domingo, 13 de maio de 2012


Três verdades sobre a dieta

Nutrólogo explica: eles parecem mitos mas, de fato, são hábitos que engordam

iG São Paulo 
Foto: GettySuplício na balança: alguns hábitos contribuem para o aumento de peso
Os mitos sobre a dieta podem colocar em xeque o emagrecimento. Existem algumas verdades, no entanto, que até parecem balela – porém comprometem a briga com a balança.
O médico nutrólogo presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas Filho, alerta sobre os riscos destes deslizes que ameaçam as formas saudáveis do corpo. Veja quais são:
Comer enquanto assiste TV (ou usa o computador) engorda
“Sim, em especial, se a pessoa ficar beliscando. Isso ocorre com frequência porque não há reflexão. As pessoas não pensam no que comem e, com isso, sempre comem mais do que deveriam”, afirma Ribas Filho.
Beber (refrigerantes, sucos e alcoólicos) enquanto come engorda
Outra verdade. “Geralmente as bebidas lavam as papilas gustativas e com isso, novamente, vem o desejo de comer.” Os líquidos também têm calorias que não podem ser desconsideradas no plano alimentar. “A água seria a melhor opção, pois não tem calorias”.
Alimentos light ajudam a emagrecer
Fato. Mas isso não quer dizer que as quantidades destes produtos são irrestritas. Para influenciar nos ponteiros da balança, é preciso reduzir a quantidade diária de ingestão dos alimentos e trocar pelas opções light dos mesmos. “Diet e light têm menos calorias, por isso ajudam”.
Siga lendo
Leia tudo sobre: dieta • mitos • emagrecimento

Como ter o visual de Brigitte Bardot

O visual anos 60 está de volta à moda. Veja como conquistar os cabelos com volume e sex appeal de Brigitte Bardot em poucos passos

NYT * 
Estampas geométricas, vestidos sem mangas, cílios postiços: se você entrar em qualquer boutique ou loja de cosméticos, vai pensar que voltou para 1965. Também, com celebridades como Adele exibindo um visual vintage, não é surpresa ver a mulherada enchendo o cabelo de laquê.
Elizabeth Lippman / The New York Times
Cabelos retrô estão em alta: aprenda a fazer este penteado estilo Brigitte Bardot
Para conseguir volume e sex appeal sem ficar parecendo uma figurante de "Hairspray", basta se espelhar na verdadeira sereia dos anos 60: Brigitte Bardot.
Num dia de abril tão quente que mais parecia St. Tropez, Fabrice Gili, diretor criativo do salão Frederic Fekkai de Nova York, estava armado com uma lata de spray de volume que parecia um rolo de macarrão.
Para evocar Bardot num estilo moderno, ele diz, através da nuvem do aerossol, que o penteado tem que estar bagunçado, arrumado e desarrumado ao mesmo tempo. Bom para quem mal consegue trançar o cabelo. Melhor ainda: é mais fácil reproduzir o novo visual Bardot se seu cabelo estiver sujo (tipo um dia ou dois sem lavar, não tipo roqueiro punk). "Fica meio ridículo se estiver perfeitinho", diz ele, desaconselhando as mulheres a aparecer num encontro com o cabelo impecável. "Vai parecer que você está ansiosa demais."
Ferramentas: Babyliss, três elásticos, grampos, spray de volume, laquê, clipes, pente, escova, fita preta, paciência.
Escove os cabelos da raiz às pontas e prenda a parte de baixo para fazer a base do penteado . Foto: Elizabeth Lippman / The New York Times
1/7


Preparação: Garotas com cabelo grosso, ondulado ou enrolado, parem de se lamentar e levantem as mãos para o céu! Podem pular essa parte e começar a montar a base. Porém, se seu cabelo é liso ou fino, comece aplicando o spray de volume da raiz até a metade dos fios (nunca nas pontas). Use o babyliss para ajeitar as mechas bem no alto da cabeça.
Reforçar a textura é essencial porque ajuda o cabelo a manter a forma. Depois de pronto, é só ir para o próximo passo.
Monte a base: Levante o cabelo escovando os fios de baixo para cima. Pegue a camada de baixo e faça um rabo de cavalo na nuca, enrole em dois ou três dedos e prenda-o por baixo com dois grampos grandes, um de cada lado. Essa é a base do seu penteado.
 
Acabamento: Pegue o topete (a parte superior do cabelo) e segure firme, em pé; passe o pente não na raiz, mas a dois dedos acima dela e desça-o com força, em direção oposta a do fio. Quando terminar, pegue a parte de trás e repita o processo. Lembre-se que o que você quer é mais volume. Para isso, continue passando o pente na direção oposta de forma que quando chegar ao meio da cabeça você esteja colocando o pente a três dedos da raiz. Na parte de trás, a última, a distância deve ser de quatro dedos.
Use os dedos: Para manter o visual natural e contemporâneo, penteie o cabelo para trás com os dedos, não com a escova, como se fazia nos anos 60.
Rabo de cavalo em camadas: Pegue delicadamente a mecha que acabou de pentear e faça um segundo rabo de cavalo exatamente em cima do primeiro, na nuca. Prenda-o ao cabelo da parte de trás da cabeça. A seguir, faça um terceiro na extremidade do segundo. Mais uma vez prenda de ambos os lados, usando grampos. Se preferir dar destaque ao rabo, não prenda as extremidades. Passe o pente com cuidado na parte da frente e dos lados do penteado.
Laquê: Para evitar que a parte da frente fique mais baixa que a de trás, feito uma pastinha, coloque clipes de metal a alguns centímetros da testa. Capriche no laquê. Um aviso: não vá achando, como esta repórter aqui, que um simples banho tira o look Bardot da sua cabeça. Primeiro, é preciso pentear bem para tirar os nós e o laquê. Depois que o spray estiver seco, retire os clipes. Finalize com uma faixa ou fita preta.
E, como disse Gili: "Voilà!".
*Por Stephanie Rosenbloom
  
Leia tudo sobre: Cabelo • Vintage • Retrô

Lições para deixar o sexo oral ainda mais gostoso

Especialistas dão dicas preciosas para que você o leve à loucura entre os lençóis

Alexandre Adoni especial para iG São Paulo  - Atualizada às 
Em uma pesquisa realizada pelo Delas, saber fazer um bom sexo oral ficou entre as cinco atitudes características de uma mulher boa de cama. Para melhorar a performance neste quesito, ou para se inspirar para uma próxima transa, conversamos com especialistas no assunto e pedimos dicas de como fazer um sexo oral no parceiro ainda mais gostoso. Confira as lições das especialistas abaixo:
Thinkstock/Getty Images
Para ser gostoso para ele, tem que ser gostoso para você: sexo oral feito tem que ser feito com vontade
Faça com vontade 
Não adianta nada fazer sexo oral nele sem estar animada. É preciso fazer com gosto: “Primeiro a mulher tem que querer fazer, tem que estar excitada. Não vale fazer nada só para agradar o parceiro”, explica a personal sex trainer Fátima Moura.  A ex-garota de programa e escritora Vanessa de Oliveira aconselha a demonstrar seu desejo com palavras: “Fale o quanto você gosta e sente prazer em fazer sexo oral nele”. 

Não vá direto ao prato principal Uma sessão de sexo oral bem feita tem de ser realizada com calma e lentamente.  “Antes de ir direto ao pênis, é uma boa ideia beijar o abdome, a virilha, ir excitando o parceiro”, ensina Fátima. 
Que tal um banho a dois?Para evitar qualquer constrangimento quanto a cheiros e gostos, a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello tem a solução: “Para começar a brincadeira, a parceira pode sugerir um banho a dois”.  Fátima dá uma dica para apimentar este momento: “Faça uma massagem enquanto lava o pênis dele, aproveitando a espuma para masturbá-lo”. 
Peça para ele aparar os pelosAssim como as mulheres se preparam para o sexo com sessões de depilação, hidratação, escolha da lingerie ideal, os homens também deveriam se preparar: “Incentive-o a aparar os pelos. Sem pelinhos as carícias com a língua ficam muito mais gostosas” , diz Vanessa de Oliveira. 
Mantenha contato visualExistem várias posições para fazer sexo oral, mas, segundo as experts, as mais excitantes para o homem são aquelas que possibilitam que ele admire o visual: “Procure uma posição em que ele possa ver o seu rosto, sua expressão de prazer”, aconselha Fátima.  “Olhe dentro dos olhos dele antes, durante e depois do sexo oral. E não precisa se preocupar se você fica bonita neste ângulo. Pode ter certeza que, para ele, você está perfeita”, endossa Vanessa. 
Hidrate-seSexo oral bem feito pede boca e língua sempre bem molhadinhas. “Como a glande é uma região bastante sensível, quanto menos atrito seco, melhor. A saliva ajuda a deixar tudo  mais excitante e escorregadio”, ensina a ex-garota de programa. 
Dê atenção especial à glandeEsta é a parte mais sensível do homem, a cabeça do pênis, então se dedique. Fátima Moura ensina um truque: “Contraia os lábios na glande e não mova mais a boca. Mexa a cabeça em círculos e deslize suavemente”. Ainda na região da glande, explore o freio do prepúcio: “Vale dar uma olhada em livros de anatomia ou fazer uma pesquisa na internet para saber a localização exata dessa área”, recomenda Vanessa de Oliveira. 
Segundo a especialista, essa é uma microrregião da glande extremamente prazerosa: “Há duas maneiras diferentes de estimular o freio do prepúcio. A primeira: com a língua umedecida e rígida, friccione o freio, apenas com a ponta da língua. Brinque de percorrer o curto comprimento do freio do prepúcio e também na transversal. A segunda: com a boca envolvendo toda a glande, acaricie o freio do prepúcio, só que com a língua flácida”.  
Mostre quem está no controle  
Apesar de parecer que a mulher está numa situação de submissão enquanto faz sexo oral no homem, é ela quem está no controle: “Se o pênis for muito longo, ela deve ajudar com as mãos a controlar a penetração para que não vá muito fundo”, alerta Carla Cecarello. Para o sexo oral ser gostoso para ele, tem de ser gostoso para você em primeiro lugar. 

Leia mais: Dez dúvidas sobre sexo oral respondidas 
Não use os dentesCarla recomenda: “É melhor fazer sexo oral com preservativo. Previne contra doenças sexualmente transmissíveis e deixa a mulher mais tranquila”. Uma forma excitante de colocar a camisinha é desenrolando-a no pênis com a boca: “Mas é preciso ter muito cuidado com os dentes para que o preservativo não rasgue e para não ferir o pênis”, frisa a especialista. 
Brinque com sabores e sensaçõesHoje em dia é possível encontrar uma infinidade de géis aromatizados, feitos especialmente para o sexo oral, à venda na internet e em sex shops. “Esses produtos servem como lubrificante. Caso aconteça penetração depois, não fica melado como fica com alimentos”, explica Fátima Moura. Aliás, aquela bala forte de eucalipto anda fora de moda: “O gel comestível causa a mesma sensação refrescante”, endossa Vanessa de Oliveira. Tomar um golinho de chá quente antes também é válido.
Surpreenda e tome a iniciativaHomens adoram ser surpreendidos por uma sessão de sexo oral espontânea, pode ser enquanto ele fala ao telefone ou naquele estacionamento deserto. “É divertido, o parceiro está numa situação que tem que prestar atenção em outras coisas. É muito excitante, pois está totalmente nas mãos dela”, conta Carla Cecarello. 
Siga seus instintosNão existe um guia ou manual para fazer um sexo oral perfeito. O importante é não ficar se apegar muito a roteiros e acabar esquecendo-se de ter prazer: “A parceira pode começar com toques sutis, masturbação, explorar toda a área com a ponta dos dedos, dar beijinhos e depois sexo oral. Daí se entregue, faça do seu jeito e aproveite”, finaliza a personal sex trainer Fatima Moura. 

Leia tudo sobre: Sexo Oral • Sexo • Dicas de sexo

Socorro, minha libido sumiu!

A diminuição do desejo sexual pode ter origem física ou psicológica. Saiba o que fazer para recuperar o tesão perdido

Raquel Paulino - Especial para o iG São Paulo 
É o sonho de muitas mulheres ser boa esposa, mãe e profissional no horário comercial e uma excelente amante à noite, daquelas que fazem o parceiro dormir com um sorriso no rosto. Só que nem sempre o apetite sexual está com a força necessária para o dia ser encerrado com chave de ouro. Muitas vezes, até sem que se perceba, a libido diminui e chega a sumir. E então, o que fazer?
Em primeiro lugar, deve-se entender o seu padrão sexual e saber que não existe medida exata para o desejo. “Libido baixa só é preocupante se começar a trazer sofrimento para a mulher ou se, comparando com um período anterior, houver uma defasagem muito grande na frequência das relações – de três vezes por semana para uma vez por mês, por exemplo. É uma questão pessoal, em que não se estabelecem limites mínimos ou máximos”, afirma a ginecologista e sexóloga Carolina Ambrogini. Portanto, não é porque suas amigas alegam transar com os maridos todos os dias que você vai se desesperar e se forçar a ter o mesmo ritmo.
Isso compreendido, se o problema for realmente perda de libido, é preciso detectar sua causa, que pode estar no físico ou no psicológico, e daí partir para as soluções.
Thinkstock/Getty Images
Não existe medida certa para o desejo, mas se a ausência de libido incomodar, procure um médico

Atenção aos hormônios 
Quando o namorado de Cristiane, 41 anos, reclamou que eles não faziam sexo havia mais de dois meses, ela levou um susto. “De cara, me defendi dizendo que andava trabalhando muito, o que não era verdade. Eu simplesmente não estava a fim, mas não tive coragem de falar para ele”, lembra a advogada paulistana. “Mas fiquei pensando naquilo e me dei conta de que o período batia com a mudança da minha pílula anticoncepcional. Fui ao médico o mais rápido possível e descobri que minha contagem hormonal estava toda errada. Voltei à pílula antiga e logo fizemos as pazes na cama”.
“A parte hormonal é muito importante. Alguns anticoncepcionais alteram a produção de testosterona, e isso diminui a libido”, explica Ambrogini. Ela também ressalta que existem antidepressivos que, ao aumentar a produção de serotonina, tiram o desejo das pacientes. Faz-se necessário, nesses casos, administrar o equilíbrio da testosterona. Sempre sob supervisão clínica, como frisa a médica: “No Brasil ainda há restrições a esse tratamento, por isso é essencial o acompanhamento. Mas não há nada a temer, a literatura médica prova que o uso da testosterona é positivo em mulheres, e países como a Inglaterra e a Austrália o fazem com resultados excelentes”.
Períodos de atividade hormonal incomum, como a menopausa, a pós-menopausa e o pós-parto também requerem atenção especial. Não é difícil perder a libido quando se passa por eles, mas uma consulta com o seu ginecologista colocará sua vida sexual nos eixos facilmente.
A cabeça também comanda o sexoSe a questão não é hormonal, são os fatores emocionais que mandam na vontade feminina de fazer sexo. Prestes a ser publicado, o estudo “Fatores de influência na sexualidade das mulheres com queixa de disfunção sexual”, do projeto Afrodite (ambulatório de sexualidade feminina da Unifesp), analisa a relação entre autoestima e libido e conclui que, quanto maior uma, maior a outra.
A coordenadora de psicologia do projeto, Maria Cláudia Lordello, adiantou para o Delas alguns dos pontos mais relevantes da pesquisa, feita em forma de questionário com as pacientes do ambulatório. “As mulheres mais seguras verbalizam o que querem, conversam sobre seus sentimentos e desejos com os homens, exigem preliminares. As que apresentam baixa de desejo normalmente estão com a autoestima comprometida, ou por não gostarem do próprio corpo ou por não se sentirem valorizadas pelos parceiros. Um elogio deles na hora certa já as ajudaria muito”, diz.

Leia também: será que eu tive um orgasmo? 
A faixa etária com a maior incidência de reclamações, de 31 a 45 anos, chamou a atenção dos pesquisadores, já que é neste intervalo, em teoria, que a mulher está em seu auge físico e sexual. “Percebemos, então, que esta é a fase do relacionamento longo, da chegada dos filhos e da valorização da carreira, o que pode causar a dessexualização feminina”, esclarece Lordello.
A carioca Sabrina, 35 anos, encaixa-se nesse recorte. Após dar à luz Enzo em outubro do ano passado, ela passou quase seis meses sem transar com o marido, com quem está há oito anos. “Me deu uma sensação de que eu era mais mãe do que mulher, não queria que ele brincasse com os meus peitos, que eu usava para amamentar nosso filho. Para minha sorte, ele foi muito legal, respeitou meu tempo e conversamos bastante. Agora está tudo bem”, comemora.
Lordello defende que o casal faça esse tipo de esforço para deixar a chama sempre acesa: “O diálogo é essencial. E nada de mudar os papeis, passar a se chamar de ‘pai’ e de ‘mãe’ com o nascimento dos filhos. Os dois têm que conquistar e seduzir o outro o tempo todo, manter o interesse, a admiração. O grande afrodisíaco da vida é a paixão”.

Dicas para esquentar sua vida sexual
* Crie razões para pensar em sexo – A excitação pode ser encontrada até em cenas picantes da novela das nove. Por que não fantasiar que é você nos braços do galã da vez?
* Invista em lingeries sensuais – Além de ser um presente para os sentidos do parceiro, vestir peças caprichadas fará você se sentir mais poderosa e elevará sua autoestima
* Troque mensagens ousadas com seu homem – Use o celular e o e-mail durante o dia para preparar o clima da noite
* Leia contos eróticos – Eles estimulam a sexualidade e podem dar ideias de novas fantasias
* Assista a filmes pornográficos feitos especialmente para mulheres – Dois bons títulos para começar são o premiado “Cinco Histórias Quentes para Ela” (de Erika Lust) e “Fantasias Femininas” (de Petra Joy)
* Crie tempo para o romance do casal – Reserve pelo menos um dia por semana para ficar a sós com ele. Deixe as crianças com a babá ou com a avó e curta a noite como nos tempos de namoro
 
Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

Nenhum comentário:

Postar um comentário