sexta-feira, 25 de maio de 2012


Montadoras organizam feirões do IPI reduzido para tentar esvaziar estoques

Maiores fabricantes de veículos do país montam estratégia para convencer consumidor brasileiro a voltar a se endividar para trocar de carro neste final de semana

iG São Paulo 
Agência Brasil
Com corte do IPI e crédito mais farto, montadoras esperam conseguir esvaziar os pátios, que estão lotados
Após conseguir que o governo mais uma vez atendesse seus pedidos para criar estímulos à venda de automóveis, as principais montadoras brasileiras dão início nesse final de semana a uma corrida para convencer  o consumidor brasileiro a voltar a se endividar e, com isso, reduzir seus abarrotados estoques. Fabricantes e concessionárias passaram os últimos dias organizando estratégias de marketing, reemitindo notas fiscais com os novos preços e, principalmente, preparando-se para enfrentar dois dias que, esperam, será de movimento recorde. A corrida que se inicia nesse final de semana com diversos feirões de fábrica tem data para acabar: 31 de agosto, quando acaba o prazo dado pelo governo para redução do IPI.
Apesar de estarem pleiteando há algumas semanas auxílio estatal para conseguir reduzir seus estoques, as montadoras não esperavam que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciasse a renúncia fiscal nesse momento. Por isso, nem todas as companhias vão fazer eventos de grande porte nesse fim de semana, como é o caso da Ford.
Carol Guedes/AE
Montadoras voltam a adotar a estratégia dos feirões para reduzir estoques
O maior desafio dos vendedores nesses primeiros dias será fazer com que os consumidores consigam entender a razão pela qual os preços dos carros praticamente não sofreram alterações entre a semana passada, quando não havia redução do IPI, e agora. Com o mercado estagnado, tanto montadoras quanto concessionárias estavam oferecendo descontos e bônus aos consumidores, na tentativa de esvaziar os estoques. Com o auxílio governamental, elas simplesmente tiraram as vantagens que antes davam aos compradores e o preço final, na prática, sofreu poucas alterações.
Por isso, acreditam as montadoras, mais do que a redução no IPI, as medidas para aquecer a concessão de crédito tomadas pelo governo nessa semana devem ser o principal indutor das vendas. Além da redução na taxa de compulsório – o que libera mais recursos para os bancos emprestarem – os juros mais baixos também terão papel fundamental para aquecer a venda de carros. Ontem, por exemplo, a Caixa Econômica Federal anunciou que reduziu ainda mais o piso de seus juros para compra de automóveis. Agora, carros novos poderão ser adquiridos com empréstimos da CEF com taxas de até 0,75% ao mês.
Enquanto as montadoras e concessionárias comemoram, o setor de aluguéis de veículos, no entanto, reclama das medidas de incentivo. Por conta de parte da receita das locadoras estar atrelada à constante renovação da frota, a estimativa é que de seus ativos tenham sofrido uma desvalorização de até 10%. Não à toa, as ações da Localiza caíram quase 10% nos últimos três dias.
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