestrutura e fomento de inovação nacional. São questões contempladas no Plano Brasil Maior. “O governo inseriu a TIC na agenda de desenvolvimento nacional, fornecendo as condições para que o mercado atinja nos próximos dez anos a representação de 6 a 7% do PIB, observada em países desenvolvidos”, afirma o presidente da Brasscom, Antonio Gil.

    Na avaliação de Gil, o Brasil pode pode se tornar um dos quatro principais centros de TI até 2022. “A meta do setor para os próximos dez anos é dobrar seu faturamento e movimentar US$ 210 bilhões, intensificando a utilização de TIC por outras atividades econômicas”, comenta.

    A maior fatia do faturamento de TI provém do segmento TI In-House (US$ 41,6 bilhões), que é a tecnologia desenvolvida pelo governo e por empresas de outros setores da economia. Hardware vem na segunda posição, com US$ 29,9 bilhões. Em seguida, aparecem serviços (US$ 14,7 bilhões), software (US$ 6,18 bilhões) e BPO (US$ 5,6 bilhões).  BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização de processos de negócios.

    O estudo contempla apenas o mercado interno de TI, sem contabilizar exportações e operações internacionais.
    TIC – setores
    Mercado interno
    Variação 2011/2010
    Software
    US$ 6,18 bilhões
    14,4%
    Serviços
    US$ 14,77 bilhões
    11,1%
    Hardware
    US$ 29,92 bilhões
    2,2%
    BPO
    US$ 5,61 bilhões
    19,5%
    TI In-House
    US$ 46,12 bilhões
    16,7%
    Tecnologia da Informação
    US$ 102,60 bilhões
    11,3%
    Telecom
    US$ 94,96 bilhões
    10,4%
    Tecnologia da Informação e Comunicação
    US$ 197,56 bilhões
    10,9%
     
    Siga-nos no Twitter
    Ministério recebe até quarta-feira as inscrições para o projeto Cidades Digitais
     
    Na primeira fase serão escolhidos 80 prefeituras para digitalizar e integrar os serviços dos órgãos públicos municipais
    14/5/2012 - 17:09 - Advillage
     
    Termina nesta quarta-feira, dia 16, o prazo para as prefeituras enviarem suas propostas ao Ministério das Comunicações para participar do projeto Cidades Digitais, que prevê a digitalização e a integração dos serviços dos órgãos públicos municipais. Na primeira fase, serão escolhidas 80 cidades.

    Os municípios selecionados irão receber infraestrutura de rede e aplicativos para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Os servidores públicos do município serão capacitados e também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação, em locais que serão definidos pelas próprias prefeituras.

    O ministério trabalha com um orçamento inicial de R$ 40 milhões para a primeira etapa de implantação. Se o prefeito quiser ampliar os serviços, poderá contar com financiamento do BNDES.

    As inscrições devem ser feitas pelo site do Ministério das Comunicações, onde há informações sobre os documentos que devem ser enviados pelos Correios.

    Leia: Ministério das Comunicações lança edital do projeto Cidades Digitais.
    Siga-nos no Twitter
    Publicis Groupe adquire a Longtuo, agência chinesa com forte atuação em comércio eletrônico
     
    Com o negócio, cujo valor não foi revelado, a Razorfish dobrará de tamanho no gigante asiático
    14/5/2012 - 16:53 - Advillage
     
    O Publicis Groupe anunciou hoje, em Paris, a aquisição da agência digital chinesa Longtuo, sediada em Pequim. O valor do negócio não foi revelado. A Longtuo tem forte atuação no setor de comércio eletrônico, soluções de marketing e ferramentas de medição e análise de tráfego de mídia online.

    Em comunicado, o conglomerado francês de comunicação informa que a agência chinesa será renomeada como Razorfish Longtuo China. Fundada em 2000, a empresa asiática emprega 200 profissionais em sua matriz em Pequim e nos escritórios de Xangai e Guangzhou.

    A aquisição fará a operação da Razorfish na China dobrar de tamanho. Atualmente ela possui 130 funcionários e fornece serviços de comércio eletrônico pata clientes comno Converse, Hertz e GM Onstar.

    O fundador e CEO da Longtuo, SU Yi, será o diretor-gerente da agência, reportando-se a Vincent Digonnet, principal executivo da Razorfish Ásia-Pacífico.
    Siga-nos no Twitter
    Grupo ABC celebra 10 anos com palestra de Bill Clinton no Festival de Cannes
     
    Holding de Nizan Guanaes já fez parceria com a Fundação Clinton em ação para incentivar líderes mundiais a buscar soluções para grandes desafios globais
    14/5/2012 - 15:31 - Advillage
     
    O ex-presidente americano Bill Clinton fará uma palestra aos delegados da 59ª edição do Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade -, que acontecerá de 17 a 23 de junho, no sul da França. A participação de Clinton faz parte das comemorações de 10º aniversário da fundação do Grupo ABC. Segundo o Estadão, a palestra “Como a Publicidade Pode Ajudar a Construir um Mundo Melhor” será realizada no dia 21 de junho, das 18h45 às 19h45, no Palais des Festivals.

    "O ex-presidente Clinton e sua fundação mostram como podemos agir com eficácia de forma a melhorar nossas vidas no planeta. Ele tem um ponto de vista claro de como as novas ferramentas de comunicação são essenciais para proporcionar o bem estar e combater as maiores deficiências do mundo atual. Tenho certeza de que sua palestra em um fórum tão importante poderá promover mais ideias a ações sociais,” comenta Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC.

    A William J. Clinton Foundation foi criada por Bill Clinton em 2002 com a proposta de melhorar a saúde global, fortalecer economias, promover uma infância mais saudável e proteger o meio ambiente por meio de parcerias entre governos, empresas, ONGs e cidadãos, “de forma a reverter boas ações em resultados mensuráveis”.

    O Grupo ABC patrocinou o Clinton Global Initiative, programa de ações lançado em 2009 para incentivar líderes globais a criar e implementar soluções inovadoras para grandes desafios globais.
    Siga-nos no Twitter
    Seminário em Brasília discute a gestão dos estádios após a Copa de 2014
     
    Ministro Aldo Rebelo e o presidente da CBF devem participar do evento, nesta quarta-feira, na Câmara
    14/5/2012 - 14:30 - Redação
     
    A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara realizar nesta quarta-feira, dia 16, o seminário “Brasil Pós-Copa 2014: Legado e Gestão dos Estádios”, com o objetivo de discutir ações e propostas para a utilização dos estádios de futebol após a realização da Copa do Mundo de 2014.

    O seminário foi proposto pelos deputados José Rocha (PR-BA) e Romário (PSB-RJ), com a ideia de contribuir para a discussão sobre o que acontecerá com os estádios das 12 cidades-sedes após a realização da Copa do Mundo de 2014. Na pauta, discussões sobre o padrão Fifa nos estádios, o conceito de estádio multiuso e as competições do futebol brasileiro. Foram convidados os presidentes das federações estaduais de futebol e os gestores de estádios da Copa no Brasil.

    Na lista de presenças confirmadas estão o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da CBF, José Maria Marin, o ex-jogador Bebeto (membro do Conselho do Comitê Organizador da Copa 2014), e o presidente da Associação Brasileira de Operadores e Fornecedores de Arenas Multiuso, João Gilberto Vaz, entre outros.

    Veja a programação aqui.
    Trip lança programa que promete descontos de até 80% para terceira idade
     
    Chamada "Melhor Idade - Melhor Viagem", iniciativa voltada a pessoas a partir de 60 anos vale para toda a malha aérea da companhia
    14/5/2012 - 13:28 - Redação
     
    A Trip Linhas Aéreas, de aviação regional, está anunciando o programa Melhor Idade – Melhor Viagem, que promete descontos de até 80% para pessoas a partir de 60 anos de idade. Os bilhetes são válidos para todos os destinos e trechos operados exclusivamente pela companhia, em qualquer época do ano. O novo programa será lançado hoje, e as passagens com desconto poderão ser compradas com pelo menos 15 dias de antecedência em todos os canais de venda da companhia.
    “A TRIP acredita que as pessoas na melhor idade merecem facilidades para aproveitar mais essa fase da vida, por isso, foi pioneira na criação de um programa com preços diferenciados para esse público” afirma o diretor de marketing e vendas da companhia aérea, Evaristo Mascarenhas.  Segundo o Censo IBGE de 2010, o Brasil tem 20,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 11% de população.

    Segundo a Trip, serão disponibilizados cerca de 150 mil assentos por mês aos passageiros que estão nessa faixa etária. Veja mais aqui.
    Biblioteca do Congresso dos EUA dá prêmio de US$ 1 milhão a FHC por sua produção acadêmica
     
    Prêmio Kluge é concedido àqueles que desenvolveram estudos nas áreas de sociologia, ciência política e economia
    14/5/2012 - 12:43 - Redação
     
    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), 80 anos, foi escolhido para receber o Prêmio John W. Kluge, no valor de US$ 1 milhão. O ex-presidente foi agraciado pelo conjunto de sua obra acadêmica, por sua vida pública e pela contribuição social no período em que governou o Brasil. O Prêmio Kluge, como é conhecido, será entregue no dia 10 de julho, em Washington.

    Para o júri que escolheu Fernando Henrique, suas obras contribuíram na “construção científica das estruturas sociais do governo, nas análises sobre as relações de economia e raça no Brasil”. O prêmio é concedido àqueles que desenvolveram estudos nas áreas de sociologia, ciência política e economia. “Ao longo de sua vida, Cardoso fez perguntas difíceis e muitas vezes desafiou a sabedoria convencional”, diz o texto sobre o ex-presidente.

    Na página da biblioteca, ele é apresentado como coautor de mais de 23 livros e 116 artigos acadêmicos, com versões para vários idiomas. Também é apresentado como sociólogo que analisou as relações de “dependência excessiva da indústria e do trabalho em subserviência a governos autoritários”. “Cardoso se tornou conhecido internacionalmente por sua visão inovadora e desenvolvida”, diz o texto.

    O ex-presidente é lembrado ainda como o intelectual que viveu no exílio durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Fernando Henrique político também é lembrado no texto de apresentação da biblioteca, ressaltando sua eleição para o Senado, sua participação na fundação do PSDB, no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Fazenda (governo do ex-presidente Itamar Franco) e sua passagem pela presidência da República por dois mandatos.

    O prêmio é concedido pelo Centro John W. Kluge, da Biblioteca do Congresso. O centro foi criado em 2000 para promover uma integração maior entre o chamado campo das ideias e o mundo – pesquisadores e sociedade. Receberam o prêmio, em anos anteriores, os cientistas Leszek Kolakowski (em 2003), Jaroslav Pelikan e Paul Ricoeur (em 2004), John Hope Franklin e Yu Ying-shih (em 2006), e Peter Lamont Brown e Romila Thapar (em 2008).

    Com Agência Brasil
    Vendas para o Dia das Mães crescem 7,3% em 2012, aponta Serasa Experian
     
    Apesar do bom desemepenho, a expansão foi menor que a verificada entre 2010 e 2011, por causa dos níveis de endividamento do consumidor
    14/5/2012 - 11:58 - Redação
     
    As vendas realizadas na semana do Dia das Mães (de 7 a 13 de maio) cresceram 7,3% em todo o país, em relação à semana equivalente de 2011 (2 a 8 de maio). No final de semana da data (11 a 13 de maio), as vendas também apresentaram elevação: houve um avanço de 5,3% sobre o final de semana de 6 a 8 de maio do ano passado.

    Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães 2012.

    Na cidade de São Paulo, as vendas acompanharam o ritmo nacional de crescimento. Na semana do Dia das Mães, houve alta de 5,1%; no final de semana da data, o avanço foi de 4,6%.

    Segundo os economistas da Serasa Experian, a evolução das vendas no Dia das Mães deste ano foi inferior à verificada em 2011. O maior endividamento do consumidor foi determinante para tal desempenho, que, mesmo com as promoções, não superou igual data do ano passado.

    A boa notícia, diz a Serasa, está no fato de o Dia das Mães ter apresentado um crescimento de vendas superior ao da Páscoa, o que evidencia uma melhoria gradual na atividade econômica e cria novas expectativas para o Dia dos Namorados.
    Vendas de carros importados caíram 12,8% em abril, e setor teme o efeito do IPI mais alto
     
    Queda em relação a março foi inferior ao do mercado automotivo em geral, mas análise da comparação anual é que preocupa
    14/5/2012 - 10:50 - Redação
     
    O mercado de veículos importados registrou uma queda de 12,8% nas vendas em abril, em relação a março. Segundo a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), foram comercializadas 11.917 unidades no quarto mês do ano. No confronto com o mesmo mês do ano passado (16.573 vendidas), houve um recuo de 28,1%.

    “Ao comparar os dados de desempenho da Abeiva, em abril, com o comportamento do mercado interno brasileiro, os primeiros sinais da influência da alta do IPI começam a aparecer”, analisa Flavio Padovan, presidente da associação. “Nós registramos queda de 12,8% em abril, enquanto o mercado anotou desaceleração de 13,8%. Mas na comparação entre abril deste ano contra abril de 2011, enquanto a Abeiva absorveu uma queda de 28,1%, o setor assimilou recuo de 10,3%. Ou seja, quase 18 pontos percentuais de diferença”.

    Quadrimestre - Com 47.380 unidades, as associadas à Abeiva anotaram queda de 9,2% no acumulado de janeiro a abril, ante as 52.161 unidades em igual período de 2011. O mercado interno também registrou queda, mas de apenas 3,1%. Foram 1.017.612 unidades neste quadrimestre contra 1.050.631 veículos emplacados de janeiro a abril do ano passado.

    De acordo com Flávio Padovan, a participação de mercado dos importados caiu de 6,07%, em abril de 2011, para 4,87% em abril deste ano. Diante desse quadro, o presidente da Abeiva mostra-se preocupado. “A partir deste mês, os estoques de automóveis de nossas associadas com o antigo IPI devem estar chegando ao fim. Portanto, certamente terão de iniciar o repasse de custos. Com isso, a tendência dos carros importados é de queda significativa nos volumes de vendas. Com a perda de competitividade tememos pelos empregos gerados no setor de importados, que atualmente é de 35.000 trabalhadores, com uma rede de 882 concessionárias”.

    Por isso, Padovan reuniu-se algumas vezes com o ministro Fernando Pimentel e outros representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior, para tentar viabilizar um sistema de cotas ou importações autorizadas, de modo a minimizar os efeitos que o aumento do IPI de 30 pontos percentuais causa no setor.
    Gol fará voos semanais entre SP e Miami na alta temporada para clientes Smiles
     
    Operação será lançada no dia 7 de julho, e as viagens serão nos fins de semana; trecho será oferecido por 40 mil milhas
    14/5/2012 - 10:34 - Redação
     
    A Gol anunciou hoje que fará voos semanais aos Estados Unidos na alta temporada, nos fins de semana, para clientes do programa de milhagem Smiles.

    Aos sábados, a saída acontecerá às 15h20 do aeroporto de Guarulhos, com pouso previsto em Miami à 0h30. A volta será à 1h50 do domingo, pousando às 13h45 na capital paulista, detalha a Agência Estado.

    Segundo a companhia aérea, a operação terá início em 7 de julho, e o trecho será oferecido inicialmente por 40 mil milhas. A exigência é de que os passageiros permaneçam uma semana no destino.
    Banco do Brasil pode adquirir a metade restante do Banco Votorantim
     
    Segundo fonte da Reuters, banco estatal está negociando a aquisição; transação pode fortalecer sua presença no financiamento de veículos
    14/5/2012 - 10:21 - Redação
     
    O Banco do Brasil está negociando a compra da metade do capital do Banco Votorantim que pertence ao Grupo Votorantim. A Reuters atribui a informação a uma fonte que não quer ser identificada. O negócio poderia ajudar o banco estatal a fortalecer sua posição no mercado de financiamento de veículos.

    A informação vem a público poucos dias após o BB ter reportado seus resultados de janeiro a março, que foram afetados por um prejuízo de R$ 597 milhões do Banco Votorantim no período. Foi o terceiro trimestre seguido de perda líquida do Votorantim. E a expectativa do BB é de que o banco seguirá apresentando resultados líquidos negativos nos próximos meses, embora menores.

    O BB comprou 49,99% do capital do Votorantim por R$ 4,2 bilhões, em janeiro de 2009. Pelo acordo firmado na ocasião, o controle do Banco Votorantim foi preservado nas mãos do Grupo Votorantim, da família Ermírio de Moraes.

    Em 2011, o BB implementou mudanças operacionais nos modelos de aprovação de crédito do Votorantim e praticamente fechou as portas para novas concessões. Isso porque o banco estatal considerou deficientes os modelos de risco do Votorantim, que tinha boa parte da carteira atrelada a financiamento de carros usados, um dos segmentos cujos calotes mais subiram recentemente. O índice de inadimplência do Votorantim chegou a bater em 7,1%, mais do que o triplo do apurado pelo Banco do Brasil.
    Turismo brasileiro já criou 6 mil empregos nos Estados Unidos este ano
     
    A cada 65 vistos concedidos no Brasil, um emprego é criado no país, segundo embaixada
    14/5/2012 - 09:56 - Redação
     
    Os turistas brasileiros estão aquecendo a economia dos Estados Unidos. A cada 65 vistos autorizados no Brasil, um emprego formal é criado naquele país, segundo dados da embaixada norte-americana.

    De janeiro a abril deste ano, 400.148 brasileiros obtiveram o visto para viajar aos EUA. De acordo com a embaixada, 6.156 novos postos de trabalho foram abertos em função dos viajantes brasileiros. Em 2011, foram concedidos 945 mil vistos a brasileiros. O volume rendeu 14.538 empregos formais aos norte-americanos.

    No que depender do interesse dos brasileiros em atravessar o continente, esse número deve continuar crescendo. Só em abril, 103.511 novos vistos foram processados. O índice é 51% maior que o apurado no mesmo período de 2011.

    Novos postos de emissão de vistos para os EUA já atenderam a mais de 11 mil pessoas.

    Para o cientista político João Paulo Peixoto, da Universidade de Brasília, o perfil do brasileiro é “viajar para consumir”, devido à diferença de preços praticados nos dois países. “Sempre tivemos o fluxo muito grande com os Estados Unidos, mas antes o foco era turismo. Atualmente o consumo é visível. Esse turismo de consumo é novo, pessoas que viajam exclusivamente para comprar”.

    Segundo o diretor superintendente da Câmara de Comércio Americana (Amcham-Rio), Helio Blak, o ingresso da classe C no mercado de consumo, aliado a oferta de crédito contribuiu para o crescimento do interesse dos brasileiros nos Estados Unidos. “A ascensão de classes influenciou esse processo. É expressiva a tendência de aumento nos vistos para turismo. É um movimento expressivo que acaba por gerar aumento de emprego, principalmente na área de serviços”.

    Mesmo com o aumento crescente de brasileiros em visita aos Estados Unidos, Blak destaca que o interesse ocorre apenas em determinadas localidades. “Na Flórida e em Nova York podemos ver parcela importante de brasileiros, mas o mesmo não ocorre em outras regiões”.

    Com Agência Brasil
    Assinantes de banda larga ultrapassam 590 milhões em todo o mundo, aponta UIT
     
    Por outro lado, mais de 5 bilhões de pessoas jamais acessaram a internet ou ficaram online apenas em computadores públicos
    14/5/2012 - 09:43 - Advillage
     
    As assinaturas de serviços de internet em banda larga dobraram nos últimos cinco anos, segundo a União Internacional das Telecomunicações. Segundo relatório divulgado na última sexta-feira, são 591 milhões de usuários fixos em todo o mundo, informa a Rádio ONU..

    Ao lançar o estudo  "Tendências na Reforma da Telecomunicação", a UIT destacou a importância de uma regulação nacional para acelerar e estimular o desenvolvimento digital. Segundo a agência, o documento trata de questões legais e muitas vezes complexas do sistema regulatório da banda larga, que cada vez mais serve como força motora em setores econômicos.

    O secretário-geral da agência, Hamadoun Touré, afirmou que o desafio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) é "garantir investimento e inovação sem sufocar a competição". Para ele, o acesso à internet de banda larga ainda é um obstáculo, especialmente na África, onde a média de custo é três vezes maior que a renda per capita mensal.

    Mídias Sociais - O relatório da UIT indica ainda que o número de usuários de mídias sociais ultrapassou um bilhão, e a maioria usa as redes por meio de aparelhos móveis.

    Mas segundo a agência, mais de cinco bilhões de pessoas no mundo sequer tiveram alguma vez acesso à conexão de internet ou ficaram online apenas por meio de computadores públicos.
    Siga-nos no Twitter
    Investir em educação e saúde de crianças é atacar desigualdade “na raiz”, afirma Dilma
     
    Dilma lança Ação Brasil Carinhoso, com o objetivo de tirar da miséria famílias que vivem na pobreza extrema
    14/5/2012 - 08:26 - Redação
     
    A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje que o Programa Brasil Carinhoso é uma das mais importantes ações de combate à miséria na primeira infância já lançadas no país. Segundo ela, investir em cuidados com a educação e a saúde de crianças “ataca a desigualdade na raiz do problema” e permite oportunidade iguais de crescimento.

    O anúncio do programa foi feito por Dilma na noite de ontem à noite, em pronunciamento do Dia das Mães em cadeia nacional de TV e rádio. O objetivo do governo federal é que o Brasil Carinhoso tire da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham crianças com até 6 anos de idade.

    No programa semanal Café com a Presidenta, ela explicou a ação vai garantir uma renda mínima mensal de R$ 70 para cada membro de famílias extremamente pobres que tenham pelo menos uma criança nessa faixa etária. Ao todo, 2 milhões de famílias devem ser beneficiadas. O dinheiro será pago por meio do cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que os demais benefícios são disponibilizados.

    Outro eixo do Brasil Carinhoso trata do aumento do acesso de crianças à creche, incluindo investimentos para ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade do atendimento nesse tipo de instituição. Ainda hoje, segundo Dilma, será assinado um acordo com prefeituras em todo o país para a construção de 1,5 mil creches. Até o final de 2014, a expectativa é que 6 mil novas unidades sejam entregues.

    “Temos ainda duas outras novidades: a primeira é que vamos repassar para as prefeituras, de forma imediata, os recursos do governo federal para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. E a segunda novidade é que vamos estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo do país. Para cada criança do Bolsa Família matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal”, destacou.

    A previsão, segundo Dilma, é que o Brasil Carinhoso aumente em quase 70% o valor que o governo federal repassa aos municípios para reforçar a alimentação nas creches.

    Em relação à ampliação da cobertura de programas de saúde para crianças até 6 anos, as ações incluem a distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação e também de suplemento de ferro nas unidades básicas de saúde. O governo pretende também distribuir, gratuitamente, remédios contra a asma por meio das farmácias populares.

    Com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário