quarta-feira, 16 de maio de 2012


Ferrari de 1957 é leiloada por R$ 13 mi

Apenas duas unidades do modelo 625 TRC Spider foram produzidas; carro trocou de mãos pela última vez há 30 anos

Jair Oliveira | 16/5/2012 10:30
Foto: DivulgaçãoVeja mais fotos
Ferrari 625 TRC Spider 1957
Mais alguns esportivos da Ferrari foramleiloados nos dias 11 e 12 de maio, mas a que mais chamou a atenção no evento, talvez por causa de seu estranho e sedutor desenho ou ainda por causa do valor arrematado, foi a 625 TRC Spider.
O modelo, que teve apenas duas unidades fabricadas em 1957 e trocou de mãos pela ultima vez há aproximadamente 30 anos, foi vendido por 5,04 milhões de euros (quase R$ 13 milhões). O nome do felizardo não foi revelado pela RV Auctions, parceira da marca italiana na venda de carros clássicos.
Galeria de Fotos: Ferrari 625 TRC Spider 1957
E o que esse carro tem de tão especial? Além do peso do nome “Ferrari”, o modelo é uma obra de arte sobre rodas. Debaixo do capô ele carrega um motor V12 de 2.953 cc que desenvolve 320 cv. Associado ao bloco está uma transmissão manual de quatro velocidades e, fora a parte mecânica, vale destacar que sua carroceria foi construída pela antiga fabricante italiana Scaglietti.
Ferrari 625 TRC Spider
Divulgação
Ferrari 625 TRC Spider
Além da Ferrari 625 TRC Spider, outros esportivos clássicos foram leiloados no mesmo evento. Entre eles estavam o Mercedes-Benz 540 K Sport Cabriolet A de 1936 e Alfa Romeo Tipo 33/3 Sports Racer, ambos arrematados por 2,32 milhões de euros (R$ 6 milhões) e 1.23 milhões de euros (R$ 3,1 milhões), respectivamente.

Pela Europa de trem ou avião?

Saiba avaliar quando cada uma das possibilidades é mais vantajosa

Marie Fava, especial para o iG 
Foto: Getty ImagesColoque na balança o tempo, o conforto e o custo das passagens antes de decidir
Se no Brasil a malha ferroviária é precária e praticamente inexistente em diversas regiões, na Europa o trem está entre os mais modernos (e utilizados) meios de transporte. Mas os preços também costumam competir com empresas aéreas de baixo custo como Ryanair e easyJet, o que pede uma pequena análise da viagem e suas possibilidades antes de comprar o bilhete de embarque. Veja algumas dicas:
Viagens de curta distância (até quatro horas de viagem) 
Neste caso, a melhor pedida é ir de trem. Em primeiro lugar porque é mais econômico no quesito tempo, já que não precisa chegar com horas de antecedência para embarcar, o check-in é mais simples e, na maioria das vezes, as estações estão localizadas em áreas centrais (ao contrário dos aeroportos, que podem ficar até fora das principais capitais europeias).
Outra vantagem é que a chance de o trem partir fora do horário é praticamente nula. Quer mais? Nada de ficar esperando pela mala na esteira comum do aeroporto.
Em uma simulação de viagem feita por um agente da britânica Virgin, uma viagem de quatro horas, por exemplo, corresponde a, mais ou menos, uma hora de voo. Na Europa ocidental, o trecho pode custar até três vezes menos que o mesmo percurso de avião, se comprado com antecedência. O site da Bahn, a moderna e funcional ferrovia alemã, permite calcular a duração das viagens por praticamente todo o continente europeu.
Além de economizar tempo e dinheiro, viajar de trem é uma excelente oportunidade de apreciar as vistas fabulosas das paisagens europeias, além de aproveitar para conhecer vilarejos e outros locais das paradas entre um destino e outro.
A passagem de trem é prática e pode ser flexível, perfeita para quem quer viajar mas ainda não tem certeza de exatamente para aonde ir (sim, é possível decidir na hora dependendo do tipo de bilhete comprado).
A Virgin dá a dica: quando passagens avulsas são mais baratas? De Londres para Paris e Bruxelas é praticamente obrigatória a viagem de trem. Porém, em datas como Natal e Ano Novo, as tarifas estão entre as mais altas, podendo custar até três vezes o preço da viagem de avião.
Vai para o leste? Evite o trem. As estações e trilhos ainda são muito inferiores quando comparados aos da Europa ocidental. Se gosta de emoções fortes, faça a viagem de Praga a Budapeste, mas não assuste se alguns passageiros apresentarem comportamento suspeito e estiverem portando garrafas de vodca e absinto. Prefira fazer essa viagem de dia. À noite, além da "bagunça" a bordo, há o risco de o trem ser parado diversas vezes para fiscalizações, pois o tráfico de drogas e imigrantes ilegais é intenso.
Onde comprar 
Praticamente todas as ferrovias europeias permitem compra pela internet e, quando não entregam os tickets em casa, possibilitam a retirada momentos antes da viagem, tendo o cartão de crédito da usado na compra como documento necessário.
As principais empresa ferroviárias europeias são: 
- Espanha - Renfe 
- França - SNCF 
- Itália - Trenitalia 
- Alemanha - Bahn 
- Suíça - SBB  
- Inglaterra - Raileurope (para passagens do Eurostar com origem em Londres). A Raileurope tem ainda uma versão em português, para facilitar a vida do brasileiro.
 
Foto: Getty ImagesFique atento à localização do aeroporto e ao máximo de bagagens permitidas
Viagens de mais de cinco horas: vá de avião

Viajar de trem, principalmente se for sua primeira (e talvez única) vez, pode ser uma experiência magnífica... nas primeiras horas. Apesar da modernidade e do conforto, é praticamente impossível não chegar extremamente cansado e com dores musculares após uma viagem de trem noturno de, por exemplo, oito horas.
Engana-se quem acha que as viagens de Portugal à Espanha ou de Barcelona a Roma, por exemplo, compensam ser feitas de trem. As tarifas de avião, nas companhias chamadas low-cost (baixo custo) estão entre as mais baratas e as distâncias europeias podem enganar. Antes de decidir, veja quantas horas a viagem leva e avalie se a paisagem é realmente de tirar o fôlego, principalmente se passar pela Suíça.
O avião é uma boa aposta para quem tem pouco tempo de viagem e pretende conhecer o maior número de países possível. Para isso, não deixe para comprar o tíquete na última hora. Tenha um roteiro planejado e compre as passagens com meses de antecedência pela internet. É possível, por exemplo, viajar de Londres a Berlim por 9,99 euros (R$ 26 aproximadamente). Uma viagem de Londres a Roma, em uma simulação feita pela Virgin, encontrou passagens de ida e volta por 13 euros por pessoa.
Mas é preciso lembrar que essas companhias normalmente operam em aeroportos menores e fora das grandes cidades. Assim, acrescente o tempo e o custo do deslocamento em sua avaliação.
Onde comprar 
Os mais planejados e organizados podem sair do Brasil já com todos os trechos comprados e incluídos no principal (Brasil – Europa). Essa opção pode sair mais barata do que o esperado. Antes de fechar a passagem, peça ao agente para fazer uma simulação e faça as contas.
Para os aventureiros, a Ryan Air, a easyJet e a Last Minute são as melhores opções para achar voos baratos. Mas esqueça o conforto. Os lugares mal são numerados. Encare o espírito aventureiro e economize na bagagem: os voos entre países da Europa permitem apenas uma mala de 20 kg (e uma mala de mão bem pequena).
Pegadinha 
Apesar de tentadora, a ideia de economizar fazendo viagens noturnas (principalmente de trem) pode acabar dando mais prejuízos do que vantagens. Muitas companhias ferroviárias disponibilizam o chamado “couchette”, que é uma cama no vagão leito e pode custar até 30 euros (R$ 80 aproximadamente) por pessoa (fora o preço da passagem).
A bagagem fica no corredor, ou em compartimentos especiais, longe de sua visão por toda a noite. Além disso, a movimentação nos trens é intensa a toda hora, principalmente nas paradas. Sem contar que o vagão "sacode" tanto ou mais que o avião com turbulência. Ou seja: querendo ou não, quem optar por viajar assim, vai dormir mal.
É possível achar hotéis e albergues (hostel) pelo mesmo valor que o couchette e até mais baratos, dependendo do quanto antes a reserva for feita.
 
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Cursos de direção ensinam a tirar o melhor de seu carro

Programas de condução oferecidos por montadoras melhoram o estilo de direção e ajudam os clientes a conhecerem a fundo seus veículos

Thiago Vinholes | 16/5/2012 13:50
Foto: MitsubishiVeja mais fotos
No Mitsubishi Lancer Experience a prioridade é sentir tudo que o carro pode oferecer
Muitos subestimam o poder de aprendizado que um curso de direção profissional pode proporcionar, em especial para quem acha que já nasceu “piloto”. Esta é talvez a forma mais eficiente de eliminar vícios ao volante, como segurar a direção do jeito errado ou ajustar o banco de maneira inadequada, além de dirigir no trânsito com um estilo mais seguro, atento a detalhes importantes que antes passavam despercebidos.
Geralmente ministrados por escolas de pilotagem profissional, esse tipo de curso também é comum entre as marcas premium no mercado brasileiro.
Os treinamentos variam entre princípios de direção defensiva, ideal para quem guia muito na cidade, até cursos de pilotagem esportiva, off-road ou de proteção, seguindo a necessidade específica de cada um. Esse tipo de serviço ainda permite aos usuários aprofundar seu conhecimento sobre os carros que adquiriram, além de conferir na prática tudo que esses produtos oferecem. Confira os cursos disponíveis no país:
BMW Driving Training
Um dos cursos de pilotagem mais completos do país é o BMW Driving Training para condutores de automóveis e motocicletas. O treinamento da montadora alemã no Brasil é aberto ao público em geral, ou seja, não é preciso ter um carro da marca para participar. Ele é dividido em três módulos, cada um com treinamentos específicos. As aulas são praticadas do campo de provas da Pirelli, em Sumaré, SP, com instruções de Ingo Hoffmann, o célebre piloto brasileiro com passagens na Stock Car eFórmula 1. No curso são usados modelos Série 3.
BMW Driving Training
BMW
O curso de direção da BMW é dividido em três modulos: "Básico", "Avançado" e "Proteção"
O primeiro é o “Básico”, onde são simuladas situações de extrema emergência para o condutor por em prática técnicas de direção defensiva e procedimentos preventivos com o objetivo de educar as reações em condições de perigo e descontrole. Este módulo custa R$ 1.800. Para quem busca aprender ou melhorar sua habilidade de direção esportiva, a BMW tem o treinamento “Avançado”, onde manobras de desempenho são aprimoradas em exercícios de frenagem brusca, aceleração e slalom. A marca cobra R$ 2.500 por este curso.
Voltado unicamente à segurança, o terceiro módulo do BMW Driving Training é o “Proteção”, onde os instrutores ensinam aos clientes técnicas de manobras evasivas contra ameaças externas. Indicado para proprietários de carros blindados, o curso sai por R$ 2.700. Por fim, para os motociclistas a marca oferece o BMW Rider Training nos módulos On-Road (R$ 1.430) e Off-Road (R$ 1.650). Nos treinamentos, os alunos põem em prática os ensinamentos em motocicletas esportivas, como os modelos R 1200 GS e F 800 GS e a trail G 650 GS.
"Creio que esse tipo de treinamento é fundamental! É extremamente comum escutarmos comentários ao término do curso de participantes dizendo que pensavam que sabiam dirigir corretamente, mas se dão conta de que não sabiam", contou Ingo Hoffmann ao iG Carros. "O maior vício que as pessoas tem é o posicionamento incorreto ao volante. Este é sem duvida um dos grandes fatores que ocasionam acidentes", completou.
Para mais informações e inscrição para os cursos de direção a BMW disponibiliza o websitewww.bmwdrivingtraining.com.br. Já informações sobre o treinamento para motociclistas, assim como dados sobre a matrícula, estão na página www.agenciagriffe.com.br.
Audi Drive Experience
A Audi é outra marca que oferece cursos de pilotagem e direção esportiva no Brasil. Batizado de Audi Driving Experience, o curso é dividido em três programas diferentes – SRS e R – e visa melhorar o estilo de condução dos motoristas para poder tirar o máximo de desempenho do carro ou prepará-los para correr em competições automobilísticas profissionais.
Audi Drive Experience
Audi
No curso da Audi a pegada é, digamos, mais esportiva. O curso S habilita os clientes a competirem em autódromos
Quem quiser participar de um dos cursos da Audi terá que ficar atento a agenda do programa, pois as aulas serão realizadas em cinco cidades brasileiras e em meses diferentes. Os preços variam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil e têm duração de um dia para os programas S e R e dois para o RS.
Além disso, todos os participantes ganham um kit composto por macacão, luvas, sapatilhas e capacete. Os interessados poderão obter mais informações no site www.audi.com.br/ade ou no Facebook da marca.
Land Rover Experience Centre
Para quem quer aprimorar suas habilidades off-road, a Land Rover também oferece um curso de pilotagem voltado para a condução em terrenos irregulares. No Land Rover Experience, as aulas são abertas ao público, principalmente aos clientes da marca ou possíveis interessados.
 
O curso é ministrado em Monte Mor, a cerca de 130 km de São Paulo, e, além da parte teórica, a montadora britânica promove test-drives em trilhas off-road de diversos níveis de dificuldade e com todos os carros de sua linha atual, com exceção do Range Rover Evoque.
 
“Neste programa todos poderão ver o que nossos modelos são capazes de fazer. Pessoas que possuem um de nossos veículos, muitas vezes, acabam não usando todas as funções que o modelo dispõe e o curso é um local onde essas funções serão mostradas", afirma Flavio Padovan, diretor-presidente da Jaguar/Land Rover no Brasil.
Land Rover Experience Centre
Land Rover
O treinamento da LR é focado em técnicas de direção off-road; não é preciso ter um carro para participar
Informações sobre datas e inscrição do curso estão no site www.landroverexperience.com.br. O treinamento especial custa entre R$ 800 e R$ 1.200.
Mitsubishi Lancer Experience
O programa de direção da Mitsubishi não é exatamente um curso de pilotagem, mas sim um evento para clientes conhecerem de perto e na prática o poder do modelo Lancer Evo X. Para quem não sabe, este é o principal ícone esportivo da marca japonesa, uma máquina com um motor 2.0 de 295 cv e um avançado câmbio de dupla embreagem com tração integral. Certamente, é o carro dos sonhos de muitos entusiastas. E você pode guiá-lo.
Mitsubishi Lancer Experience
Mitsubishi
A melhor chance de conhecer o mito Lancer Evo X é no Mitsubishi Experience; o programa custa R$ 2.000
Realizado durante uma manhã e parte da tarde, a experiência com a versão esportiva do Lancer inclui exercícios de frenagem, aceleração, slalom e volta no circuito, que é uma atração à parte do evento. O programa acontece no autódromo exclusivo da Mitsubishi no Brasil, em Mogi Guaçu (SP), que ela chama de Velocittá. Os instrutores da ação são os pilotos de rali Guilherme Spinelli e Duda Pamplona, com vasta experiência em competições automobilísticas.
Para participar deste “workshop” prático não é preciso ter um Lancer Evo X na garagem, tampouco qualquer outro veículo Mitsubishi. Em outras palavras, basta ter carteira de habilitação e R$ 2.000 na carteira para pagar o programa. Informações sobre inscrições e datas estão na páginawww.mitsubishilancerexperience.com.br.
Fiat Test Drive Direção Segura 
Mas não são só as marcas premium que oferecem cursos de direção. Entre as montadoras ditas “populares”, a Fiat é a única presente no ramo com o Test Drive Direção Segura. O objetivo é preparar os alunos para reagirem de forma correta e garantir a segurança de todos os ocupantes do automóvel em situações de risco no trânsito.
Fiat Test Drive
Fiat
O curso de direção defensiva da Fiat por enquanto ainda não é aberto ao público geral
Durante as aulas, os instrutores mostram como funcionam diversos itens de segurança, como ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade), e praticam diversos exercícios, como o de frenagem em piso molhado ou em curvas, por exemplo. Por enquanto, o curso é aplicado para pequenos grupos corporativos e universitários, mas, em breve, a marca deverá oferecê-lo para o público em geral. Mais informações na página www.direcaosegura.fiat.com.br.  
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Sete atitudes para um relacionamento à distância dar certo

Sexo virtual e comunicação diária tornam este tipo de relacionamento menos complicado

Ricardo Donisete - iG São Paulo 
Uma transferência de cidade por causa do trabalho ou uma temporada fora do país para estudar línguas. Esses são exemplos de situações que podem separar duas pessoas que se amam. Outras relações já nascem marcadas por essa separação, como é o caso de parceiros de lugares diferentes que se conheceram pela internet ou numa viagem de férias. Mas independentemente do fator que causou o afastamento, especialistas no assunto recomendam que os casais nesta posição adotem algumas atitudes para evitar que a distância geográfica mine o relacionamento. Confira sete delas a seguir: 
 
Thinkstock/Getty Images
Telefone e internet podem ser os melhores aliados quando seu amor está longe de casa
O que a gente quer? 
“Não há duvidas que as relações à distância têm mais dificuldade de perdurar, mas isso pode acontecer se as duas pessoas tiverem a mesma expectativa sobre o futuro do casal”, analisa Ailton Amélio da Silva, psicoterapeuta autor do livro "Relacionamento Amoroso: Como Encontrar Sua Metade Ideal e Cuidar Dela" (Publifolha). De acordo com Ailton, os parceiros têm que conversar para ver se querem a mesma coisa desse namoro. “Não vai dar ser certo se um estiver pensando em viver junto no futuro próximo e outro achar que é só um namorico”, alerta. 

Sem confiança não dá 
A inseparável dupla ciúme e insegurança é possivelmente a maior ameaça para um namoro deste tipo dar certo, na opinião do psicólogo Dirceu Moreira, autor do livro “A Matemática do Amor” (Wak Editora). “Eles trazem sofrimento, provocam cegueira emocional e corroem os alicerces dos relacionamentos”, diz o especialista sobre esses complicados sentimentos. Para Dirceu, a única maneira de evitá-los e com bastante diálogo e a maior transparência possível. Se forem francas e constantes, essas conversas vão aumentar o nível de confiança do casal, que ficará menos vulnerável a essas emoções negativas. 

Parceria tecnológica 
Os casais contemporâneos que namoram à distância tem uma vantagem em comparação aos que viviam há 20 anos: a internet. A rede mundial tem uma série de programas gratuitos que funcionam como aliados dessas relações. “O Skype, o MSN e a webcam facilitam o contato diário entre os namorados, o que é muito importante para fortalecer o vínculo emocional entre eles”, explica Thiago de Almeida, psicólogo especializado em relacionamentos e autor do livro “A Arte da Paquera – Inspirações à Realização Afetiva” (Letras do Brasil). “Mas não vale ficar cobrando quando um dos dois não puder falar. Tem que ter espontaneidade também, não precisa ser aquela burocracia de conversar todo dia na mesma hora”, pondera Ailton. Uma boa dica é assistir um filme ou um programa de TV ao mesmo tempo e ficar comentando via messenger. Aproxima os amados e diminui a sensação de afastamento. 

E o desejo sexual? 
O vínculo sexual é muito importante para relacionamento do casal como um todo, mas como mantê-lo num namoro a distância? “O sexo virtual pela internet ou por telefone pode ajudar aliviar um pouco o desejo dos dois, mas obviamente não substitui o sexo em si”, esclarece Thiago, ressaltando que muitas pessoas conseguem sublimar mais a libido do que outras. “É uma necessidade natural de qualquer ser humano, numa relação mais longa é mais fácil de lidar com isso. Quando ela é recente, com os sentimentos mais intensos, é mais complicado”, prossegue o expert. 

Não se mortifique 
Depois um longo tempo, finalmente chegou o dia se encontrar. Mas depois dos primeiros carinhos, o casal só fica lamentando as dificuldades de amar à distância. “Quem fica reclamando, perde oportunidade de aproveitar o tempo de estar junto”, pontua Dirceu, advertindo que essa atitude é também improdutiva, já que ela não vai resolver o problema. O segredo é curtir o momento sem culpa e sem drama. 

Pirando com os detalhes 
Outro fator que pode atrapalhar os encontros é o anseio de tornar tudo impecável. Como esses momentos são raros, é quase irresistível ficar planejando cada passo para que nada dê errado na hora. Mas esse desejo de perfeição pode tornar a relação artificial e nada divertida. “Como não vivem na mesma cidade, esses casais também não conhecem plenamente os parceiros. Quando passam um tempo juntos, eles têm a oportunidade de se conhecer. Saber das qualidades e defeitos, do que incomoda ou não no comportamento de cada um”, avalia Thiago. 

Sem distância 
Os namoros à distância podem dar certo com os cuidados sugeridos pelos especialistas, mas o casal tem que planejar, mesmo que em longo prazo e sem precipitação, o momento em que vão viver juntos ou pelo menos na mesma cidade. Para isso, talvez seja necessário mudar de emprego ou pedir transferência na empresa, por exemplo. E aí é que entra o planejamento. “O que não dá é ficar eternamente nessa situação de viver separado. Além disso, a ideia de que num futuro definido essa separação vai acabar, ajuda diminuir a insegurança e a segurar a barra da situação atual”, finaliza Ailton. 
 

Nova tecnologia fará busca do Google "pensar como humanos”

Com novos recursos, em funcionamento só nos EUA, busca oferecerá resultados mais precisos

Claudia Tozetto, iG São Paulo  - Atualizada às 
O Google acaba de anunciar uma grande mudança na tecnologia de buscas que permitirá que os internautas encontrem informações mais precisas e resultados complementares à solicitação original. Chamada de Knowledge Graph, a nova tecnologia “entende” o contexto de uma busca. “A busca ficará mais inteligente, porque entenderá as nuances do termo usado”, diz Amit Singhal, vice-presidente sênior do Google.
Na prática, ao digitar um termo de busca, o algoritmo do Google não só pesquisará os resultados mais relevantes que contém as palavras, como acrescentará aos resultados outras informações complementares. Se um internauta digitar Leonardo da Vinci na busca do Google, além de retornar páginas sobre o artista, a busca mostrará artistas relacionados, outros termos de busca relacionados e imagens das obras do artista.
“Trata-se do primeiro passo crítico para construir a próxima geração da busca, que usa a inteligência coletiva da web para entender o mundo de uma maneira mais parecida com os humanos”, diz Singhal. Por enquanto, a nova tecnologia de busca só funciona na versão americana da busca do Google – na web, smartphones e tablets. Veja mais detalhes no vídeo abaixo (em inglês):
O Knowledge Graph funciona a partir de uma rede de objetos, ou seja, uma série de conteúdos que se relacionam entre si. Segundo o Google, a nova tecnologia já usa mais de 500 milhões de objetos, além de 3,5 bilhões de informações e relacionamentos entre os objetos. Esses grupos de conteúdo são formados com informações colhidas pela busca, como os termos mais usados, e também por conteúdos encontrados na web.
O que muda na nova busca do Google
De acordo com o Google, a busca mostrará resultados mais próximos das expectativas dos usuários. Com a nova tecnologia, o serviço será capaz de entender termos que tenham diferentes significados. Como resultado, a busca passará a exibir apenas os resultados que o usuário procura e não todos os resultados que contém determinado termo.
Em todas as buscas, os usuários agora terão acesso a um box com informações relevantes sobre o termo usado, à direita dos resultados de busca. Ao pesquisar sobre uma pessoa, por exemplo, o box mostrará um resumo da biografia, uma foto, além da data de nascimento e morte (se for o caso), fotos de pessoas relacionadas e links para termos de busca relacionados.
Foto: DivulgaçãoBox na busca do Google mostrará informações resumidar sobre assunto pesquisado
Para montar este resumo, o sistema de busca identifica quais as informações relacionadas ao termo usado têm sido pesquisadas por outros internautas. A busca “entende” que, ao pesquisar sobre os filmes que Brad Pitt participou, o internauta também poderá se interessar pelos filmes que Angelina Jolie, sua esposa, trabalhou.
Com a ajuda da busca, o Google espera que os usuários aprofundem o conhecimento a respeito dos assuntos que os interessam. “Nós sempre acreditamos que a busca perfeita deve entender exatamente o que você quis dizer e retornar apenas os resultados que você quer”, diz Singhal.
Leia tudo sobre: google

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