segunda-feira, 28 de maio de 2012


10 dicas do Japinha para ser um bom baterista

Músico do CPM 22 dá conselhos para quem se dar bem com as baquetas

Bruno Capelas, iG São Paulo  - Atualizada às 
Foto: DivulgaçãoJapinha, do CPM 22, dá 10 dicas para quem quer virar um baterista fera assim como ele
Ricardo di Roberto, o Japinha, andou sumido por algum tempo, mas deve voltar a aparecer nas rádios com força total nos próximos meses. Isso porque o CPM 22 está preparando o lançamento de umdisco acústico, previsto para 2013, com direito a grandes sucessos da banda, e algumas parcerias “grandiosas e inusitadas”, segundo o vocalista Badauí.
Foto: DivulgaçãoAlém do CPM 22, Japinha é o baterista da banda Hateen, que formou em 1994 ao lado de Rodrigo Koala
Eleito três vezes o melhor baterista do país noVideo Music Brasil, premiação da MTV, Japinha, hoje aos 38 anos, conversou com o iGnessa semana e deu dez dicas para quem quer seguir o exemplo dele e de seus ídolos pessoais, que você descobre quem são na galeria abaixo. Muita atenção, jovens bateristas!
1 - Tenha bateria em casa. “Não seja afobado de sair comprando uma bateria logo que você começou a tocar. Toque pelo menos uns seis meses antes de comprar, mas compre, porque isso ajuda você a tocar na hora que você quiser, além de ser bem mais confortável ficar em casa.”
2 - Toque junto com o CD. “Colocar o CD ou o MP3 para tocar junto com ele pode te fazer aprender muitas coisas, especialmente na hora de imitar viradas. Comigo funcionava bastante.”
3 - Monte a bateria em uma posição confortável. “Se você gostar tanto de bateria quanto eu, você vai querer tocar por muitas horas. Coloque os pratos, caixas, pedais, o teu banquinho, tudo em posições que sejam boas para você, para evitar problemas depois.”
4 - Pratique com banda. “Tocar sozinho é bacana, mas tocar com banda é melhor ainda. Para o meu gosto de bateria, tocar com banda tem a ver com musicalidade. Ser um virtuoso é bem legal, mas tocar em grupo te dá uma experiência diferente, mais humana. É algo que vai além da técnica. Além disso, a bateria é o instrumento que conduz a banda. Outros músicos precisam se sentir bem quando tocam com você.”
Dave Grohl, hoje guitarrista no Foo Fighters, era o baterista do Nirvana. Foto: Getty Images
1/6
5 - Ouça e toque outros ritmos. “Eu aprendi bateria em um conservatório, então toquei marcha, samba, valsa, baião, bolero, foxtrote, e mais um monte de coisas. Eu não toco esses ritmos hoje, mas isso tudo enriqueceu minha cultura musical e pode ajudar você na hora de criar uma virada ou um andamento diferente. É um vocabulário sensacional.”
6 - Sempre toque quando alguém te chamar. “Seja receptivo a convites. Para um baterista, é importante estar tocando a todo momento. É bom porque você se torna conhecido e pode fazer bons amigos. Toque em todo lugar: show na TV, show em barzinho, show com cachê baixo, com cachê alto, não importa. O que vale é estar no palco o maior número de vezes o possível.”
Foto: DivulgaçãoJapinha também citou Stewart Copeland, do Police, e Mike Bordin, do Faith No More, como seus heróis bateristas
7 - Observe outros bateristas tocando ao vivo ou pela TV. “Vendo outros caras usando as baquetas, eu aprendi muita coisa. Postura, técnica, repertório, boas viradas, até mesmo o visual que você usa no palco, isso tudo você pega de outros bateristas”.
8 - Tenha mais de um professor ao longo do seu aprendizado. “No conservatório, eu tive dois professores. Lógico que o primeiro foi o mais importante, pois foi quem me ensinou a tocar. Mas quando eu mudei de professor, peguei coisas diferentes que o primeiro não tinha me ensinado, e que eu trago comigo até hoje.”
9 - Aprenda teoria musical. “Não é nem uma coisa que eu uso tanto, mas é bem importante. Entender andamentos, fórmulas de compasso, duração das notas, mesmo se você não for partir para um lance mais erudito, vale a pena. Uma hora você vai lembrar e é bem útil”.
10 - Tenha um bom preparo físico. “Se você está cansado, você não toca tão legal. A bateria te exige muito durante o show. Eu chego a perder pelo menos 1kg em um show de uma hora de duração. Naqueles lugares quentes, sem ventilação, dá até para perder 2, 3kg”.
Leia tudo sobre: japinha • cpm22 • bateria • entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário