terça-feira, 15 de maio de 2012


Londres bairro a bairro

Conheça as principais atrações de algumas das regiões mais famosas da capital inglesa

Beatriz Prates, especial para o iG 03/04/2012 06:11
Texto:
Uma das cidades mais populosas da União Europeia, Londres tem seus mais de 1.500 quilômetros quadrados divididos em 33 distritos (boroughs), nos quais se agrupam e misturam pessoas das mais diversas culturas, etnias, religiões e línguas. A mescla é tanta, que não é difícil ouvir mais de 300 idiomas pelas ruas da cidade. Basta sair andando.
E para ter certeza de que você não deixou de desvendar os mistérios de cada cantinho da capital inglesa, preparamos um roteiro bairro a bairro para você guiar seus passos, olhos e ouvidos. Confira:

Veja ainda:
Marylebone: o bairro mais parisiense da capital inglesa
Mayfair: a Londres tradicional e elegante
Roteiro em cinco passos pelo bairro de South Bank


1- Westminster e St. James

Foto: Getty Images
O parque St. James fica ao lado do palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elisabeth II
Nestes dois bairros estão concentradas as instituições que representam o poder no Reino Unido, a monarquia e o parlamento. O Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elisabeth II, fica em St James. Na mesma área estão o palácio St. James, onde ficam os escritórios do príncipe Harry e príncipe William, e a Clarence House, onde vive o príncipe Charles.
Em Westminster está a Abadia de Westminster, onde são feitas todas as coroações da monarquia britânica, o Parlamento Inglês, a casa do primeiro ministro (10, Downing Street) e o White Hall, onde ficam as principais instituições públicas.
Também em Westminster está a praça Trafalgar e o National Gallery Museum, um dos maiores museus de arte da capital. Apesar de a área ser uma das mais movimentadas de Londres, é possível fazer uma pausa para relaxar. O lugar ideal neste caso é o parque St. James, que fica ao lado do palácio de Buckingham.


2- Soho

Foto: Getty Images
O Soho possui teatros e shows de diversos estilos musicais
O Soho tem bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Além de ser uma área famosa pelas pela cena gay, possui teatros – ali você tem opção de assistir desde grandes musicais até shows de stand-up comedy, especialidade inglesa – e shows de diversos estilos musicais, do punk à música eletrônica. O bairro é também a casa do tradicional club de jazz Ronnie Scott.
Entre os séculos 17 e 19 a região tinha a reputação de ser um local de prostituição e comida barata. Mas durante o século 20, o bairro se tornou o centro da boemia londrina e passou a ser frequentado por intelectuais, artistas e poetas. O Soho de Londres inspirou região semelhante em outras cidades como Nova York, Hong Kong, Palermo e Buenos Aires.


3- China Town

Foto: Getty Images
Deliciosos restaurantes de comida chinesa podem ser provados na China Town
O China Town de Londres é praticamente uma continuação do Soho. Aos domingos o bairro fica cheio de vida com seus mercados. São 78 restaurantes com o melhor da comida chinesa. Uma época bonita e colorida no China Town é durante as celebrações do ano novo chinês.


4- Covent Garden

Foto: Getty Images
Artistas populares se apresentam pelas ruas e pela praça do mercado Convent Garden
Diariamente, artistas de rua ocupam e alegram as ruas e a praça do mercado Covent Garden. É uma área bem servida em termos de restaurantes, bares e comércio. Covent Garden é onde fica o Royal Opera House, teatro onde são apresentados os espetáculos de dança do tradicional Royal Ballet. O museu do transporte, London Transport Museu, é outra atração turística interessante da área.

5- The City

Foto: Beatriz Prates
Da estação Tower Hill você chega à Tower Bridge, a ponte mais charmosa de Londres
O maior centro financeiro da Europa está na City. O bairro é a casa dos bancos de Londres e também da bolsa de valores da capital britânica, a London Stock Exchange. Entre os prédios de arquitetura futurística estão também marcos da história da Inglaterra como, por exemplo, a Catedral de St. Pauls, onde o príncipe Charles se casou com Lady Di, nos anos 80. A London Tower, onde estão as joias da coroa, e a Tower Bridge, ponte que é o cartão-postal de Londres, também estão na City.

6- West End

Foto: Getty Images
No TKTS, você pode comprar ingressos para os teatros pela metade do preço
West End é conhecido com a área dos musicais em Londres. A cidade tem cerca de 40 teatros onde estão em cartaz espetáculos comos Les Miserables, Priscila, a Rainha do deserto, Rei Leão e outros. 
A Leicester Square é um dos principais pontos desta que é uma das regiões mais movimentadas e vibrantes da capital. É nesta praça que fica o TKTS, onde você pode comprar ingressos para os teatros pela metade do preço. Ali também acontecem as premiers de diversos filmes.

7- Kensington

Foto: Getty Images
O Albert Hall é o mais tradicional teatro de Londres, construído no século 18
Essa é uma das áreas mais ricas e charmosas de Londres. Bem servida em termos de hotéis, resturantes, parques e lojas. A High Street kensington é um dos melhores centros de compra da capital. O palácio de Kensington, onde a princesa Diana morou, está entre as principais atrações turísticas do bairro. Atualmente é possível andar pelos jardins e pelo terraço e ver algumas exibições como a que mostra vestidos da princesa.
Kensington é também casa de três excelentes museus, Albert and VictoriaScience Museum eNatural History, todos gratuitos. No bairro está também o Albert Hall, o mais tradicional teatro de Londres, construído no século 18, e o Royal College of Art, onde você pode ver várias exposições de arte.

8- Chelsea

Foto: Getty Images
A Kings Road tem uma enorme variedade de lojas e restaurantes
Chelsea é um dos bairros de classe alta de Londres. A Kings Road, principal rua de comércio na região, é conhecida pela variedade de lojas, restaurantes e clubs exclusivos. Era nesta rua que a princesa Kate fazia compras antes de se casar com o príncipe William. Eram também nos clubs exclusivos da King´s Road, como o Raffles, por exemplo, que o casal saía com os amigos.
Uma das áreas mais chiques de Chelsea é o Chelsea Harbour, onde milionários têm apartamentos de frente para uma marina. O bairro é também a casa do Chelsea, um dos times de futebol mais populares da Inglaterra.

9- Maida Vale

Foto: Getty Images
Em Little Venice, é possível fazer um tour em pequenos barcos
Maida Vale é uma área residencial um pouco mais ao norte da capital. É onde está situada a Veneza de Londres ou Little Venice. São os pitorescos canais que ligam uma ponta da cidade à outra. DaLittle Venice, por exemplo, é possível fazer um tour em pequenos barcos, os “narrow boats”, até a região de Candem Town. O passeio dura mais ou menos uma hora e meia e passa também peloRegent Park.

10- Notting Hill

Foto: Olivier Bruchez
Subúrbio londrino tem rua charmosa com casas em estilo vitoriano
Notting Hill ficou imortalizado no filme “Um lugar chamado Notting Hill”, com Hugh Grant e Julia Roberts. O bairro é superdescolado e tem diversos bares e restaurants da moda. As casinhas coloridas são outro marco da região. Notting Hill é um bom lugar para se passear sem pressa, descobrindo seus segredos. Na Portobello Road, aos os sábados acontece a feira de antiguidades, que tem também variedade de comida, roupas e outros. Em agosto acontece o famoso carnaval de Notting Hill, que atrai multidões.

11- Hampstead

Foto: Getty Images
Na Kenwood House, acontecem exibições de arte e concertos
A vila de Hampstead, que é um bairro no norte de Londres, é um lugar pitoresco. São poucos pubs e restaurantes, tudo num clima de vila chique. As casas dos milionários que moram na área são uma atração à parte. O parque Hampstead Heath tem diversos lagos e de lá se tem uma vista incrível do centro de Londres. Também no parque está a Kenwood House, construída em 1616, onde acontecem exibições de arte e concertos.


12- Camden Town

Foto: Getty Images
Camden Town é a casa dos descolados de Londres
Camden é o bairro mais descolado, colorido e exótico de Londres. Nos seis mercados da área é possível comprar comida de todo o mundo. Há ainda uma variedade de lojas que vendem de roupas e acessórios a antiguidades. Aos sábados e domingos as ruas do bairro, também conhecido pelos vários bares com música ao vivo, ficam lotadas. Há também diversos estúdios de piercing e tatuagem.

13- Southwark

Foto: Getty Images
Globe Theatre serviu de arena para peças de Shakespeare
A área de Southwark possui dois marcos culturais importantes de Londres. O primeiro é o Globe Theatre, construído em 1576, às margens do Tâmisa, e que serviu de arena para peças de Shakespeare, como Hamlet e Rei Leão. O segundo é o museu de arte moderna Tate Modern, onde estão obras de Picasso, Matisse, Miró, entre outros.

14- Borough

Foto: Flickr/ Jim Crossley
No Borough Market, guloseimas podem ser degustadas
O Borough é o bairro onde fica situado o Borough Market, em operação em Londres desde 1755. De quinta a sábado, o mercado é destino certo para os interessados em gastronomia. São mais de 100 stands com excelentes produtos e novidades gastronômicas. Perto da área do mercado há também diversos restaurantes de alto nível. As atrações de terror também fazem sucesso na área. Lugares como o London Dungeon, atraem milhares de turistas.

15- Brixton

Foto: Getty Images
Brixton Academy é uma casa e shows que recebem muitas bandas do circuito alternativo
Brixton fica no sul de Londres e é conhecida por ser uma área de imigrantes vindos do Caribe. O bairro é famoso pelos clubs alternativos e casas de show como o Brixton Academy. O The Ritzy é um bom lugar para assisitir shows de comédia.

16- Shoreditch

Foto: Getty Images
Na Brick Lane Market, o turista encontra lojas e galerias de arte
Este bairro na zona leste de Londres é conhecido pela cena alternativa, como, por exemplo, a doBrick Lane Market. O mercado acontece todos os domingos e os comerciantes vendem desde obras de arte a roupas vintage. Na Brick Lane há também diversas galerias de arte que também ficam abertas aos fins de semana e grafites espalhados pelo bairro.

17- Stratford

Foto: Getty Images
Imagem aérea do Parque Olímpico de Londres
É o bairro onde foi construído o parque Olímpico, para as Olímpiadas de Londres, na zona leste da capital inglesa. Stratford era uma área não muito valorizada, mas agora, com os jogos, a expectativa é que o cenário mude. Há grande expectativa sobre qual será o futuro dos apartamentos construídos naVila Olímpica. Atualmente é possível fazer tours a pé ao redor do parque e aprender um pouco sobre a história da região. O maior shopping da Europa, o Westfield Stratford City, também abriu as portas em Stratford no ano passado.

18- Canary Wharf

Foto: Getty Images
Canary Wharf é conhecida por seus prédios de arquitetura moderna
Canary Wharf é conhecida pelos prédios altos de arquitetura moderna. A área era um movimentado porto que passou por um processo de regeneração em 1998. O bairro tem mais de 200 restaurantes, bares e lojas, que vão da Zara até a Montblanc. Um passeio interessante para ser feito com crianças é visitar o London Docklandas Museum, com suas diversas exposições interativas.


19- Greenwich

Foto: Getty Images
Crianças brincam no meridiano de Greenwich, no Royal Observatory
É lá que está o meridiano de Greenwich, o “marco zero” da Terra. Você pode até tirar fotos no local, que fica no museu do Royal Observatory. Também em Greenwich estão os museus National Maritime, que conta a história da marinha britânica, e o Royal Artillery, com uma coleção impressionante de tanques, canhões e armas. Além de ter um parque incrível, a área é sede da maior arena de shows da Europa, o North Greenwich Arena (O2 Arena). Dentro do local há excelentes restaurantes, bares e clubs, além de cinema e de um museu sobre a história da música no Reino Unido, o British Music Experience.


20- Wimbledon

Foto: Getty Images
Em Wimbledon é realizado um dos principais torneios de tênis do mundo
A área de Wimbledon é conhecida pelo estádio de tênis que sedia um dos principais torneios mundiais do esporte. Também no estádio está o museu Wimbledon Lawn Tennis, que conta a história do esporte em exposições interativas e cheias de efeitos especiais. Na Wimbledon Village a sensação é de que você está no interior da Inglaterra. Os comerciantes locais, que tem pequenas lojas, dão um ar de vila para o local. Mas há também resturantes de culinária italiana e francesa.

21- Southall (Ealing)

Foto: Getty Images
Em Southall, há o maior templo Sikh fora da Índia
Quer conhecer um pouco da Índia em Londres? Southall é o lugar certo. A área é chamada de Little India, Pequena Índia, dada a grande influência dos imigrantes paquistaneses e indianos que moram na região. Em um passeio por Southall, você vai ver mulheres em saris e pode experimentar um pouco da gastronomia indiana. A melhor época do ano para visitar a área é entre o final de outubro e começo de novembro, quando acontece o Diwali, um festival de luzes que representa a vitória da luz contra a escuridão.
Tem dicas de Londres? Conte para a gente na caixa de comentários
Acompanhe as novidades do iG Turismo peloTwitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário